Publicidade

A Comissão Européia tornará obrigatório um sistema de chamada automática que informará a localização exata e o modelo de um veículo logo após (alguns minutos no máximo) a ocorrência de um acidente sério em suas estradas.

O sistema é padronizado na mais nova versão do sistema multimídia COMAND online e é gratuito aos clientes Mercedes com possível exceção de despesas de serviço pós-pago de celulares. O serviço já é disponível em 19 países europeus.

Após um acidente sério cada segundo conta, o sistema de chamada de emergência é automático e no caso da Mercedes avisa se os airbags ou o sistema de tensionadores dos cintos de segurança forem acionados. Se o sistema COMAND Online estiver ligado ao celular, a localização precisa do GPS e o número de identificação do veículo são enviados como mensagem de texto (SMS) ao Centro Bosch de Comunicação, ao mesmo tempo em que os dados de localização são transmitidos por DTMF (sinais de tom duplo e multi-frequência).

Mesmo que os ocupantes estejam inconscientes, ou se, por exemplo, estejam de férias e não saibam exatamente onde estão, o Centro poderá informar aos serviços de emergência com precisão a localização. Uma característica muito prática que poderá ser de grande ajuda numa emergência é a de que a chamada não é feita na língua do país em que o acidente aconteceu, e sim na língua em que foi programado o COMAND Online.

Publicidade

A chamada pode ser feita igualmente manualmente, já que o número estará sempre em primeiro lugar na agenda telefônica do carro. Em toda a Europa, o número de emergência é 112.
Geograficamente, a e-Call, ou chamada de emergência, está sendo instalada em fases, com nove países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Itália, Reino Unidos e Suíça) servidos a partir de 1º de janeiro de 2013 e 10 outros (Bulgária, Finlândia, Grécia, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal e România) mais para o fim do ano.

Como parte da iniciativa eSafety, a Comissão Européia definiu que a partir de 2015 a tecnologia eCall deverá estar disponível em todos os carros novos. Fontes da Comissão Européia descobriram que com a ajuda de chamadas eCall imediatas fornecendo as coordenadas da cena de acidentes, o tempo de reação dos serviços de emergência poderão ser reduzidos em 50% nas zonas rurais e em 40% nas cidades. E isso poderá significar menos 2.500 mortes por ano na Comunidade Européia.