Publicidade

Os três primeiros colocados no ranking da categoria Master, do Campeonato Mineiro de Regularidade, dividiram o pódio durante o 32º Enduro Dona Beja, válido pela 8ª etapa do Estadual. A prova foi realizada no domingo (6), na cidade de Araxá, a 370 km de Belo Horizonte.

O piloto Mario Vignate, atual líder do campeonato com 183 pontos, conquistou mais uma importante vitória na disputa pelo titulo. Vignate completou a prova com apenas 370 pontos perdidos em 61 pc’s (ponto de cronometragem), superando Alisson Silva, segundo colocado no Campeonato com 154 pontos e na prova com 578 pontos perdidos. O piloto Rodrigo Amaral, conquistou a terceira colocação na etapa, com 636 pontos perdidos e segue em terceiro no Campeonato, com 144 pontos.

Mario Vignate vence o Enduro Dona Beja e mantém a liderança no Campeonato Mineiro

Mario Vignate vence o Enduro Dona Beja e mantém a liderança no Campeonato Mineiro

A disputa teve início às 9h, na rampa de voo livre da cidade, mesmo local da chegada e do único neutro da prova. O percurso foi dividido em dois trechos: O primeiro, com cerca de 40 km de extensão, era formado por trilhas leves, com navegação mais simples. Já o segundo trecho, com 60 Km, possuía trilhas pesadas, que exigiram preparo físico dos pilotos e navegação mais técnica. Após 5 horas de prova, os competidores retornavam ao local da largada, aonde entregavam seus GPS e aguardavam a divulgação dos resultados.

Publicidade

Os vencedores das demais categorias foram: Edson Castro na Sênior, Jorge Presmic na Over 40, Noé de Oliveira na Over45, Achiles Moreira na categoria Junior, Jamir Moreira na Novatos, João Barbosa na Over 50 e Geferson Ferreira na Over 55.

De acordo com Michel Resende Costa, organizador da prova, o percurso desse ano era formado quase que totalmente por trilhas. “A região no entorno de Araxá, possui muitas trilhas com uma grande variedade de tipos de piso, relevo e vegetação. Procuramos essa diversidade na hora de montar a prova e evitamos ao máximo incluir estradas de terra no trajeto”, completou.

Para o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais, Maurício Brandão, a tradição de mais de três décadas do Enduro Dona Beja, ajudou a consolidar o Regularidade em Minas e a formar novas gerações de pilotos. “Acredito que os idealizadores do Dona Beja não imaginavam como seria o Regularidade hoje, 32 anos depois, principalmente no que se refere à tecnologia, tanto do GPS, quanto dos navegadores e das próprias motos. Para acompanhar essa evolução é preciso formar novos pilotos e para isso, incentivamos e apoiamos a realização de Copas destinadas a estreantes em diversas regiões do Estado”.

Confira o resultado:

Publicidade

Master
1- Mário Vignate
2- Alisson Silva
3- Rodrigo Amaral
4- Allan Almeida
5- Roberto Cesar de Paula

Sênior
1- Edson Castro
2- Charles Pio
3- Rodrigo Amaral
4- Allan Almeida
5- Roberto Cesar de Paula

Over 40
1- Jorge Presmic
2- Ezio dos Santos
3- Rogério Saraiva
4- Reinaldo Junior
5- Rodrigo Zuccon

Over 45
1- Noé de Oliveira
2- Carlos Alberto Recch
3- Marcelo Franchini

Publicidade

Junior
1- Achilles Moreira
2- Fabio Coelho
3- Erlon Bessas
4- Vitor Hugo Lage
5- Alex Nunes

Novato
1- Jamir Moreira
2- Enrico Amarante
3- Raphael Rossin
4- Franklin Marques
5- Paulo Roberto Ferreira