O mais novo membro da família Suzuki V-Strom acaba de ser lançado na América do Sul, mais especificamente na Colômbia. A novidade é uma trail de baixa cilindrada e com o estilo das grandes aventureiras da marca. É melhor que Bros e Crosser? Confira a Suzuki V-Strom 160 do exterior.

Suzuki lança V-Strom 160 no exterior

A nova Suzuki V-Strom 160 se junta à família de modelos: V-Strom 250SX, V-Strom 800 e V-Strom 1050. Em termos de conjunto, a novidade se assemelha a Haojue DL160 da China. Isso porque, a motocicleta é fruto da parceria entre a chinesa Haojue Holdings e a japonesa Suzuki Motor Corporation.

V-Strom 160

Modelo V-Strom 160 é basicamente as mesma moto que a Haojue DL160, mas com as cores e grafismos da Suzuki

Desta forma, o modelo é movido pelo mesmo motor monocilindrídeo de 162 cc da DL160. Um propulsor com potência de 14,8 cv a 8.000 rpm e 1.4 kgf,m de torque máximo a 6.500 rpm, junto da caixa de câmbio de cinco velocidades. Em resumo, números muito semelhantes aos da Honda Bros e da Haojue DR 160 vendidas no Brasil e mais potente que a Yamaha Crosser.

Haojue DL 160

Conjunto da trail da Haojue/Suzuki conta com iluminação full-LED, painel completo, ABS nas duas rodas e pneus de uso misto

Contudo, é o apelo estético da V-Strom 160 que chama a atenção, remetendo as grandes bigtrails da Suzuki. Além disso, assim como a Haojue DL 160 a versão V-Strom tem seu visual reforçado com a iluminação full-LED, além de detalhes como painel de LCD e tomada USB.

Em outros pontos, a V-Strom 160 apresenta rodas de liga leve de 17 polegadas e suspensões da Kayaba. Ou seja, não é ‘tão trail’ quanto as Honda e Crosser, com rodas raiadas e maiores na dianteira. Contudo, o modelo tem discos de freio com sistema ABS de canal duplo. Por fim, o peso declarado é de 148 kg e o tanque de combustível é capaz de comportar até 13 litros de gasolina.

Veja também:

Chega em dezembro na Colômbia  

A nova Suzuki V-Strom 160 tem como objetivo inicial suprir os mercados asiáticos e sul-americanos. Entretanto, curiosamente, a marca escolheu a Colômbia como um país inicial para iniciar as vendas da moto.

Haojue DL 160

Ao contrário da versão “V-Strom”, a Haojue DL 160 poderia ter mais chances de ser lançada no Brasil, seguindo a proposta da representante da marca

No país vizinho, o modelo chega em dois esquemas de cores típicas da marca japonesa: amarelo e branco / azul. A novidade chega em dezembro, mas ainda não teve seu preço revelado. Por fim, aqui no Brasil, a versão V-Strom 160 tem poucas chances de chegar. Isso porque, para o mercado nacional, a representante da marca, (JTZ), opta em oferecer a gama de modelos de baixa cilindrada apenas da Haojue, limitando às Suzuki para a alta cilindrada.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]