Publicidade

A pr¢xima Mil Milhas, que ser  realizada a partir da zero hora do dia 25, ter  uma nova atra‡Æo para o p£blico presente; al‚m dos tradicionais prot¢tipos, carros nacionais e dos modelos especialmente importados, ser  disputada por dois modelos de carros bastante incomuns, o HPE-Radical.

Os carros sÆo constru¡dos na Inglaterra e tˆm como caracter¡stica mais marcante o fato de serem movidos por motor de motocicleta. O propulsor de 1,3 litro, da Suzuki Hayabusa, passou a ter 1,5 litro e foi acomodado num chassi tubular bi-posto. O conjunto pesa apenas 540 quilos; um dos modelos est  equipado com motor aspirado de 252 cv, e o outro, de concep‡Æo mais sofisticada, recebeu um turbo compressor e teve sua potˆncia ampliada para 320 cv.

A versÆo aspirada j  participou de duas corridas no Brasil. Venceu a primeira delas numa prova do Campeonato Paulista, dirigido por Eduardo de Souza Ramos e Guilherme Spinelli e se classificou em segundo nos 500 Quil“metros de Interlagos, conduzido por Leandro de Almeida e Maur¡cio Neves. Nessa segunda apari‡Æo, ele suplantou diversos Porsches constru¡dos especialmente para provas de longa dura‡Æo e s¢ ficou atr s do Mercedes-Benz DTM, que tem aproximadamente o dobro da sua potˆncia.

A versÆo aspirada do HPE-Radical ser  conduzida por Guilherme Spinelli, Maur¡cio Neves e Michael Vergers. Os dois primeiros sÆo pilotos profissionais de rali e campeäes nas mais diversas categorias. O £ltimo tem larga experiˆncia nas pistas de velocidade. Spinelli venceu o Rally dos Sertäes de 2003, com um Mitsubishi L200 Evolution, e foi campeÆo brasileiro de Rally Cross Country. Neves venceu os Sertäes na categoria Prot¢tipos, com um Mitsubishi Pajero TR4 R, al‚m de se posicionar em quinto lugar na classifica‡Æo geral. Tamb‚m foi vice-campeÆo da Mitsubishi Cup. Vergers ‚ um experiente piloto holandˆs de 34 anos, que j  andou, entre outras categorias, de kart, F¢rmula Ford, Barber Saab, F¢rmula Super Toyota e foi campeÆo do torneio Radical Enduro Champion de 2000.

Publicidade

O modelo turbo, mais potente, ter  como pilotos Hisgu‚, Duda Pamplona e o inglˆs Tim Breves. Hisgu‚, tem 43 anos e muita afinidade com carros de turismo e prot¢tipos. Foi vice-campeÆo brasileiro e campeÆo paulista de Stock Car e participou de v rias Mil Milhas. Duda Pamplona tem 25 anos, foi campeÆo carioca, paulista e mineiro de kart, campeÆo de F¢rmula Chevrolet e terceiro nos campeonatos de F¢rmula Ford e F¢rmula 3 Sul-Americana. Atualmente, corre de Stock Car. O inglˆs Tim Greaves, de 47 anos, que j  fez o campeonato inglˆs de kart e tem participado regularmente das provas do Radical Enduro Champion desde 1998.