Você sabia que foi a Kawasaki quem fez o primeiro submarino do Japão? Conhecida no Brasil pela fabricação de motos, a marca já desenvolveu os mais diversos projetos ao longo de sua história! Confira 5 coisas inusitadas que essa gigante já construiu.
Kawasaki fabrica muito mais que motos
Certamente, você já conhece as motos da Kawasaki. Talvez, inclusive, tenha uma lhe esperando na garagem neste momento. Entretanto, a divisão de motocicletas é apenas um pequeno braço de uma enorme companhia japonesa, responsável pela fabricação dos mais variados meios de transporte, tecnologias e componentes industriais. Ela faz de motos a usinas de energia!
1 – Navios Kawasaki
A história da Kawasaki iniciou em 1878, com o fundador Shozo Kawasaki construindo navios de aço transoceânicos. Em 1886, a operação foi expandida e passou a ser conhecida como Estaleiro Kawasaki.
Atualmente, a marca japonesa faz desde grandes graneleiros e navios porta-contêineres até submarinos e navios governamentais. Aliás, a Kawasaki construiu o primeiro submarino do Japão, desde então já entregou mais de 80 – destinados à segurança marítima e à investigação oceanográfica.
2 – Trens da Kawasaki
Dez anos depois da criação do Estaleiro Kawasaki, em 1896, foi iniciada a fabricação de locomotivas, vagões de carga e passageiros no recém-inaugurado complexo industrial Hyogo Works. No ano seguinte, a produção de turbinas navais a vapor foi iniciada no estaleiro.
Em 1911 a marca lançou a sua primeira locomotiva a vapor, modelo 6704. Desde então, a sede de Kobe produziu cerca de 90.000 unidades rodantes. E em 1964 os primeiros trens bala da Kawasaki – os Série Shinkansen – começaram a operar no Japão. Inclusive, os trens Kawasaki estão presentes no Brasil. Podem ser encontrados, por exemplo, no Trensurb operante na região de Porto Alegre (RS).
3 – Helicópteros
Com base na experiência acumulada em tecnologias, a empresa desenvolve uma variedade de helicópteros, tanto grandes quanto compactos. Isso mesmo, a marca japonesa fabrica uma linha impressionante de aeronaves, incluindo o BK117, o primeiro helicóptero desenvolvido internamente no Japão!
Aliás, para o Ministério da Defesa do Japão, a marca já produziu o helicóptero de transporte CH-471J/JA e o helicóptero de observação OH-1. Além disso, sob um contrato de produção licenciada, a marca já fez a fuselagem e os motores para o modelo MCH-101 – helicóptero de transporte e remoção de minas – e o modelo CH -101 – helicóptero de apoio ao transporte antártico.
4 – Kawasaki faz carros?
Já fez. No começo da década de 1960, a marca japonesa desenvolveu um modelo de “Kei Car“, veículo de pequenas proporções destinado ao Japão. Chamado de KZ360, o protótipo tinha motor dois cilindros SOHC de 356 cc e cerca de de 20 cavalos de potência – podendo atingir até 90 km/h.
Entretanto, segundo registros, o projeto do carro teria sido alegadamente abortado devido à falta de uma rede de revendedores. Isso poderia ser diferente caso Kawasaki e Hino Motors pudessem operar em conjunto com a fabricante automotiva Isuzu.
Veja também:
- Kawasaki apresenta a 400 cc mais poderosa da atualidade!
- Vale a compra? Veja o preço salgado da Ninja ZX-4R pelo mundo!
5 – Carros de corrida
Em 1972 a divisão norte-americana da Kawasaki criou um carro de corrida. A ideia era divulgar o motor de uma moto de neve, snowmobile, de dois cilindros 440cc e movido a 2 tempos. Assim nasceu um modelo ao estilo “CanAm”, apresentado no Elco Speedway, para corrida de teste e sessão de fotos.
O modelo também participou de uma corrida de demonstração em Laguna Seca, durante um evento de motocicletas. Contudo, devido a problemas mecânicos, o foco da empresa logo se direcionou totalmente para outros projetos.