Nem sempre é possível realizar uma manutenção rápida na sua oficina de confiança. Nem por isso é preciso rodar sem conferir itens básicos na motocicleta. Confira 5 coisas que você pode arrumar na sua moto em casa.
1 – Pneus – manutenção da moto em casa
Verificar o estado dos pneus é uma tarefa que deveria ser feita sempre antes de sair de casa. Em uma inspeção rápida já é possível perceber possíveis problemas. Questões como bolhas, desgaste irregular e demais sinais severos de desgaste indicam que algo mais sério está errado.
Além disso, é possível monitorar o desgaste e saber quando é preciso substituir um pneu. Para isso, basta verificar o indicador que fica paralelo à banda de rodagem, o famoso TWI. Além disso, é possível manter a calibração sempre em dia usando um calibrador portátil, facilmente encontrado à venda na internet. O recomendado, é calibrar os pneus quinzenalmente.
2 – Cabos de embreagem e freio dianteiro – manutenção da moto em casa
Outros detalhes de cuidados, com a moto em casa, são a conferência dos cabos de embreagem e freio dianteiro. Nesse sentido, os manuais da sua moto são importantes, pois eles ensinam e indicam como fazer esses ajustes rápidos nesse conjunto.
Além disso, cada vez mais populares, os freios a disco podem dar sinais de desgaste. Ruídos metálicos ou perda da eficiência de frenagem não devem ser negligenciados. Fique atento, pois pode ter chegado a hora da troca!
3 – Nível de fluídos
Pode parecer besteira, mas nem todo mundo lembra de conferir o nível de óleo, até que algum problema aconteça. Conferir o nível deste e demais fluidos pode e deve ser realizado em casa. Mais uma vez, os manuais indicam como proceder com cada modelo e marca. Hoje, é possível até baixar manuais na internet!
Além disso, nas motos que têm refrigeração líquida, é preciso ficar atento também ao líquido de arrefecimento do radiador. Fique atento ao nível deste fluido também é claro, utilize o fluido recomendado pelo manual do fabricante!
4 – Ajustar a folga da corrente
Outro detalhe deixado para trás às vezes, mas de extrema importância, é a manutenção do kit de transmissão. Verificar a folga da corrente regularmente é essencial para o bom funcionamento do sistema, assim como para ampliar sua vida útil.
O ajuste é feito de forma diferente entre um e outro modelo de moto. Entretanto, via de regra costuma ser simples, precisando apenas de uma ou duas chaves. A informação de como proceder, assim como de qual a folga ideal (a corrente não pode ficar esticada nem frouxa demais) é facilmente encontrado no manual da motocicleta.
Veja também:
- Deixou saudades? Relembre a CBR 250R que esteve no Brasil
- Meio Bros, meio CRF: a curiosa moto trail da Honda lá fora
- Acelerador no pé? Honda trabalha em scooter ‘revolucionária’
5 – Limpar a corrente
Para fechar as dicas de manutenção simples que você pode fazer em casa, mais uma ação com a relação. Tão importante quanto mantê-la bem ajustada, é garantir que ela esteja limpa e lubrificada, beneficiando seu uso e evitando o desgaste precoce.
Assim, a corrente precisa ser limpa regularmente, ao menos uma vez no mês. Evite usar graxa branca ou outro materiais que geram uma camada espessa sobre a corrente, pois eles acabam acumulando detritos. Limpe a corrente com escovas e a lubrifique com fluidos específicos, facilmente encontrado em moto peças ou na internet.