Publicidade

O segmento das big trail protagoniza um dos maiores crescimentos no mercado de motos em nível global. Enquanto aqui no Brasil nós aguardamos a chegada da recém-anunciada Honda Africa Twin 1100, na Europa a chinesa Loncin está prestes a lançar um novo modelo médio, de 650 cilindradas.

Veja também:

Aguardada há um ano, big trail Voge 650DS está prestes a desembarcar na Europa

Voge 650DS, nova big trail na Europa

É a Voge 650DS, prevista para chegar às lojas nos próximos meses. A aventureira segue uma receita simples, sem exageros. Na tecnologia, conta ‘apenas’, com iluminação full LED, suspensão dianteira invertida, painel digital e freios ABS. Para viagens mais confortáveis, também conta com bagageiro, protetor de motor, banco em dois níveis e alguns acessórios, como bauletos e top case.

Publicidade

Como manda o figurino do segmento, modelo também terá à disposição linha de acessórios exclusivos, como bauletos e topcase

A big trail é movida por um motor monocilíndrico, arrefecido a líquido, de 652 cm³, que gera 49,6 cv a 6.750 rpm e 6 kgf.m de torque, a 5.500 rpm. O câmbio é de cinco velocidades e a transmissão, claro, por corrente. O conjunto tem como missão mover os 192 kg do peso total da motocicleta e é capaz de atingir 170 km/h de ‘top speed’ – velocidade real, claro.

Preço e mercado

A 650DS chega para completar a linha da Loncin no continente europeu. Além da nova trail, a família Voge possui a naked 500R, a retrô 500AC e duas aventureiras menores, 300DS e 500DS. Curiosamente, a 500 tem motor de dois cilindros em linha, que entrega 46 cv.

Painel digital é colorido e completo. Nova big trail custará pouco mais de 7 mil euros

Publicidade

Por lá, a 650 deve fazer concorrência a outras motos de tamanho e proposta similares, como as Suzuki V-Strom 650, Kawasaki Versys 650 CFMoto 650 MT, outra chinesa. Única monocilíndrica da lista, deve apresentar um comportamento mais ‘áspero’ que as rivais. Além disso, promete ser um pouco mais acessível.

Enquanto a Versys custa cerca de 8.600 euros, a Voge sairá por ‘apenas’ 7.399 euros. Em reais, estamos falando em aproximadamente R$ 55.200 e R$ 47.500, respectivamente, considerando a desvalorização da nossa moeda. Sem representante por aqui, não há qualquer previsão da 650DS ser mais uma opção ao consumidor brasileiro no curto prazo – infelizmente.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza