Publicidade

A Honda Rebel 500 é uma das motos mais pedidas da marca para o Brasil nos últimos anos. Naturalmente, é um modelo cultuado em muitos mercados além do nosso…

Pelo visto, ao ponto de criar uma cópia com visual muito parecido, mas vendida pela metade do preço. É o que fez a fabricante chinesa Xiang Shuai, com a Cangyun XS500, em seu mercado doméstico. Detalhe: antes de fazer esta cópia descarada da Honda, eles já tinham know how com modelos da Harley.

Chineses apostam em ‘clone’ da Honda Rebel 500 

A Cangyun 500 foi apresentada oficialmente na Chongqing Motorcycle Expo, em 2021. E desde de que deu as caras, sua aparência semelhante a Rebel 500 roubou a cena. A Xiang Shuai é conhecida em seu país por oferecer um ‘catálogo alternativo’ de modelos com visual semelhante ao da Harley-Davidson. Mas agora, a marca inspiração da vez, sem dúvidas foi a Honda.

Parece reunião da Harley, mais foi só mais um evento com os produtos da Xiang Shuai

Publicidade

A Cangyun XS500 é equipada com o motor Loncin KE500 – que você também pode encontrar nas motos das marcas Colove, própria Loncin e na Voge 500 AC (uma sósia da CB 500F). O propulsor produz 48 cv de potência e 4.3 kgf.m de torque, no conjunto que pesa cerca de 195 kg. E basta apenas uma breve observação para ver que a usina também foi inspirada em projetos japoneses…

Então, a Cangyun 500 é uma imitação tosca? Não necessariamente! A qualidade mecânica do motor Loncin KE500 rende mais que apenas promessas. Isso porque a Loncin é um fabricante renomado no mercado, já atuou ao lado de marcas como a Yamaha e mesmo produziu motores para nomes famosos, como a BMW.

motor da cópia da Honda rebel 500

Cangyun XS500 é movida pelo motor Loncin KE500, encontrado em muitos outros modelos e inspirado (veja só) no Honda 471cc

Veja também:

Publicidade

Você rodaria em um ‘clone’?

Embora as semelhanças visuais entre a XS500 e Rebel 500 sejam inegavelmente impressionantes, alguns ajustes pequenos foram feitos na chinesa. Por exemplo, a XS500 tem distância ao solo de 180 mm, enquanto a Rebel 125 mm.

honda rebel 500

Honda Rebel 500 também está disponível no mercado chinês, mas custa mais que o dobro de seu clone local

Já o tanque de combustível da Cangyun tem capacidade para 14 litros de combustível, enquanto o da Honda carrega apenas 11,2 litros. De resto, o pacote visual das motos é igual, sem tirar nem pôr. Até mesmo as cores e grafismos têm toques semelhantes!

Mas e aí? Os chineses aprovam rodar na réplica da original? Imagine encontrar uma Rebel 500 no trânsito! Por lá, isso pode e já deve ter acontecido e no geral a tolerância do mercado a esse tipo de produto parece que está aumentando, não só na China. A BMW, por exemplo, recentemente lançou sua nova esportiva, baseada na cooperação com a indiana TVS.

Publicidade
cópia chinesa da honda rebel 500

Modelo chinês aposta no preço convidativo

 

Quanto custa a cópia da Honda Rebel 500

A Cangyun 500 chegou custando em torno de 30.000 yuans chineses – cerca de R$ 24 mil em conversão direta. Uma oferta bastante convidativa frente a Honda Rebel 500, que custa mais de 70.000 yuans (R$ 56 mil). Semelhante de dentro para fora, parece ser atrativa para alguns consumidores!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]