Publicidade

Os principais pilotos do Brasil já confirmaram presença na segunda etapa do Campeonato Mineiro de Trial Indoor, que acontece no próximo domingo (27), no Espaço Trial Vila Rica, localizado na Av. Fleming 900, no bairro Ouro Preto, região da Pampulha, em Belo Horizonte, a partir das 9h.

Maquete do local de realização da 2ª etapa do Mineiro de Trial Indoor

Maquete do local de realização da 2ª etapa do Mineiro de Trial Indoor

O local é o único no Brasil, dedicado exclusivamente para a prática do Trial. Foi inaugurado recente e é a primeira vez que receberá um campeonato de porte nacional. Entre os atletas confirmados, está o atual Campeão Brasileiro de Trial, Valter Fernandes. O evento reunirá os pilotos de destaque nacional e internacional, com representantes da seleção brasileira no Mundial “Trial das Nações”, realizado em 2012 na Suíça.

O Trial se caracteriza pela existência de difíceis obstáculos a serem transpostos pelos competidores

O Trial se caracteriza pela existência de difíceis obstáculos a serem transpostos pelos competidores

Publicidade

O Trial é uma prova off road de baixa velocidade, onde o piloto deve controlar sua moto, de maneira a transpor obstáculos diversos, em terrenos muito acidentados artificialmente construidos. Os pilotos, durante a prova precisam ter muita agilidade para finalizar a prova, pois alguns obstáculos apresentam ângulo de 90º e cerca de 2 metros de altura. Os pilotos não podem tocar o pé no chão, ultrapassar os limites laterais ou cair, pois irão somando pontos com esses erros. O vencedor é aquele que consegue completar e superar os obstáculos com menor número de pontos. As motos de trial são estreitas, com tanque de gasolina muito pequeno e o banco praticamente não existe, pois os pilotos ficam em pé a todo o momento (definição: Monster Sports).

Segundo os organizadores, como forma de incentivo e para divulgação dos novos talentos, o evento terá uma categoria para pilotos iniciantes. “É uma modalidade esportiva pouco difundida no estado e no país, estamos trabalhando para mudar esse cenário e queremos mostrar para as pessoas o quanto é emocionante e as características do Trial, que são o desafio, a ousadia, o equilíbrio e a força”, disse Christiano Tirado Dias, da Moto Trial Brasil, promotor do evento e diretor de Trial da FMEMG – Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais.

O evento fortalece o turismo e o lazer na capital mineira e tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e da Belotur. A entrada é gratuita.

Conheça as várias modalidades do motociclismo off road:  clique aqui

Publicidade