Publicidade

Apresentado no último Salão Duas Rodas, chega às concessionárias nos próximos dias o scooter Dafra Maxsym 400i. Mais um produto da parceria com a taiwanesa SYM, o Maxsym chega para chocar-se com o único concorrente até agora, o Suzuki Burgman 400. No entanto, ao preço de quase R$30 mil contra os quase R$21 mil do Maxsym, tudo indica que a Dafra causa alguma dor de cabeça aos executivos que comandam a marca japonesa.

Conveniência em abundância sem abrir mão do desempenho: scooterzão tem boa receita para fazer sucesso

Conveniência em abundância sem abrir mão do desempenho: scooterzão tem boa receita para fazer sucesso

O scooterzão destaca-se pelos muitos itens de conforto e conveniência e traz como itens de série freios C-ABS (Combined Anti-lock Braking System – sistema de freio antitravamento combinado), espaço sob o banco para acomodar dois capacetes integrais, apoio lombar para garupa, entrada USB e tomada 12V, multiplos espaços para guardar e levar coisas e pelo preço: R$ 20.990,00. “Depois do Citycom, o Maxsym 400i é o degrau natural”, afirma Sergio Dias, diretor comercial da Dafra. “Procuramos trazer ao mercado um produto com uma relação custo-benefício realmente muito positiva”, destaca o executivo.

Publicidade
Perfil moderno, rodas maiores e boa proteção frontal: cidade e estrada

Perfil moderno, rodas maiores e boa proteção frontal: cidade e estrada

Com o lançamento do Maxsym 400i e a chegada no segundo semestre deste ano do Cityclass 200i, a Dafra passará a ser a marca com a maior linha de scooters disponível no mercado brasileiro, começando com o pequeno Smart 125, e chegando no Maxsym 400i, deixando no meio dois degraus, o Cityclass 200i e o Citycom 300i. “E podem esperar mais scooters para 2015”, prometeu Dias.

Conforto e desempenho

O Maxsym 400i está equipado com motor OHC (Over head camshaft) de 399,3 cm³, quatro tempos, quatro válvulas, um cilindro, refrigeração líquida, injeção eletrônica e transmissão CVT (Continuous Various Transmission). A potência máxima é de 33,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 3,2 kgf.m a 5.500 rpm.

Publicidade
Freios C-ABS e espaços múltiplos para guardar coisas

Freios C-ABS e espaços múltiplos para guardar coisas

O ABS é item de série e o Maxsym tem ainda o sistema de acionamento combinado (C-ABS), inédito na categoria. Esse sistema faz com que o freio seja acionado de forma combinada nas duas rodas, mesmo quando o piloto aciona apenas o manete do freio traseiro, aumentando a segurança da frenagem. Na dianteira o Maxsym apresenta dois discos de 275mm e duplo cáliper e na traseira disco simples também de 275mm. As rodas são de liga leve aros 15”na traseira e 14” na dianteira.

Estreito, mas não muito: cuidado nos corredores urbanos

Estreito, mas não muito: cuidado nos corredores urbanos

O pára-brisa é regulável em duas posições (5 cm mais acima ou abaixo) e o amplo assento possui apoio lombar para piloto e garupa – sendo três níveis de ajustes para o condutor, o que ajuda bastante para pilotos diferentes portes encontrarem a melhor posição para pilotar. O tanque de combustível tem capacidade para 14,7 litros e a Dafra informa o consumo de até 25 km/l de acordo com testes seguindo a norma NBR7024, o que significa autonomia média de quase 370 km.

Publicidade
Sob o banco generoso espaço; o requinte da entrada de ar quente e no chão, o compartimento para abastecimento

Sob o banco generoso espaço; o requinte da entrada de ar quente e no chão, o compartimento para abastecimento

Outro ponto de destaque do Maxsym 400i é o refinamentos no acabamento, de fato muito cuidadoso. A começar pelo design dos faróis duplos e lanternas em LED  com sensor crepuscular, que liga os faróis automaticamente quando diminui a luminosidade. O compartimento sob o banco possui forração para evitar que objetos deixados ali façam barulho quando em movimento e acomoda até dois capacetes integrais. O acionamento é facilitado com botão localizado no punho (além do acionamento padrão na chave), dispensando a necessidade de desligar o motor para acessar o compartimento sob o banco.

Painel mais bonito e funcional que muitos automóveis de luxo; cuidado nos detalhes e no acabamento

Painel mais bonito e funcional que muitos automóveis de luxo; cuidado nos detalhes e no acabamento

O modelo traz um destacado e colorido painel com grande oferta de informações, incluindo conta-giros, indicação do nível de combustível e reserva, relógio, e um display central que informa a carga da bateria, alertas de troca de óleo e temperatura do motor e todas as outras informações necessárias através das muitas luzes-espia. Confira a seguir mais alguns itens do pacote de conveniências e equipamentos do Maxsym 400i:

Piloto e garupa, na cidade ou na estrada: conforto

Piloto e garupa, na cidade ou na estrada: conforto

• Ar quente direcional para as pernas, excelente para trafegar sob temperaturas mais baixas

• Pedaleira do garupa retrátil e de fácil acionamento

• Cavalete central e freio de estacionamento

• Iluminação no interior do bagageiro sob o banco

• Dois porta-objetos com trava, um de cada lado do guidão

• Porta-objetos central com travamento na chave, que oferece ainda USB e tomada 12V

• Contato da ignição com trava

• Manete de freio com regulagem de posição

• Acendimento automático do farol

Vários espaços para guardar e levar utilidades

Vários espaços para guardar e levar utilidades

O novo scooterzão da Dafra começa a chegar nas lojas da marca a partir desta semana ao preço público sugerido de R$ 20.990,00 e as cores disponíveis são branca pérola e preta brilhante.

Ficha técnica Maxsym 400i

Ficha técnica Maxsym 400i

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.