Pouco conhecida no Brasil, a marca europeia que lançou uma rival para modelos como a CB 500X e Himalayan 450 pode estar próxima da falência. Confira mais detalhes do que ocorre com a empresa, que tem modelos interessantes, mas que infelizmente não devem chegar aqui no país.
Marca que tinha rival da CB 500X e Himalayan 450 pede falência
A britânica Mutt Motorcycles pode estar próxima da falência e declarou-se em concorrência de credores. O motivo do desfecho ocorreu após uma queda drástica na demanda por suas motocicletas.
Em resumo, a marca de motos está atualmente sob o controle de dois administradores, que gerenciam sua situação financeira. Entretanto, os responsáveis já estão em tratativas com potenciais compradores, interessados em adquirir o estoque de motos e peças de reposição da empresa, bem como a própria marca.
Baseada em Birmingham, a marca Mutt Motorcycles se inspirarava em motos que foram construídas por lá, nos primeiros dias da indústria de duas rodas. Ou seja, seu catálogo tinha apelo que relembrava máquinas das lendárias BSA, Triumph, Royal Enfield e New Imperial – no tempo que todas estas eram ainda de fato empresas 100% britânicas.
Porém, um dos lançamentos mais importantes e recentes da marca era de um nicho diferente: a trail Stravaig 401. O modelo de média cilindrada era uma máquina com pretensões para brigar por vendas, no mercado europeu, com motos com as Royal Enfield Himalayan 450 e Honda CB 500X – ou melhor, nova NX 500.
Veja também:
- Relembre as CB 500 F e X modelo 2024
- Nova CB 1000: a Hornet de 4 cilindros mais poderosa da história
- Desejada no Brasil, Honda 500 tem cópia no exterior
Inspiração britânica, origem chinesa
Para além das nossas conhecidas CB 500X e Himalayan 450, a Stravaig 401 enfrentava ainda mais concorrência estabelecida no velho mundo. Isso inclui as KTM 390 Adventure e Honda CRF 300 Rally, bem como alternativas produzidas na China, como a CFMoto 450MT.
Aliás, os europeus mais atentos logo notaram um fato sobre a trail da Mutt. Por baixo da roupagem nova destacada em preto fosco, a Stravaig é um modelo já familiar no velho continente. A moto já foi lançada por lá em 2020, como a “Sinnis Terrain 380”, que era construída pela Zongshen, na China.
A explicação vem do fato de que, assim como uma porção de fabricantes atuais – em todo o mundo – grande parte da produção e peças da Mutt tinha origem na China. Porém, segundo a empresa, na medida do possível, a finalização e processos de acabamento eram realizados na casa da marca, no Reino Unido.