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Foto: Bitenca

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Senhores (as), A pouco tempo tenho acompanhado as avaliações que vocês fazem nas motos e, baseado nas outras publicações online que pesquiso, esta é sem dúvida uma das mais profissionais e coerentes que li. Estou interessado em comprar uma moto para passeio com minha esposa e queria uma moto que andasse bem, com boa posição de pilotagem e conforto para os dois. Uma superesportiva seria o maior interesse mas aí o conforto já era. Enfim, vi a avaliação de 2008 da DL1000 V-Strom e me interessei muito pela moto, mas acabei me deparando com o lançamento da Suzuki da DL650 V-Strom que parece ser a mesma moto com cilindrada menor. Vocês fizeram avaliação desta moto (650)? Existe a possibilidade de ser feito um comparativo custo/benefício entre as duas? Na prática, se compra por 34 mil uma 650 zero mas se acha motos DL1000 usadas e pouco rodadas por este preço. Considerando a desvalorização atual com modelos 0Km vale a pena procurar uma 1000 (daquelas que mais frequentou a garagem do primeiro dono que as estradas por aí) ou é melhor uma zero Km de cilindrada menor? Grato pela atenção de vocês! Abraços! Ricardo, 30, São Paulo, SP

Foto: Divulgação - Yamaha

Foto: Divulgação - Yamaha

R: O teste está em pauta, assim que possível será feito, mas a sua suspeita procede, porém… Uma moto zero tem as garantias do fabricante e o comprador sabe que o veículo não possui vícios decorrentes de um possível mau uso ou má manutenção. Cada usuário deve fazer a sua análise de forma que se sinta seguro na compra que faz, isso é muito pessoal. Um bom mecânico de confiança fazendo uma análise embasada das condições da moto usada que você compra pode lhe dar a tranqüilidade que você precisa mas nunca se pode ter certeza e isso pode não ser suficiente para você.
Por outro lado as motos que você se refere são muito parecidas, inclusive no peso e a grande diferença está na relação da potência contra o peso quase desproporcional, e isso deixa a moto menor, muito provavelmente com uma performance bastante aquém da moto maior mas de novo, isso pode não ser problema para você. Minha sugestão é que se possível faça um test-drive em cada uma delas e tire a sua própria conclusão. Boa sorte,

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Possuo uma MT-03 e gostaria de saber se eu colocar uma coroa de 45 dentes (igual da XT660) possibilita menos trocas de marchas na cidade e melhora o consumo. E como ficaria o comportamento na estrada? A relação original é coroa 47 dentes e pinhão 15 dentes. Se não melhorar, qual relação seria indicada, pois acho a relação dela muito curta. grato. Gerson, 37, São Paulo, SP.

R: Gerson, com essa mudança você vai ter uma relação alongada em um pouco mais de 4% e isso não me parece demais. Veja se você consegue imaginar o efeito disso: Um pouco mais de deslizamento da embreagem na arrancada, pois todas as marchas terão o motor mais lento em relação à roda. Esse é o número normalmente utilizado para aproximar um pouco de cada vez, da relação ideal, ou seja um dente no pinhão normalmente equivale a três ou quatro na coroa, o que obriga a mexer nela se quisermos uma alteração menor. Acho que pode ficar bom sim, menos troca de marchas na cidade e um pouco mais de economia contra um aumento do uso da embreagem, menor aceleração. A velocidade final pode ser prejudicada se o motor, do jeito que está já encontra resistência ao vento equivalente à sua força, impossibilitando acelerar. Ou melhor, como a força do motor fica menor em todas as marchas, se não houver reserva de força para vencer a resistência do ar na velocidade máxima esta pode ser reduzida ou aumentada no caso contrário. Me conte o resultado, boa sorte.

Antes de mais nada parabens pelo site continua sendo o mehor site de motos do brasil,e o seguinte pessoal minha moto uma Tornado 07 com 29000 km rodados esta custando a segurar a marcha lenta quando esta fria parece ate estar a alcool, ja mandei trocar vela, filtro de ar, e limpesa e regulagem do carburador mas não resolveu o mecanico me disse que teria que abrir o cabeçote da moto pois estaria com algum problema de compresão, isso pode realmente acontecer?, pois a moto quando esquenta fica normal, valeu pessoal. Diogo, 27, Trindade, GO

R: Diogo é perfeitamente normal, principalmente numa moto refrigerada ar como a sua não estabilizar a marcha lenta quando fria. Acione o afogador se necessário ou mantenha um pouco acelerada (pouco) até estabilizar. Ah, corra desse mecânico. Abraços,

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O que faz um motor de 2 tempos ficar travado, apesar do uso. Valdenir, 63, Volta Redonda RJ.

R: Valdenir, não entendi bem a sua pergunta mas um motor dois tempos travado, provavelmente andou com pouca ou nenhuma lubrificação na gasolina. Se ele utiliza lubrificação automática pode ter havido um problema no sistema de injeção de óleo ou se acabou o lubrificante no reservatório. Espero ter ajudado,