Publicidade

Sorriso/MT foi palco de uma das melhores disputas no Campeonato Brasileiro de Motocross 2009.

O catarinense João Paulino -Marronzinho- (Pro Tork/Rinaldi/Motoshop) foi o grande vencedor da prova e o goiano Wellington Garcia (Honda/ ASW/ Oakley) terminou em segundo, empatando na classificação do campeonato. A tendência é que a briga seja ponto a ponto a partir da próxima etapa em Sonora/MS.

Numa prova perfeita, Marronzinho esperou as oportunidades para assumir a liderança da prova. -Agora pretendo continuar vencendo, a diferença é pouca, então vou procurar vencer o maximo que puder e tentar terminar à frente do Wellington que é o meu principal adversário no momento-, destacou o atual campeão brasileiro.

O então líder da categoria, Wellington Garcia, sabe das dificuldades que tem para se manter na liderança da MX1, já que também é líder na MX2. -O segundo lugar está de bom tamanho, o campeonato agora está empatado e, se Deus quiser, vamos lutar agora para conseguir levar o título no final do ano. Estou bem na frente na MX2 e agora é fazer uma corrida mais -cabeça- em Sonora, para ter bastante gás na MX1–, explicou.

Publicidade

O paranaense Jean Ramos (Honda / Mobil/ Pirelli), que terminou a prova mato-grossense em terceiro, fez uma grande largada e ganhou o prêmio Hole Shot. O piloto chegou a liderar boa parte da prova, mas não brigou pela posição com Wellington Garcia quando a moto do goiano apagou.

-Temos que pensar na Honda e, se ela vencer, ela está de parabéns. O trabalho na pista não é só mérito dos pilotos, mas da equipe também-, disse Ramos. Fechando o pódio da MX1, o paulista Marcello Ramos, o Ratinho (Honda/Mobil/ASW), terminou em quarto e o mineiro Swian Zanoni (Honda/Mobil/CCM) finalizou a prova na quinta colocação.

MX2 – Wellington Garcia conquistou a terceira vitória no ano e segue firme na busca do título de 2009. Numa prova consciente, o piloto goiano esperou o momento correto para assumir a ponta e levar mais uma vitória para casa. -Larguei em segundo, vi que o Roosevelt estava forçando muito, preferi esperar para ultrapassar e assumir a ponta-, explicou.

Jean Ramos, segundo colocado na prova e no campeonato, também ganhou o prêmio hole shot nessa categoria. –Fiz uma boa largada e me mantive na ponta até a segunda curva. Agora vamos ter só uma semana de descanso, vamos continuar com o trabalho físico porque semana que vem será muito desgastante e vamos tentar a vitória– destacou.

Publicidade

O mineiro Swian Zanoni, que fez o melhor tempo na classificação e ganhou um ponto extra, terminou a prova em terceiro. O catarinense Cristopher Castro, o Pipo, (2B Racing/Mart Plus/Cons. Realizar) também fez uma boa prova e conquistou a quarta posição em cima do paulista Roosevelt Assunção, que apesar de ter liderado boa parte da prova, não manteve o ritmo até o fim.

CRF230 – O goiano Carlos Maia (Moto Clube de Sorriso/Prefeitura Municipal/Brasil Racing) comemorou muito a primeira vitória na CRF230. Representando a cidade, Carlinhos, como é conhecido ressaltou o valor da conquista. –Vi que o ritmo estava forte, treinei muito durante a semana. Foi um orgulho correr para o pessoal aqui de Sorriso e com o apoio da torcida consegui levar–, valorizou o vencedor.

O piloto Anderson Alberton (Gemir/AV Tec/Dash) se destacou novamente com mais uma boa largada. O gaúcho, que possui uma deficiência em uma das mãos e que corre com o guidão adaptado, repetiu em Sorriso a boa largada de Foz do Iguaçu.

O paulista Marcos Roza de Moraes (Nova Moto/IMS/Abril Seguros) também fez mais uma prova consistente e chegou na segunda colocação. Nivaldo Viana (Sanmell/ BGR Construções/Itavi Pedras) foi o terceiro, o rondoniense Rodrigo Feier (Rondomotos/Marcel Motos) terminou em quarto e o paulista Murilo Scisci (IMS/Pro Taper/Polisport) fechou o pódio com a quinta colocação.

Publicidade

85cc – O goiano Everaldo Rodrigues (Honda Racing/ASW) venceu tranquilamente, quase 13s à frente do segundo colocado, o paulista Anderson do Amaral (Irrigação Borborema/ Dash/Vortix). O mato-grossense da cidade de Juína, Cezar Zamboni (Honda Racing/ ASW/Pirelli), representou seu estado no pódio com a terceira posição.

O paranaense Endrews Armstrong (Dunas Kids) terminou a prova no quarto lugar e assumiu a liderança do campeonato. Leonardo Lizott (Pref. Sertão/IMS/Spy MX Google) completou a prova em quinto. Correndo em casa, Thiago Formehl (Honda/Mobil/MR Pro) conseguiu o melhor tempo na classificação. Entretanto, Formehl e o sergipano Kaio Miranda (Fox/Oakley/BUD) se envolveram num pequeno choque logo após a largada.

Buscando a recuperação, ambos protagonizaram grandes ultrapassagens, mas Formehl levantou as arquibancadas a cada disputa. Contudo, o piloto sorrisense terminou a prova em sexto e Kaio em sétimo.

Ao todo mais de 17 mil pessoas estiveram presentes no Motodromo Vale do Teles Pires para acompanhar as provas, repetindo o sucesso do ano passado. A prova em Sorriso foi uma realização da Federação Mato-grossense de Motociclismo (FMMT) e do Moto Clube de Sorriso. Apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do poder público municipal sorrisense.

A sexta etapa de 2009 será realizada no próximo final de semana, dias 18 e 19 de julho, na cidade de Sonora, no norte do Mato Grosso do Sul. O Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio de Honda, Mobil e Pirelli. Realização das federações locais e Supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Resultados do domingo – MX1
Motos 2Tde 100cc até 250 cc e 4Tde 175 cc ate 450 cc. Pilotos de 15 a 50 anos

1 João Paulino –Marronzinho– (Pro Tork/Rinaldi/Motoshop) – SC – 33:21.670
2 Wellington Garcia (Honda/ASW/Oakley) – GO – 0.864
3 Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli) – PR – 21.315
4 Marcello Lima (Honda/Mobil/ASW) – SP – 23.081
5 Swian Zanoni (Honda/Mobil/CCM) – MG – 42.740

MX2 – Motos 2T de 100 cc ate 150 cc e 4Tde 175 cc ate 250 cc. Pilotos de 15 a 50 anos
1 Wellington Garcia (Honda/Oakley/ASW) – GO – 33:27.147
2 Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli) – PR – 4.325
3 Swian Zanoni (Honda/Mobil/Pirelli/CCM Avanutri) – MG – 28.117
4 Cristopher Castro (2B Racing/ Mart Plus/Cons. Realizar) – SC – 34.664
5 Roosevelt Assunção (Suzuki/Petrobras/Pirelli) – SP – 35.340

CRF 230cc – Motos 230 Honda.Pilotos de 14 a 55 anos
1 Carlos Maia (Moto Clube de Sorriso/Prefeitura Municipal/Brasil Racing) – GO – 19:45.259
2 Marcos Roza de Moraes (Nova Moto/IMS/Abril Seguros) – SP – 9.216
3 Nivaldo Viana (Sanmell/ BGR Construções/Itavi Pedras) – SP – 16.463
4 Rodrigo Feier (Rondomotos/Marcel Motos) – RO – 23.174
5 Murilo Scisci (IMS/Pro Taper/Polisport) – SP – 24.864

85 cc – Motos 2T de 70cc até 105 cc e 4T de 75cc até 150 cc. Pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos
1 Everaldo Rodrigues (Honda Racing/ASW) – GO – 23:39.114
2 Anderson do Amaral (Irrigação Borborema/Dash/Vortix) – SP – 12.939
3 Cezar Zamboni (Honda Racing/ASW/Pirelli) – MT – 15.469
4 Endrews Armstrong (Dunas Kids) – PR – 22.366
5 Leonardo Lizott (Pref. Sertão/IMS/Spy MX Google) – RS – 35.110