Publicidade

Medidas simples evitam acidentes, diz especialista do IQA

Dica do IQA – No Brasil, 35 mil pessoas morrem por ano vítimas do trânsito.

O quadro poderia mudar se o motorista adotasse medidas simples. Uma delas é reconhecer as situações de perigo e manter distância do veículo à frente, porque possibilita ao motorista ter tempo para responder a ações bruscas, como frear ou desviar do obstáculo. O comentário é de Sérgio Kina, gerente técnico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro e criado pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor.

Outra medida é manter os retrovisores regulados. –O interno deve estar ajustado para permitir ampla visão do vidro traseiro, enquanto os externos devem permitir que o motorista sentado veja o limite traseiro do veículo e, com isso, reduza a possibilidade de -pontos cegos–, ensina. O uso do cinto de segurança por todos que estão no veículo e a manutenção preventiva do carro são outras dicas, segundo o especialista.

Publicidade

— É vital manter o veículo em bom estado de conservação, o que inclui checagem periódica dos sistemas de freios, direção, suspensão, pneus e outros itens–, diz. Os pneus devem estar calibrados conforme pressão especificada no manual do veículo e ser observado o estado de conservação. –Pneu muito cheio desgasta no centro, enquanto que o murcho tem um desgaste maior nas laterais–, afirma.

Outro item são os faróis, que devem estar sempre alinhados e regulados para não ofuscar o motorista que trafega na direção contrária. –A regulagem deve ser feita numa oficina especializada, porque ela segue um padrão de segurança–, recomenda. Segundo Kina, um teste se o farol está regulado é observar se do lado direito, o farol ilumina a rua e a calçada e do lado esquerdo, a rua. –Se iluminar diretamente o motorista que vem na direção oposta é sinal de que precisa de regulagem–, afirma.

Sérgio Kina chama a atenção para o atendimento às recomendações de manutenção do fabricante, contidas no manual do veículo. –Para obedecê-las, é importante dar preferência à manutenção em redes certificadas. O IQA possui hoje uma rede de oficinas certificadas bem extensa por vários estados do País–, ressalta. A lista de oficinas certificadas se encontra disponível no portal do IQA – www.iqa.org.br