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Foto: Bitenca

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Dúvidas sobre o consumo da CBX 250. 1) Posso trocar o gicleur de alta pela da XR 250? Parece que o dela é 150 e o da XR é 138. 2) Trocar a relação pela da XR? No artigo do Tite ele disse que a da XR é mais acertada para o motor. 3) Funciona como carro a questão dos pneus mais largos? Eu posso trocar o traseiro por um mais fino sem comprometer a estabilidade, visando apenas o consumo? Muito obrigado pela atenção e grande abraço! Fabiano, 20, Goiânia, GO.

R: Fabiano, A carburação da moto é feita para ter a melhor eficiência com o menor consumo. A substituição das peças internas do carburador feitas isoladamente vai comprometer todo funcionamento do motor. Em alguns casos somente, a mudança da relação final da transmissão pode ser feita, mas não sem comprometer alguma situação específica da moto. Você pode procurar um pinhão com um dente a mais se quiser baixar o giro em todas as marchas e isso pode trazer alguma economia em situações em que não se exige tanta aceleração e a velocidade final pode aumentar se a resistência ao vento não for maior que a força da moto contra ele. Raramente aumenta, apenas em descidas com vento a favor.
O pneu mais fino altera a estabilidade sim, vai prejudicar sua segurança nas curvas. Talvez a melhor alternativa para você economizar seria procurar andar mais devagar, sem acelerar muito e com pouca velocidade. Essa moto já é bastante econômica. Abraços e boa sorte.

Mexer no carburador, Muita moto, Bros motard,Olá, tenho uma fazer 250, mas acho q ela é “muita moto” pra mim, pois a maioria do tempo ando na cidade (maioria do asfalto irregular). sou fascinado pela xtz 125, e gostaria de saber se ela serviria para uma viagem de uns 200km, ela se tornaria muito cansativa(devido ao banco e a falta de potencia)? lembrando que a maior parte do uso é na cidade, e se viajar com ela no cabo enrolado vai consumir muito. ja rodei com ela na cidade e gostei, mas em rodovias gostaria de uma opniao agradeço desde ja! obs: caso eu for trocar de moto, vou optar pelo modelo 2009. Evandro, 22, Santa Fé do Sul, SP.
R: Evandro, A 250 é uma moto mais versátil e potente para pegar uma estrada como você quer. A 125 vai sofrer para te prestar o mesmo serviço, e seria sim mais cansativo porque você teria que manter o motor em um regime mais estressante e a própria viagem mais perigosa porque não teria uma média de velocidade compatível com os outros veículos da estrada, só sairia ganhando no consumo de combustível mas não das peças internas do motor. Boa sorte.

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Ola amigos do motonline, acompanho o site todos os dias e sou fã do trabalho de vcs. ja tive diversas motos de varios tipos de cilindradas, hoje tenho uma bros 08, que estou querendo “faze-la” uma motard, já rebaixei a dianteira em 20mm e ficou muito boa, queria colocar dois pneus “lisos”, dá pra fazer isso sem mudar rodas e outras coisas e se isso não prejudica o restante do conjunto? é que não queria gastar muito! um abraço e fiquem com Deus. Carlos, 34, Olinda PE.

R: Carlos, você pode substituir os pneus por modelos de rua seguindo as mesmas medidas: dianteiro: 90/90-19 Traseiro: 110/90-17 sem problemas. A moto vai ficar com mais aderência nas ruas e o rebaixamento que você fez na frente resulta em uma maior rapidez nas manobras em curvas. Não se esqueça que essa alteração vai prejudicar a estabilidade em linha reta, pode estar no limite do “tank slapper” que é aquela oscilação da frente que quer entrar em pêndulo. Cuidado, verifique se esta condição não está presente e for o caso reduza um pouco o rebaixamento.
Boa sorte.