Publicidade

Mês Positivo para a Indústria de Veículos de Duas Rodas

Produ‡Æo e vendas em abril apresentam bons resultados em compara‡Æo ao mesmo mˆs de 2007, mas a ordena‡Æo no crescimento precisa ser priorizada e respeitada.

O setor de ve¡culos de duas rodas apresentou no mˆs de abril continuidade no ritmo de crescimento em produ‡Æo e vendas, confirmando as previsäes da Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. A produ‡Æo registra um incremento de 34,3% e as vendas no mercado interno contabilizam um aumento de 36,1% se comparados ao mesmo mˆs do ano passado.

Responsabilidade – O crescimento sucessivo do setor, com a aceita‡Æo cada vez maior da motocicleta como ve¡culo de transporte individual de baixo custo e manuten‡Æo acess¡vel … todas as camadas da popula‡Æo economicamente ativa, vem ampliando a produ‡Æo do parque industrial e atraindo new commers de v rias partes do mundo. V rios grupos empresariais tˆm manifestado interesse pela implanta‡Æo industrial e comercial de novas marcas, refor‡ando a previsÆo de incremento setorial.

Publicidade

Embora promissor este crescimento demandar , em futuro pr¢ximo, grande aporte em investimentos adicionais por parte dos novos players na implanta‡Æo de redes de concession rios, estoque de pe‡as de reposi‡Æo, treinamento de agentes comerciais e t‚cnicos, suporte e garantia aos novos consumidores. Para a Abraciclo este ser  o verdadeiro crescimento do setor, com a correspondente amplia‡Æo do mercado de trabalho, mas alerta para a necessidade de solidez no processo. “A chegada de novos parceiros de mercado ‚ bem vinda desde que suportada por alta capacita‡Æo industrial, investimentos institucionais em educa‡Æo e seguran‡a e apoio aos usu rios no servi‡o de p¢s-venda”, declara Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da entidade, chamando a aten‡Æo para a necessidade de coerˆncia e responsabilidade no crescimento.

Os fabricantes de motocicletas registram nos primeiros quatro meses deste ano um acumulado de 730.994 novas unidades produzidas no pa¡s um crescimento de 26,3% se comparado as 578.612 do mesmo per¡odo do ano anterior. S¢ neste mˆs sa¡ram das linhas de montagem das empresas instaladas no P¢lo Industrial de Manaus 190.792 novas motocicletas um aumento de 34,3%, em rela‡Æo a abril de 2007, onde foram produzidas 142.017 unidades. Se comparado a mar‡o de 2008, que registrou a fabrica‡Æo de 184.790 motocicletas, a produ‡Æo apresenta um incremento de 3,2%.

As vendas no mercado interno tamb‚m apresentam bons resultados. Foram comercializadas 181.455 motocicletas um aumento de 36,1% se comparado aos 133.320 registrados em abril do ano passado. Um aumento de 4,1% tamb‚m pode ser observado em rela‡Æo ao mˆs de mar‡o onde foram vendidas 174.256 novas motocicletas.

Segundo o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, o pa¡s desponta como um dos cinco principais produtores mundiais de motocicletas, no entanto ‚ muito importante manter o crescimento sustent vel. “A‡äes respons veis, investimentos e pol¡ticas de qualidade, durabilidade e suporte t‚cnico aos produtos sÆo primordiais para vislumbrarmos o desenvolvimento do setor”, afirma Takeuchi.

Publicidade

A‡Æo Moto Check up – Cumprindo seu objetivo de zelar institucionalmente pelo setor e sua evolu‡Æo, a entidade que congrega a ind£stria do transporte de duas rodas tem envidado esfor‡os no sentido de apoiar e promover a‡äes que contribuam para a melhora da educa‡Æo e seguran‡a na utiliza‡Æo dos ve¡culos. A constƒncia nessas a‡äes ter  efeito positivo e trar  repercussäes junto a outros setores organizados da sociedade para que fa‡am o mesmo.

Caminhando na dire‡Æo da meta pretendida, a Abraciclo realizar  nos dias 13,14 e 15 de maio, das 08:30h …s 16:30h, no p tio do hipermercado Extra, na rua Samuel Klabin, 193, na zona oeste da Cidade de SÆo Paulo, pr¢ximo ao viaduto de acesso … Rodovia Anhanguera, o Moto Check Up, uma a‡Æo educativa e de incentivo a condu‡Æo segura destinada aos usu rios de motocicletas. A atividade tem como objetivo avaliar as condi‡äes mecƒnicas dos ve¡culos de duas rodas, a situa‡Æo dos itens de prote‡Æo como o capacete, al‚m de exibir para os motociclista um filme educativo com a apresenta‡Æo de dicas de boa condu‡Æo e pilotagem.

Caso o condutor nÆo seja motofretista a a‡Æo visa tamb‚m incentivar o profissional a se cadastrar no DTP – Departamento de Transportes P£blicos da Secretaria Municipal de Transportes da Cidade de SÆo Paulo, e receber  informa‡äes de como se inscrever no curso de Condumoto da CET – Companhia de Engenharia de Tr fego.