Publicidade

A quinta etapa do Campeonato Mineiro de Enduro, foi disputada no último domingo em São Sebastião do Paraíso, a 400 quilômetros de Belo Horizonte. O piloto Vitor Borges, da cidade de Patrocínio-MG, venceu a categoria principal (E1), mas a liderança do campeonato continua com Ripi Galileu, segundo colocado na etapa.

5ª etapa do Mineiro de Enduro

5ª etapa do Mineiro de Enduro

A Comunidade Termópolis, um balneário a apenas três quilômetros da cidade, foi o local escolhido para a concentração dos 130 pilotos inscritos.  A competição teve início às 10h e os pilotos tinham que completar quatro voltas nas três especiais do circuito, sendo a primeira para reconhecimento e as demais cronometradas. As especiais estavam bastante técnicas, com trilhas de alta e outras mais travadas, além de muitas pedras e trechos de mata.

Na categoria Enduro 2 (E2), o campeão da etapa foi Rigor Rico, que conquistou a primeira vitória da temporada. A segunda colocação ficou com Vinicius Lopes, seguido por Wemerson Geraldo de Paula em terceiro.

Publicidade

O piloto Mário Vignate foi o vencedor da categoria Estreante. Com o resultado, ele manteve a liderança do campeonato e ampliou a diferença em relação à Jamir Garcia, segundo colocado na etapa e no Estadual. A terceira posição ficou com Regis Campos.

Além do primeiro lugar no Enduro, Vignate também lidera o Mineiro de Regularidade e segundo ele, apesar de muito diferentes, as duas modalidades se complementam na formação do piloto. “O Regularidade ajuda na hora de transpor obstáculos como pedras, toras e locais alagados. Já o Enduro, contribui para que eu desenvolva a atenção na trilha e as técnicas de pilotagem, em trechos de alta velocidade”.

De acordo com o organizador da etapa, Lucas Gil, a modalidade vem crescendo no Estado. “Este é o quarto ano que organizamos uma etapa do Mineiro e a cada edição percebemos aumento no número de pilotos. Procuro fazer uma prova que chamo de Mista, pois temos uma grande variedade de trilhas na região e podemos incluir numa mesma especial, vários tipos de piso, relevo e vegetação”. Nas demais categorias, os vencedores foram: Vami Oliveira na Over 35, Marcos Geraldo dos Reis na Over 45 e João Paulo Oliveira na Nacional.

Confira os cinco primeiros colocados de cada categoria

Publicidade

ENDURO 1 (E1)
1 VITOR BORGES
2 RIPI GALILEU
3 VICTOR CAMARGO
4 PAULO HENRIQUE VIEIRA
5ANDRÉ SOARES BARBOSA

ENDURO 2 (E2)
1 RIGOR RICO
2 VINICIUS LOPES
3 WEMERSON DE PULA
4 JOSÉ MARCIO DA SILVA
5 PAULO SÉRGIO MATOS

OVER 35
1 VAMI OLIVEIRA
2 CÉLIO MENEZES
3 RICHARD FONSECA
4 LEONARDO DE SOUZA LIMA
5 ANTONELLI FILHO

OVER 45
1 MARCOS GERALDO DOS REIS
2 JULIO CESAR LEMOS
3 CADINHO CAMPOLINA
4 MARCELO FRANCHIN
5 DIEGO HENRIQUE DE MELO

Publicidade

ESTREANTE
1 MARIO VIGNATE
2 JAMIR GARCIA
3 REGIS CAMPOS
4 RONCALLI COSTA
5 WAGNER CAMPOS

Fonte: Yes Sports – foto de Lu Tcmg

RIGOR RICO CONQUISTA VITÓRIA NO MINIEIRO DE ENDURO
Piloto foi o mais rápido da quinta etapa; Ripi Galileu segue na liderança da E1

Rigor Rico foi o mais rápido entre todos os pilotos da quinta etapa do Campeonato Mineiro de Enduro, realizada neste domingo em São Sebastião do Paraíso (MG). O competidor da Gas Gas Racing Team defende o título da categoria E2. Na prova da E1, o atual campeão Ripi Galileu foi o segundo colocado e segue na liderança.

Rigor Rico, piloto de enduro da Gas Gas Racing Team

Rigor Rico, piloto de enduro da Gas Gas Racing Team

Rigor Rico superou dificuldades, o que incluiu uma fratura no pé, e conquistou a primeira vitória da temporada. “Estou muito feliz, estava precisando deste resultado. Espero que agora venham outras vitórias e a fase complicada tenha ficado para trás”, comentou o piloto. “A prova de São Sebastião do Paraíso teve 130 inscritos e um formato diferente, com um circuito mais curto e quatro voltas. Eu não cometi erros e a moto se comportou muito bem”, continuou.

Irmão de Rico, Ripi Galileu chegou perto de mais uma vitória na E1. “Fiz uma boa prova e o circuito era do jeito que eu gosto, com bastante trilha e pedra. Tive problemas com os retardatários, o que me custou muito tempo e a primeira colocação, mas sigo na frente na classificação. Estou confiante e vou acertar os detalhes para as próximas corridas”, concluiu o piloto. A dupla é de Barão de Cocais (MG) e competirá em casa na sexta etapa do Mineiro, marcada para o dia 15 de junho no 1º Desafio 3R Motos.

Fonte: Mundo Press – foto de João Victor Campos