Publicidade

O desafio de oferecer um produto no mercado, tanto de carros, quanto de motos, é imenso. Sendo assim, são poucas as marcas que conseguem sobreviver e se estabelecer comercializando.

Imagine então atuar oferecendo os dois, carros e também motos. Poucos são os exemplos como a Honda. Mesmo no Brasil a japonesa é conhecida por produtos como a GC e o Civic. Mas existem outras marcas que também fazem essa façanha, conheça algumas delas.

Honda carro e moto

Honda é referência global, tanto com as motos, quanto com carros

Veja também:

Publicidade

Marcas de carros e motos: BMW 

Ao público que já está familiarizado com o mundo das motos, não é novidade a divisão Motorrad. Muito menos os requintados modelos de duas rodas com os emblemas da BMW. Mas sem dúvida para o público geral, ao menos no país, a marca alemã surge fortemente atrelada à fabricação de carros.

BMW-Motorrad-1000-RR-M-Carbon

A superesportiva BMW S 1000 RR foi a mais vendida da categoria em 2020

Talvez porque a BMW tenha chegado ao Brasil em 1995, mas ainda apenas como uma importadora de veículos. Foi somente em 2014 que a companhia desembarcou oficialmente por aqui, com a inauguração da fábrica em Araquari, Santa Catarina. Já a operação oficial de motos tem pouco mais de 10 anos no país.

BMW GS

BMW é referência também no mundo off-road com a linha GS

Publicidade

Entre 2009 e 2016 a BMW chegou ainda acanhada, e compartilhou linha de produção com a Dafra Motos. Devido a resposta do mercado e projetos da marca, a empresa bávara então inaugurou a fábrica própria da divisão de motocicletas. Hoje a Motorrad está no Polo Industrial de Manaus.

Suzuki 

A marca Suzuki pode despertar sentimentos diferentes ao público nacional. No nicho das motocicletas não é tão novidade assim nomes como Hayabusa e Bandit. Aos público das quatro rodas, especialmente os fãs de off-road, Suzuki é a marca do Vitara e do Jimny. Depende de quem você perguntar.

hayabusa 2021

Lembrada como a moto mais veloz do mundo, Hayabusa foi renovada em 2021

A Suzuki tem mais de 100 anos de história e chegou ao mercado no ramo da tecelagem. Entre 1937 e 1939 projetou a construção de pequenos carros. Iniciativa deixada de lado com em função da Segunda Guerra Mundial. Após o fim do conflito, a produção de motos ganhou força na marca, assim como a de carros como o Suzulight.

Publicidade
Suzuki GSX-R 1000 R ABS

Suzuki tem tradição inclusive nas pistas com as motos, sendo a atual campeã da MotoGP

Atualmente, a empresa é uma das seletas e poucas marcas globais que atuam no mercado, tanto de motos como de carros. No Brasil a disponibilidade de motos é oferecida pela parceira de longa data J. Toledo. A empresa detém o direito na fabricação e comercialização das motocicletas Suzuki, e colocou a marca oficialmente por aqui em 1992.

Peugeot

No Brasil a Peugeot é amplamente conhecida como apenas uma fabricante de automóveis. Atualmente ela possui veículos em diferentes tipos de nichos. Não há quem ainda não tenha visto um 206 circulando pelas ruas, o produto global que chegou marcando terreno também no país, a mais de 20 anos.

Peugeot P2X 2 moto

Peugeot trabalha recentemente com o conceito P2X

Mas no exterior, a marca francesa possui uma divisão dedicada a motocicletas e scooters. Essa atuação da fabricante no mundo das duas rodas já tem mais de 120 anos. Mas os recentes movimentos são resultado da união com a Mahindra, que em 2015 adquiriu 51% da Peugeot Motorcycles. Ainda em 2019, a multinacional indiana comprou os outros 49%, controlando agora toda a divisão.

Peugeot P2X 3

Modelo Peugeot deve surgir como uma aposta global da divisão de motos

Isso não significa que a Peugeot deixará as motos de lado. Pelo contrário. A empresa já trabalha em projetos como a P2X Concept, apresentada no Salão do Automóvel de Paris, em 2019. Trata-se de uma Cafe Racer de 300 cm³. A expectativa é que até 2023 chegue um modelo maior, com motor entre 400 cm³ e 500 cm³. Tudo isso dedicado à Europa e à Ásia, neste primeiro momento.

Aston Martin

A tradicional marca de carros britânica tem uma história com carros desportivos de luxo. Cultuada em todo o mundo como um sinônimo de produtos de requinte, a fabricante possui uma história rica no universo dos motores. Quem não se lembra do Aston Martin DB5 de James Bond? Esse inclusive chegou a voltar a produção.

Aston Martin AMB-001

Aston Martin AMB-001 chega com apenas 100 unidades

Mas a incursão da marca no segmento das motos é bem mais recente, nos mais de 100 anos da empresa. Para entender como isso aconteceu, vale lembrar que a Aston Martin fez parte da Ford Motor Company, de 1994 a 2007. Depois disso ela passou para as mãos de novos empreendedores particulares.

Aston Martin AMB-001

Alto luxo, velocidade e para poucos, a receita da AMB-001

Com isso, nos últimos anos a marca entrou na Fórmula 1 e apostou em outros nichos de alto luxo. Uma das apostas foi a fabricação de um modelo de super barco, o AM37. E também de uma moto extrema, a AMB-001, dedicada somente para circuitos fechados e com motor V2 turbo de 180 cavalos. A moto é fruto da parceria com a montadora Brough Superior.

Aston Martin AMB-001

As primeiras unidades da AMB-001 começaram a ser entregues no ano passado

 

O modelo foi revelado no Salão de Milão de 2019, sendo a primeira motocicleta da Aston Martin em sua história. Ela terá apenas 100 unidades produzidas, e foi anunciada com valor equivalente a mais de meio milhão de Reais. Mas corra se você quiser garantir a sua, os primeiros exemplares já começaram a ser entregues.

Lifan

A Lifan Industry se situa atualmente como um dos maiores grupos privados da China. O que representa ser a segunda marca em exportação de automóveis do país asiatico. A marca é relativamente nova, sendo fundada em 1992 por Yin Mingshan. Além disso, foi a primeira indústria automotiva chinesa a entrar no mercado da União Europeia.

Lifan Motos

Gama completa da Lifan motos no Chile

No Brasil a Lifan assumiu a operação da marca apenas em 2012, cujos veículos eram até então importados. Desde então ela fez lançamentos como o SUV X60. Com isso, a empresa aos olhos dos brasileiros é mais uma marca de carros. Ironicamente, a Lifan é mais conhecida no ocidente pelas produção de motocicletas.

Lifan KPF 150

KPF 150 é a representante street da Lifan no Chile

Isso porque, a marca é a maior produtora de motores de motos do mundo! A chinesa detém mais de 10% da produção mundial, com pontos de vendas em países da Europa, Ásia, Oriente Médio, África e América do Sul. Sim, países como Chile contam como modelos de duas rodas da Lifan. Surpreendente não é?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]