A nova XR 300L Tornado é o principal lançamento da Honda motos em 2024. O modelo desembarca em agosto, repleto de novidades. Porém, será que a motocicleta brasileira deixa a desejar frente a CRF 300 à venda no exterior? Compare as duas.

CRF 300 é melhor que Tornado 300?

A Honda CRF 300 é uma trail de média cilindrada, apresentada ao mercado internacional ainda em 2020. Desta forma, o modelo chegou a ter sua possível vinda ao Brasil especulada. Entretanto, com o lançamento da Tornado, a chance de vinda da CRF parece encerrada.

Tornado - Honda-CRF-300
Honda CRF 300 tem proposta mais off-road que Tornado, contudo, tanque menor e demais detalhes à deixam menos versátil na cidade que a moto brasileira

Em comum, nova Tornado e CRF 300 compartilham o mesmo nicho: são aventureiras que buscam o melhor equilíbrio entre tamanho, peso e potência. Motos para enfrentar tanto o asfalto quanto as estradas de terra. E claro, são duas 300 cilindradas.

 

Diferenças começam no motor

Contudo, as receitas são diferentes. A CRF 300 é movida por um motor monocilíndrico DOHC de 286 cm³, com refrigeração a líquido. O propulsor desenvolve potência máxima de 26,9 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 2,8 kgf.m a 6.500 rpm – junto da transmissão de 6 marchas.

Tornado
Tornado chaga com uma proposta mais off-road que a Sahara

Já a nova Tornado tem o mesmo motor da Sahara. Trata-se de um monocilíndrico SOHC de 293,5 cc, com refrigeração a ar. Com novo filtro de ar gera 24,8 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque – junto do câmbio de 6 marchas, com embreagem assistida e deslizante.

Veja também:

Vocação off-road

A CRF 300 tem peso em ordem de marcha de 142 kg e altura em relação ao solo de 285 mm. Além disso, tem suspensão com garfo telescópico invertido, com 305 mm de curso e Pró-link na traseira com 315 mm de curso.

Já as rodas das CRF são de 21 polegadas na frente e 18 na traseira, calçando pneus 80/100 e 120/80, respectivamente. O tanque tem modestos 7,8L e somente 12,8L na versão topo de linha Rally.

CRF 300
CRF 300 tem versão Rally no exterior, com tanque maior e detalhes estéticos como farol duplo, proteções no motor e banco mais alto

O peso seco da Honda XR 300 Tornado é de 143 kg e a capacidade do tanque é 13,8 litros (3,7 litros de reserva). As suspensões têm garfo dianteiro telescópico com 245 mm de curso e pneu na medida 90/90. Na traseira a moto também tem Pro-Link com curso de 227 mm e pneu 120/80. A altura do solo é de 268 mm.

Preço da nova Tornado e CRF 300

É difícil comparar o preço das duas trail da Honda, afinal elas dificilmente serão vistas à venda nos mesmos países. Apesar disso, a Tornado 300 tem preço sugerido de R$ 27.690, mesmo valor da Sahara Rally. Já a CRF 300 L parte dos 5.950 euros, cerca de R$ 35.600 em conversão direta.

preço da crf 300l
A CRF 300L é mais refinada que a Tornado brasileira e também custa mais caro

 

CRF 300L ou Tornado, qual a melhor?

Hora do veredito no nosso breve comparativo. Como você viu, a CRF 300 é mais refinada que a Tornado. Afinal, possui componentes como motor arrefecido a líquido e suspensão dianteira invertida, assinada pela Showa. Além disso, produz mais potência e é mais leve. E promete um potencial off-road ainda maior, graças a itens como o ABS desligável na traseira.

tornado 300 é boa
A Tornado pode não ter a suspensão Showa ou o motor arrefecido a líquido da CRF 300L, mas promete dar conta da missão de substituir a lendária XR 250

Mas a Tornado 300 promete cumprir com êxito sua proposta de substituta da lendária XR 250. Aliás, tem ficha técnica para ser ainda melhor que a antiga Tornado em trilhas e off-road pesado. Também supera a CRF 300L em alguns pontos específicos, como no painel LCD completo e iluminação full-LED. Além disso, é mais acessível.

 

 

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio