Publicidade

Grandes marcas são donas de diversos nomes! O Grupo Fiat, por exemplo, tem sob sua asa expoentes como a Ferrari, Maserati, Dodge e Jeep. Já o Grupo Volkswagen possui a Audi, Lamborghini e a Ducati, por exemplo. Naturalmente, isso acontece com marcas de motos também. Que tal conhecer alguns dos conglomerados mais poderosos?

marcas de motos - benelli

Benelli, Montesa, KTM, Vespa, Aprillia, Ducati, Indian, Norton. Estas são apenas algumas das marcas de motos que, na verdade, pertencem a outros conglomerados do setor

Mahindra Group – Marcas de motos

O Mahindra Group é um conglomerado multinacional indiano que tem operações em mais de 100 países. Há cinco anos toca o projeto “Classic Legends”, uma iniciativa com objetivo de reviver marcas de motocicletas extintas. Para isso, a empresa já comprou Jawa, Yezdi e a BSA, assumindo para isso o controle acionário dos nomes.

bsa - marcas de motos antigas

Mahindra Group está reativando marcas como a BSA

Publicidade

Bajaj – Marcas de motos

Alguns conglomerados são como uma matrioska, aquelas bonecas russas colocadas umas dentro das outras, da maior até a menor. A austríaca KTM, por exemplo, atualmente é propriedade da Pierer Mobility (51,7%) e da indiana de motos Bajaj (48%).

KTM tem grande parte de seu investimento em mãos dos indianos

Em 2013, a KTM adquiriu a ex-fabricante sueca de motocicletas Husqvarna de seu proprietário anterior, a BMW Motorrad. Já a espanhola Gas Gas foi comprada pelos austríacos em 2019. Com isso, são três grandes nomes sob o olhar indiano.

MV Agusta, marcas de motos italianas

Falando nos suecos, a Husqvarna já foi da italiana Cagiva, que também comprou as marcas registradas da MV Agusta, em 1991. Mais tarde, em 1996, os italianos se desfizeram da Ducati e Moto Morini. E depois disso, para fins estratégicos, a MV Agusta tornou-se o nome principal do catálogo, composto pela Cagiva.

Publicidade
cacgiva - marcas de motos que fecharam

Direitos do nome Cagiva pertencem ao grupo que tem como destaque MV Agusta

Para confundir um pouco mais, em 2008, a Harley-Davidson comprou a MV Agusta. No ano seguinte, os americanos colocaram tudo à venda, que foi recomprado pelo filho do fundador e ex-proprietário, Claudio Castiglioni. Hoje a marca Cagiva não está mais ativa, sendo a produção focada na MV Agusta.

Volkswagen  

Mais uma matrioska! Atualmente, a italiana Ducati é uma empresa de propriedade direta da Lamborghini, cuja empresa-mãe é a alemã Audi, de propriedade do Grupo Volkswagen. A compra foi impulsionada pelo presidente da Volks, Ferdinand Piëch, um entusiasta de motocicletas.

thumbnail_1.-Ducati-Panigale-Superleggera-V4-768x512

No fim das contas, a Ducati pertence a Volks…

Publicidade

Lamentando ter perdido a oportunidade de comprar a marca de motos, em 1984, houve outra chance. Assim, a subsidiária Automobili Lamborghini S.p.A, da AUDI AG, adquiriu 100% das ações da Ducati Motor Holding S.p.A, em julho de 2012.

Honda, maiores marcas de motos do mundo

Como se não bastasse ser a maior em volume de vendas, a Honda ainda é proprietária de outras marcas de motos. Entre elas a Montesa, subsidiária da japonesa desde 1986. A fabricante espanhola, que antes se dedicava a modelos off-road, agora faz motos de competição de hard enduro e trial. Suas motos já estiveram no Brasil, entre 1981 a 1983, com modelos como a Enduro 250 H6 e a Enduro 360 H6.

montesa - marcas de motos honda

Montesa segue viva, mas pertence a Honda

Outra marca, a Hero, iniciou suas operações em 1984 como uma joint venture entre os indianos da Hero Cycles e os japoneses da Honda. No entanto, em 2012 a Hero MotoCorp aprovou juntar-se ao braço da Hero Investment Pvt. Ltd. Daí em diante a montadora seguiu sozinha.

TVS – Marcas de motos indianas

A inglesa Norton já passou por algumas mãos. Por volta dos anos 1990, os direitos de uso do nome pertenceram a financistas norte-americanos. De 2008 a 2020, uma linha de motocicletas chegou a ser produzida sob a propriedade do executivo-chefe, Stuart Garner.

Norton agora é um investimento dos indianos da TVS

Mas devido ao fracasso financeiro com grandes dívidas, em abril de 2020, os administradores concordaram em vender os negócios de Garner para o Project 303 Bidco Limited. Um grupo incorporado pela marca indiana de motocicletas TVS Motor Company.

Kawasaki 

A Bimota é uma fabricante italiana de motocicletas personalizadas e de produção. Foi fundada em 1973 por Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini. O tempo passou e em outubro de 2019 a Kawasaki Heavy Industries comprou uma participação de 49% na empresa. Com isso, não é surpresa ver hoje modelos “vestidos à moda italiana”, mas com toda mecânica dos japoneses.

bimota - marcas de motos italianas

Italiana segue viva com o aporte japonês da Kawasaki

Geely

Os chineses da Geely Holding Group são donos da QJmotor, marca com a missão de comercializar na terra natal motos e scooters. Por sua vez, são donos também da italiana de motos Benelli, desde 2005. Não satisfeitos, eles também detém a Keeway Motors, marca utilizada para exportações para Ásia, Europa e América do Sul. Mas o chineses tem ainda no seu catálogo o grupo austríaco KSR Moto.

Benelli agora tem investimento por parte da China

Piaggio 

O grupo italiano da Piaggio produz uma série de veículos de duas rodas e comerciais compactos. Não por menos, são sete marcas sob sua asa. A grande Piaggio, Vespa, Gilera, Moto Guzzi, Derbi, Scarabeo e Aprilia. Essa última foi adquirida ainda em 2004 e se destaca pelas esportivas e sua participação na categoria principal do MotoGP.

A marca das esportivas da MotoGP pertence ao mesmo grupo das pequenas scooter de época…

Polaris

A Polaris Inc. é um fabricante norte-americano de motocicletas, motos de neve, off-road e elétricas. Na América do Norte eles contam com a Victory Motorcycles, marca que compete diretamente com a Harley-Davidson e similares. Enfim, a briga ficou mais direta em 2011, quando a Polaris comprou a Indian Motorcycle.

Indian-Challenger-2022-2-768x512

A Indian agora pertence ao grupo Polaris

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]