Publicidade

Publicidade
Maranguape - O Vale da Batalha em Tupi-Guarani

Maranguape - O Vale da Batalha em Tupi-Guarani

Publicidade

Um índio potiguar avista de longe a chegada de estranhos de cabelos loiros e vermelhos vestindo armaduras e corre em direção à aldeia e avisa ao cacique Marangoab que reúne os guerreiros e trava uma luta feroz na subida da serra. Marangoab e vários guerreiros lutam até o fim. Capturado, Marangoab recusou-se a cooperar e foi executado. O ano é 1649. A luta de Marangoab foi contra Mathias Beck, um holandês que venceria a batalha contra a tribo Potiguar e dominaria a região por cinco anos até ser expulso pela Coroa Portuguesa.

Mais tarde a cidade que se chamou Outra Banda e Alto da Vista receberia o nome de Maranguape, em 1760, em homenagem ao cacique guerreiro Marangoab. Somente em 1869 é emancipada e deixa de pertencer à Fortaleza. Maranguape em Tupi significa “Vale da Batalha”.

Foi em busca desta e de outras histórias que eu e meus amigos do Anonymous MG saímos em um sábado nublado com cara de serra em busca dos segredos de Marangoab.

Berço de abolicionistas e do humorismo cearense (Foto: André Sucupira)

Berço de abolicionistas e do humorismo cearense (Foto: André Sucupira)

Publicidade

Quase um bairro de Fortaleza

Maranguape está situada na Região Metropolitana de Fortaleza, a cerca de 35 km do centro da capital do Ceará e é formada por um conjunto de serras como a Serra de Maranguape e Serra da Aratanha, com principal elevação o Pico da Rajada com 980 metros acima do nível do mar.

Casarios e histórias preservadas e uma natureza exuberante (Foto: André Sucupira)

Casarios e histórias preservadas e uma natureza exuberante (Foto: André Sucupira)

A cidade guarda ainda preservada as suas construções históricas e a sua vegetação exuberante formada na serra por Mata Atlântica e caatinga no sopé e em volta das serras. É berço do fundador do Correio no Ceará, Álvaro da Cunha Mendes; da abolicionista Elvira Pinho e de um dos proclamadores da República, o Tenente Coronel Jaime Benévolo; do Matemático e General de Brigada Francisco Benévolo; do Professor e escritor Tenente Odilon Benévolo; do historiador e jurista João Capistrano de Abreu; do humorista Chico Anysio e da atriz Lupe Gigliotti, nome artístico de Maria Lupicínia Viana de Paula.

Elvira Pinho foi uma das primeiras mulheres no Brasil a lutar em favor do voto feminino e pela abolição dos escravos. Os primeiros exemplos de organização de mulheres vieram das regiões norte e nordeste, no final do século XIX, e eram voltados para a causa abolicionista. Nascida no Ceará, em 1882, a “Sociedade das Senhoras Libertadoras ou Cearenses Libertadoras”, presidida por Maria Tomásia Figueira, em parceria com Maria Correia do Amaral e Elvira Pinho, atuou em defesa da liberdade fundando associações em Fortaleza e no interior do estado, contribuindo para que, em 1884, a Assembleia Legislativa provincial, finalmente, decretasse o fim da escravidão no Ceará.

A batalha contra a peste

É praticamente dentro de Fortaleza e ainda guarda traços de Mata Atlântica

É praticamente dentro de Fortaleza e ainda guarda traços de Mata Atlântica

O nome Vale da Batalha é mesmo merecido por esta cidade. Maranguape venceu a mais dura das suas batalhas com a ajuda de um baiano chamado Rodolfo Teófilo. A cólera matou quase um terço dos seis mil habitantes de Maranguape (1862).

Rodolfo aprendeu a fabricar a vacina e passou a imunizar o povo (1901) com ajuda de sua mulher e um criado vacinando o povo. Enquanto no Rio de Janeiro houve a Revolta da Vacina, no Ceará isso não aconteceu.

A terra onde nasceu o humor cearense

Pedra da Rajada - 980 metros acima do nível do mar; uma aventura para poucos

Pedra da Rajada - 980 metros acima do nível do mar; uma aventura para poucos

A cidade é berço de um dos maiores humoristas de todos os tempos – Chico Anysio. O Professor Raimundo foi o primeiro dentre os 209 personagens criados por Chico. Foi o primeiro personagem criado para o rádio e, posteriormente, o primeiro para a televisão. Daí até a sua morte foram mais de 40 anos dedicados ao humor inteligente e criativo cujos bordões povoaram o vocabulário das pessoas por muitos anos e ainda hoje nos pegamos dizendo frases como ”E o salário, ó!”

Na cidade há o museu de Chico Anysio que fica localizado na casa que foi residência da família por muitos anos. Lá existem oficinas de humor que ajudam a preparar novos humoristas cearenses para o mercado nacional. No Ceará é assim, o povo consegue fazer riso da própria desgraça.

Y-Park – Museu da Cachaça e esportes radicais

Y-Park - Museu da Cachaça e esportes radicais

Y-Park - Museu da Cachaça e esportes radicais

Passear por Maranguape é voltar no tempo. Apesar de estar dentro da Região Metropolitana de Fortaleza a cidade guarda aquele ar bucólico com praças, largos e casarios de tempos ricos em cana de açúcar. Aqui nasceu a Ypióca a marca de uma aguardente de cana, produzida no Ceará desde 1846 pela família Telles e que em tupi-guarani significa “terra roxa”, uma alusão ao tipo de solo extremamente fértil e propício ao cultivo da cana-de-açúcar. No local onde se iniciou a produção da aguardente existe hoje o Museu da Cachaça um local onde se pode aprender um pouco sobre a história do Ceará e do grupo Ypióca.

Um dos maiores do mundo com 375 mil litros de pura cachaça

Um dos maiores do mundo com 375 mil litros de pura cachaça

Conhecido como Y-park devido aos esportes radicais que são disponibilizados, o Y-Park recebe milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil, inclusive do Ceará, que para lá vão com suas famílias para divertir-se. Para os amantes da cachaça é lá que também fica um dos maiores barris de cachaça no mundo com nada mais, nada menos que 347 mil litros de boa aguardente.

A exuberante natureza

A natureza exuberante da sua serra ainda guarda vestígios de mata atlântica e muitas cachoeiras e o Pico da Rajada com 980 metros de altura. Um passeio imperdível para os amantes das caminhadas e acampamentos. Há ainda muitos sítios pequenos que estão  encravados na serra e ficam escondidos sob a farta vegetação nativa.

Maranguape é uma boa opção também na gastronomia. Além do restaurante com comidas típicas situado no Y-Park, há ainda o Paulinho Grill onde o cardápio é variado e bem gostoso e os preços são bem acessíveis.

Praças e largos bucólicos; bom para jogar uma conversa fora no fim de tarde (Foto: André Sucupira)

Praças e largos bucólicos; bom para jogar uma conversa fora no fim de tarde (Foto: André Sucupira)

 

Com meus amigos do Anonymous Moto-Grupo na Casa de Chico Anysio (Foto: André Sucupira)

Com meus amigos do Anonymous Moto-Grupo na Casa de Chico Anysio (Foto: André Sucupira)

Apoio Cultural: Esta matéria tem o apoio cultural de Make Safe Alarmes Presenciais, Custom & Race Moto Parts, Fort Motos Honda Maranguape, Motonline e Motoboy Magazine.


Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.