Publicidade

A indiana Royal Enfield não para! Depois dos recentes lançamentos Scram 411 e Hunter 350 a marca parece já estar trabalhando em uma nova moto trail – segmento onde é representada pela Himalayan 411 atualmente. E o protótipo até já foi flagrado rodando em ruas públicas!

Royal Enfield trabalha em ‘nova Himalayan’

O protótipo da Royal Enfield foi fotografado em um posto de gasolina em Lutterworth, não muito longe de onde fica o Centro de Tecnologia da marca no Reino Unido. A cidade fica na região de Birmingham e a 140 km de Londres.

nova moto trail da royal enfield é flagrada em testes

Nova moto trail da Royal Enfield vai usar um novo motor de 450cc, mais potente e moderno que o 411cc da Himalayan

A moto pode ser identificada como uma Royal através de um emblema (quase apagado!) na tampa do motor. Fora isso, ela compartilha pouco com qualquer outra motocicleta da marca – com apenas o aro traseiro de 17 polegadas parecendo ser retirada diretamente da Himalayan.

Publicidade

Ao contrário de outras monocilíndricas na gama de modelos da RE, este motor é refrigerado a líquido, com a cabeça do cilindro inclinada para a frente – em vez de diretamente na vertical. Fique tranquilo, a garrafa de refrigerante vista na lateral não deve chegar à máquina finalizada…

royal enfield himalayan em pintura militar

Sucesso de vendas em muitos países (inclusive no Brasil), Himalayan deve seguir no lineup ocupando uma posição ‘de entrada’ assim que a nova trail chegar

Brincadeiras à parte, embora não haja pistas sobre a capacidade do motor, relatados vindos da Índia sugerem que será um 450 cilindradas mais agressivo. Com isso, a novidade deve se afastar do desempenho tranquilo da Himalayan de 411cc. Então será uma moto que pode entrar no terreno das KTM 390 Adventure e linha CRF 300 da Honda, por exemplo.

Ao lado do novo motor, há um escapamento curto, com uma placa na altura do calcanhar disfarçando o grande conversor catalítico. O item deve ajudar o conjunto a atender as mais recentes normas de emissões europeias (Euro5).

Publicidade

Nova Royal pode entrar no nicho das CRF 300 da Honda

Royal Enfield para off-road

O novo modelo pode significar uma aposta mais focada no mundo off-road. Isso porque a Royal Enfield trail flagrada tinha garfo invertido mais robusto e com bastante curso – novidade em motos da marca, diga-se de passagem. A roda dianteira é grande, de 21 polegadas. Não há protetor de cárter no protótipo, mas isso pode ser adicionado depois.

royal enfield terá moto com aro 21

Protótipo exibia roda aro 21 e garfo invertido na dianteira

Ainda a respeito da suspensão, há um amortecedor traseiro montado no lado direito, que parece se estender do braço oscilante fino ao quadro, logo abaixo do grande tanque de gasolina. Poderá ser difícil de se fazer ajustes, mas pelo menos opções de pré-carga deverá ter.

Publicidade

Falando no tanque de combustível, o reservatório parece se estender abaixo do assento do piloto. Então, pode haver um compartimento adicional flutuando logo acima do amortecedor do extremamente longo.

Veja também:

Assim como acontece com a KTM 390 Adventure, novidade da Royal pode apostar no mercado de habilitados categoria A2 – na Europa

Moto para novatos na Europa

Apesar das credenciais off-road apresentadas pelo protótipo Royal Enfield trail, o modelo pode ser focado nos novatos europeus. Isso porque a moto seria uma aposta no mercado de condutores com a licença de condução A2. Ou seja, deve ter potência próxima dos 47 cv, limite da categoria.

Corroborando com isso, vemos o banco em dois níveis com altura aparentemente ‘acessível’. Fechando o pacote a moto tem proteções na dianteira inspiradas na Himalayan. Tudo isso envolvendo o farol único arredondado e um painel – aparentemente – bastante básico.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]