Publicidade
Esta imagem dá bem a dimensão do problema: capacete só pra não ser multado?

Esta imagem dá bem a dimensão do problema: capacete só pra não ser multado?

Esta coluna é um apelo ao Ministério Público e ao Demutran que ajudem na educação dos motociclistas de Iguatu para que utilizem corretamente o capacete. Chega de perdermos vidas por conta de um costume que existe em boa parte do Nordeste de se utilizar o capacete sem estar a cinta jugular ou barbicacho do pescoço aberto.

Recentemente aqui em Iguatu, Ceará, três mortes poderiam ter sido evitadas se os capacetes estivessem sendo usados de forma correta. Numa delas uma bela jovem morreu ao cair da moto e o capacete ser sacado da cabeça antes do impacto.

Em outra um mototaxista morreu com o pescoço quebrado por estar usando o capacete como chapéu e um terceiro motociclista morreu numa colisão com um ciclista por estar com o capacete no braço.

Publicidade

Em todas elas a causa principal da morte foi o não uso correto do capacete. Outro problema grave que ocorre aqui é andar com as viseiras levantadas o que representa falta grave. O pior é ver a quantidade de pessoas que circulam aqui sem capacete nenhum e com mais de duas pessoas na moto.

Chega de ter que lamentarmos mortes na segunda-feira. É hora de interferir para educar e é perfeitamente possível realizar blitz educativas para que se usem corretamente os capacetes. É um problema cultural e isso só se combate primeiro com educação e depois com fiscalização.

Aqui na loja recebi uma cliente bem arrebentada com cicatrizes na testa e com marcas de arranhões na cabeça provocadas por um tombo onde o capacete saiu da cabeça antes do impacto. Em outra situação, uma amiga minha teve uma luxação na cabeça provocada pelo mesmo problema – o barbicacho solto.

Está mais que na hora de intervir para educar. Eu disse educar, pois só multar não resolve. As pessoas que andam de moto precisam saber que o capacete salva vidas e que só funciona se usado corretamente e ele não serve apenas para escapar de multas do Demutran.

Publicidade

As viseiras levantadas são outro problema. Futuramente boa parte dessas pessoas poderá vir a ter problemas sérios na visão em virtude de pequenas lesões que ocorrem quando não se usa capacete com a viseira abaixada.

Amigos, autoridades e políticos: precisamos agir rápido para evitar que mais vidas se percam desnecessariamente. Podemos educar e orientar. Coloco-me a disposição para o que for preciso desde que o fim dessa ação seja o de educar o motociclista e que tenha como base o fato de salvar vidas.

Eu não gostaria de ter que lamentar mais mortes na segunda-feira. Quero ver as pessoas voltarem vivas para casa e o uso correto do capacete pode fazer com que isso seja a mais doce verdade. Por enquanto, só temos a lamentar. E lamentar nunca salvou a vida de ninguém e muito menos enxugou as lágrimas daqueles que aqui ficaram saudosos pela partida de um ente querido que se foi numa situação que poderia ter sido evitada.

Façamos a nossa parte. Juntos podemos salvar mais vidas.

Publicidade
Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.