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O Maxsym 400 já está disponível no Brasil, mas calma lá. Aqui, o scooter chega em sua antiga versão, disponibilizado pela Dafra, enquanto o exterior passa a receber agora a nova geração do maxiscooter SYM. Totalmente renovada, seja no design, eletrônica e motorização, a novidade está prestes a desembarcar na Europa – e, tomara, venha ao nosso país em breve.

SYM Maxsym 400

Na mecânica, a principal atualização é que agora o motor respeita as normas de emissões Euro5. A mudança não implicou na perda de potência, pelo contrário, já que o monocilíndrico de 399 cm³ está levemente mais vigoroso – com 2% a mais de potência.

Design tem significativa diferença comprado a versão disponível no Brasil

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O propulsor, que mantém a base do antigo, entrega 34 cv a 6.750 rpm e 4.0 kgf.m a 5.250 rpm. No modelo de geração anterior, disponível no Brasil, são 33.3 cv a 7.500 rpm e 3.2 kgf.m a 5.500 rpm. Segundo a marca, consumo de combustível também foi reduzido em cerca de 32% em comparação ao antecessor, indicando que ele deve rodar cerca de 34 km/litro – o modelo anterior faz médias aproximadas de 25 km/l.

Praticidade e espaço ainda são marcas fortes do projeto do SYM Maxsym 400

Tudo isto se combina com uma significativa perda de peso, uma vez que o novo conjunto tem 215 quilos, frente aos 229 kg do antigo. Nem por isso a capacidade de carga foi prejudicada. O scooter oferece um grande compartimento de armazenamento por baixo do assento, que pode guardar um capacete integral e um aberto (jet).

Conjunto e tecnologia 

O novo Maxsym 400 está um pouco mais curto. O quadro é também novo e 18,5% mais leve do que o seu antecessor. O sistema de freio ABS adota disco frontal duplo de 275 mm, com pinças radiais de 4 pistões, e disco simples com a mesma medida na traseira.

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Na traseira, novo conjunto de luzes e sistema ABL

A tecnologia, claro, também está mais evidente. O novo Maxsym ganhou controle de tração de série e sistema ABL (Advanced Brake Light), luz de emergência que ativa o piscar da luz traseira ao frear acima dos 70 km/h. Também há iluminação Full LED, sistema de partida sem chave (smarkey) e parabrisa regulável em 4 posições.

Maxsym 400 no Brasil e preço

Existe uma boa chance do novo Maxsym 400i ser disponibilizado no país, uma vez que a SYM possui parceria de longa data com a brasileira Dafra, através da qual, inclusive, disponibiliza a geração anterior do modelo por aqui. Atualmente, ‘o Maxsym brasileiro’ tem preço sugerido de R$ 31.990.

Maxsym adotou novo design, atualizado com a nova linha de maxiscooter da marca taiwanesa. Preço na Europa é de aproximadamente 7.700 euros

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Entretanto, a novidade deve desembarcar em solo verde e amarelo apenas no final de 2021 ou, mais provavelmente, no próximo ano – em virtude principalmente das consequências da pandemia vividas no país. Já o preço ainda é um papel em branco. Na Europa, ele custa cerca de 7.700 euros – cerca de R$ 45 mil em conversão direta.

Dafra Maxsym 400 ainda segue disponível no país em seu, agora, antigo desenho e motorização

É um produto de nicho, onde os números são mais restritos e incomparáveis aos dos scooter de entrada, como PCX, Elite, Neo ou Nmax. Apesar disso, o Maxsym sempre agradou o brasileiro, seja pelos seus atributos ou pela falta de concorrentes diretos (já que o Suzuki Burgman 400, assim como outros rivais, não está disponível por aqui). No ano passado, foram quase 300 emplacamentos.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza