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A Guerra na Ucrânia tem afetado o fornecimento de componentes e materiais para a Rússia. Cada vez mais o conflito tem isolado o país Europeu. Com isso, a Ural, mais tradicional marca de motos do país – e fundada ainda na antiga União Soviética – decidiu retirar sua fábrica do país. O destino: Cazaquistão.

Adeus às motos da Rússia… 

A IMZ Irbit Motorcycle Works, proprietária da marca Ural, já havia anunciado a suspensão da montagem de novos modelos. Tudo isso em função de problemas com a logística na Rússia e no exterior. Chegou ao ponto da impossibilidade de fornecimento de componentes para a fábrica de motos.

fábrica da ural, principal marca de motos da russia

Guerra afetou fornecimento de componentes e impôs um atraso na produção. Assim, a Ural – mais tradicional marca de motos da Rússia – deixou o país

De acordo com estimativas do grupo, tudo isso levou a uma lacuna no fornecimento de novas unidades da Ural para o mercado. Um buraco na produção que já se aproxima ao prazo de 6 meses. Para não agravar ainda mais a situação, a direção da IMZ resolveu mover a montagem das motos para fora da Rússia.

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Recentemente, no site da fabricante, a Ural Motorcycles confirmou a informação de mudança. Agora é no vizinho Cazaquistão que o futuro próximo da produção das motos deve continuar.

A ‘queridinha’ de Putin vai embora

As fábricas de motos da Ural nasceram na antiga União Soviética (URSS) e logo se tornaram um símbolo do país. Inicialmente, deveriam se localizar em Moscou, Leningrado e Kharkov. Mas devido à aproximação das tropas alemãs na Segunda Guerra, as instalações da capital foram transferidas para Irbit (única remanescente). As demais foram para Gorkiy (agora chamada Nizhny Novgorod).

Atualmente, IMZ-Ural é um conglomerado de empresas que produzem e vendem motocicletas clássicas com sidecar. Em 1992, todo o empreendimento se transformou em uma sociedade anônima aberta. Logo, tudo deixou de ser uma empresa estatal, mais tarde em 2000 as ações do governo foram redistribuídas a investidores.

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ural é a mais tradicional marca de motos da russia

Antiga casa da Ural localizada em Irbit

Já na atual Rússia, a fábrica de motos exportava principalmente para países vizinhos da Europa, Austrália, Egito, Irã, África do Sul e Estados Unidos. Seus modelos utilizam hoje componentes pré-fabricados, como alternadores da Nippon Denso, freios da Brembo, controles do guidão da Domino, garfos da Paioli e ignições da Ducati Energia.

Mas a empresa ainda fabrica o quadro, os motores e as partes da carroceria. Os conjuntos formam motos com o melhor do estilo vintage de época. Não por acaso são artigos de nicho, vendidos mundialmente. Além disso, caíram no gosto do presidente Vladimir Putin, que já foi visto rodando com modelos em várias ocasiões. Agora ele vê o conflito afugentar a tradicional fabricante.

vladmir putin andando de moto

Putin fazia questão de rodar com a marca nacional, no entanto, vê agora a mudança de sede da Ural

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Motos da Alemanha para a URSS e China

As origens da IMZ-Ural estão ligadas ao período da Segunda Guerra Mundial. Na época, a então URSS preparava-se para uma possível ação militar da Alemanha. Joseph Stalin ordenou aos militares soviéticos que se preparassem em todas as áreas possíveis.

Então, segundo o Ministério da Defesa Soviético, era preciso criar uma motocicleta para o Exército Vermelho. As motos utilizadas, até então, não tinham sido satisfatórias. A tecnologia estava ultrapassada e a qualidade não suportava o clima e o terreno.

Hoje toda a linha de motos se define em versões e variações do modelo Ural CT, ao estilo da antiga moto de época da guerra

Um novo projeto foi então modelado a partir de uma moto da BMW. Nada menos que a R71 da década de 30. Por ironia, era a motocicleta que a Alemanha Nazi forneceu à União Soviética após os países terem assinado o pacto de não agressão, em 1939.

Logo em 1940, os soviéticos já tinham adquirido as técnicas de produção de motos e dos sidecars para a BMW R71. Um ano depois, o primeiro modelo M-72 foi concluído. Anos mais tarde, os planos da moto foram vendidos à Nanchang Aircraft Manufacturing Corporation. Com isso, a empresa industrial chinesa construiu a Chang Jiang.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]