Publicidade

Os fÆs do automobilismo estarÆo reunidos neste pr¢ximo final de semana no Aut¢dromo de Interlagos, quando ser  realizado o evento m ximo do esporte no Brasil: o Grande Prˆmio de F¢rmula 1.

Minas Gerais ter  mais um motivo para acompanhar toda a programa‡Æo. Na preliminar, no mesmo palco em que logo a seguir os 20 melhores pilotos do mundo estarÆo em a‡Æo, o piloto ipatinguense Alberto Janu rio Val‚rio- Lopes Consultoria de Im¢veis/DragÆo Motorsport ser  um dos 30 pilotos de todo o pa¡s a disputar a prova da F¢rmula Renault Brasil, e o £nico mineiro confirmado.

Com apenas 17 anos de idade, Alberto Janu rio Gontijo Val‚rio vai fazer a sua estr‚ia com monopostos justamente na pista e no dia mais importante para o automobilismo do Brasil. “Sinto uma responsabilidade muito grande por isso. NÆo posso fazer feio, vai t  todo mundo vendo”, cobra-se “Betinho”, como ‚ chamado pelos familiares, lembrando que cerca de 80 mil pessoas deverÆo estar nas arquibancadas desde cedo acompanhando toda a movimenta‡Æo no aut¢dromo, entre eles muitos mineiros. At‚ no ano passado Alberto Val‚rio corria de kart, em uma carreira que come‡ou em meados de 1994 em Ipatinga, sua terra natal, e nestes oito anos alcan‡ou muitas vit¢rias em campeonatos mineiros e brasileiros.

O sonho de todo piloto quando senta pela primeira vez em um kart, ‚ um dia chegar na F¢rmula 1. E para o representante mineiro, este objetivo j  come‡a a ter contornos mais reais. “Correndo na preliminar, a gente se sente perto da F¢rmula 1. Vˆ que nÆo ‚ um sonho, que existe, e eu quero chegar l .  o sonho de todo o piloto, e estou come‡ando minha caminhada para concretiza-lo”, acredita Alberto Val‚rio. “Quero come‡ar nas categorias de base, como a F¢rmula Renault, e depois ir para exterior, seguindo o exemplo do Cristiano da Matta, que ‚ um dos meus ¡dolos”, espera o piloto da Lopes Consultoria de Im¢veis/DragÆo Motorsport, que vem impressionando Luis Trinci, o “DragÆo”, chefe da equipe que terminou em terceiro no Campeonato Brasileiro de F¢rmula Renault Brasil no ano passado, e que foi o preparador de Bruno Junqueira quando o mineiro corria de F¢rmula 3. “Ele me impressionou nos treinos que realizou. Ele se adaptou rapidamente e ‚ naturalmente r pido. O Betinho ‚ muito arrojado, e precisamos ficar pedindo para ele tirar o p‚ do acelerador de vez em quando”.

Publicidade

Tanto arrojo acabou provocando a capotada de Val‚rio no £ltimo treino coletivo da F¢rmula Renault em Curitiba, na £ltima quinta-feira. “Ele ‚ uma fotografia do Allam Khodair com 17 anos. Ele s¢ precisa de maturidade e experiˆncia para ser um vencedor”, elogia “DragÆo”, fazendo uma compara‡Æo com o seu ex-piloto de 21 anos, que chegou na £ltima etapa de 2002 na lideran‡a do certame.