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Foto: Rodas da Midnight na Shadow - Claudinei Cordiolli

Foto: Rodas da Midnight na Shadow - Claudinei Cordiolli

Possuo uma Shadow 750 08/09. Gostaria de ajuda para resolver, sob o meu ponto de vista, dois problemas: Os pneus possuem câmara de ar e a distância do solo é pequena. O aro dianteiro é de 17 pol e o traseiro 15 pol. É possível colocar, por exemplo, as rodas da XVS 950 Midnight da Yamaha, 18 e 16 pol? A motocicleta aumentaria a distância do solo e calçaria pneus sem câmara. Grato. Flávio 59, Rio de Janeiro, RJ

R: Flávio, numa motocicleta, não é tão fácil trocar as rodas como em um automóvel. Componentes do freio são suportados pela roda (disco e tambor) e deve-se verificar todo funcionamento da suspensão também. Se a largura for maior, a balança traseira, buchas e eixos têm que ser adaptados. Por fim, tem-se que verificar o que você comentou na sua pergunta. Se o diâmetro final de cada uma das rodas, montadas com os pneus não vão afetar a ciclística da moto. Devem permanecer os mesmos mas se as larguras forem diferentes, toda geometria da moto deve ser re-estudada para ter uma boa dirigibilidade (rake, trail e altura do solo).
Enfim pode ser necessário fazer um chassi completo para uma boa adaptação, complicado não ? não acho viável.
Abraços,


Fala Bitenca ! Então cara, aquela dica q você me passou não deu certo. Eu sou aquele da titan que não liga com marcha engatada tá lembrado ? Seguinte: fiz tudo q vc me passou e não adiantou. Posso estar errado, mas parece problema elétrico, porquê quando eu tento ligar a moto ela não faz nem menção de ligar, não faz nem um barulhinho sequer. E quando ela liga (no neutro), ela primeiro dá tipo uma engasgada (me parece na ignição) e depois liga normal, como se fosse um soluço. Evandro, 24, Bofete, SP.

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Foto: Baixinho na moto grande, Gaston Rahier campeão de Enduro - BMW Divulgação

Foto: Baixinho na moto grande, Gaston Rahier campeão de Enduro - BMW Divulgação

R: Evandro, o seu problema deve ser elétrico sim. Verifique as conexões. Há um interruptor no manete de embreagem que liga a ignição se não estiver em ponto morto e embreagem acionada. Esse fio pode estar desligado. Abraços


Estou tendo problemas ao dar partida na minha moto, tem dia que pega de primeira tem dia que preciso fazer diversas tentativas. AH! minha moto é uma 125 YES, com partida elétrica. Já me disseram que pode ser o mata motor com defeito, o cdi, bubina, porém já fiz diversos testes mas não consegui descobrir quase nada , só que não tem corrente para o cabo de vela… caso alguém possa me informar sobre o problema, agradeço desde já.
Anderson, 33, Nova Iguaçu, RJ

R: Anderson, ainda são poucas as informações para lhe dar uma resposta precisa.
Mas se o motor vira, não dá faísca na vela, pode haver um mau contato na chave de ignição ou no corta corrente do punho do guidão.
Você tem que verificar num momento em que ela não pega se há algum problema nessas áreas, que são as mais prováveis. Boa sorte. Ricardo, 42, Recife, PE

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Lí sua reportagem sobre Ergonomia e gostaria de sua ajuda. Adquirí uma cota de consórcio de uma motocicleta XT660R, tenho 1,65 altura e 85 Kg…Minha garupa é minha esposa e tem 1,72 altura e 88Kg. Antes de adquirir o consórcio pesquizei bem, pórém no quesito altura do banco o vendedor disse que tinha regulagem…Você sabe como é vendedor né, pra vender promete o céu e a terra. O que você acha da minha escolha? Será que terei de pegar a carta de crédito e procurar outra moto, uma V-Strom por exemplo. Meu objetivo é ter a moto para viagens curtas e longas. Um grande abraço, Ricardo, 59, Curitiba, PR

R: Ricardo, de fato. Você pode deslizar as bengalas para cima, nas mesas um pouco para abaixar a frente da moto e soltar a pré-carga da mola traseira para o mesmo fim.
Precisa ter cuidado para manter o equilíbrio entre as duas rodas para não alterar muito a ciclística, deixe as duas rodas com o mesmo alinhamento,
abaixando as duas por igual, quando você estiver sentado na moto. Para levar garupa, você vai ter que reajustar a pré-carga da mola para não desequilibrar todo conjunto. Abraços.


Tenho uma xr200 que uso nas trihas, adquiri a mesma 0 km em 2002 é muito boa nas trilhas, mas recentemente tive um vazamento na suspensão dianteira e observei uma folga na bucha guia superior que fica dentro da canela mesmo trocando os retentores por causa da folga volta a vazar, meu problema é o seguinte: onde adquirir essas buchas guia? nas concessionárias aqui de curitiba não tem, já encomendei diversas vezes e nada, dizem que não tem nem na honda manaus, o que a showa tem a dizer pois acredito que as referidas buchas é a mesma da xlx350 e crf230 assim como outras motos com o mesmo diametro de circunferência. em tempo fui ao torneiro para ver se fazia as duas o mesmo disse-me que é um material especial e não é possivel fazer. obrigado aguardo sua resposta. João, 59, Curitiba, PR

R: João, se a peça está descrita e com código na microficha, ou lista de peças da Honda ela deve lhe dar uma posição a respeito. Uma encomenda pode ser feita através da sua revenda, mas vale um acompanhamento. SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente (Motocicletas e Quadriciclos): 0800 055 22 21. Boa sorte.

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