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Mini-Custom

Confort vel e f cil de pilotar, a Sundown VBlade 250 ‚ uma op‡Æo para motociclistas emergentes que se cansaram de pilotar motos de 125 cc

O segmento de 250 cilindradas ‚ o que mais cresce no Brasil. O motivo ‚ obvio: os motociclistas que tˆm motos de 100, 125 e 150 cilindradas querem migrar para modelos de maior porte, potˆncia e valor agregado.  a tal ascensÆo social. Do total de motos comercializadas no Pa¡s 9,2% estÆo na faixa entre 151 e 250 cilindradas. Para atender a estes pilotos “emergentes”, a Sundown oferece a VBlade, uma leg¡tima custom equipada com motor “V2”, que oferece conforto e muitas pe‡as cromadas. Com pre‡o sugerido de R$ 13.490,00, a custom da Sundown traz ainda pedaleiras plataforma, guidÆo alto, banco em dois n¡veis e painel integrado (com hod“metro e marcador digital de gasolina) sobre o tanque e rodas de liga-leve.

Apresentada no SalÆo Duas Rodas de 2005, a versÆo 2008 do modelo top de linha da Sundown sofreu pequenas altera‡äes, entre elas, na geometria do chassi de ber‡o duplo. A tampa do tanque agora ‚ emborrachada, assegurando melhor veda‡Æo. J  a caixa lateral est  arredondada, conferindo um melhor visual ao produto. Houve tamb‚m modifica‡Æo nas bengalas da suspensÆo dianteira, agora mais macia. Apesar da marca ter feito algumas mudan‡as est‚ticas, o p ra-lama traseiro continua parecendo nÆo pertencer a esta moto, j  que ‚ quadrado e demasiadamente alto. A VBlade ficaria mais bonita se o p ra-lama fosse mais curto e arredondado.

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Mini-CustomErgonomia – O grande destaque da VBlade ‚ seu conforto e ergonomia. Diferentemente do que acontece na grande maioria das motos, nos modelos custom o piloto vai confortavelmente sentado e nÆo montado. O banco em dois n¡veis com sissy-bar (encosto para a garupa) original de f brica ‚ uma ben‡Æo para qualquer “passageiro”. Para o piloto, nada melhor que encarar o trƒnsito carregado ou a estrada com bra‡os abertos e p‚s posicionados mais … frente.

Outro diferencial desta mini-custom sÆo as pedaleiras, do tipo plataforma, muito utilizadas em motos custom de grande porte. Elas estÆo bem posicionadas, assim o motociclista mais arrojado pode at‚ dar uma abusadinha na inclina‡Æo das curvas. Mesmo fixadas por meio de coxins de borracha, as pedaleiras transmitem um pouco de vibra‡Æo para o piloto. Resumindo: a moto ‚ f cil de pilotar e oferece bom n¡vel de conforto. Por‚m, a montadora deveria ter mais cuidado com o acabamento.

Mecƒnica e Cicl¡stica – O motor com dois cilindros em V a 70§, com comando simples no cabe‡ote (duas v lvulas), de 248 cmü, gera uma potˆncia de 19,5 cv a 8.500 rpm e torque declarado de 1,57 kgf.m a 6.000 rpm. De mecƒnica simples, o propulsor trabalha redondo, por‚m falta um pouco de f“lego, principalmente nas arrancadas. Na estrada, a VBlade roda tranqilamente a 100 Km/h, sem precisar for‡ar o motor. Os comandos sÆo macios e o cƒmbio de cinco marchas tem engates precisos. Para facilitar a vida do piloto, os pedais de cƒmbio e de freio sÆo ajust veis.

Em fun‡Æo do bom trabalho do conjunto de suspensäes – garfo telesc¢pico na dianteira e monoamortecimento na traseira – a moto enfrenta bem a buraqueira dos grandes centros urbanos. J  os freios do modelo avaliado – disco simples na frente e a tambor a tr s – poderiam ser um pouco mais eficientes. Mas nada que uma boa regulagem nÆo possa corrigir.

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Concorrˆncia – Al‚m da Vblade, o mercado de duas rodas oferece outras op‡äes de motos custom de 250 cc. Por exemplo, a Kasinski Mirage Premier. Mais cara, mais encorpada e mais potente, a Mirage conta com motor “V2” de 249 cmü, que gera 27,9 cv a 10 mil rpm, e custa R$ 14.890,00. J  a chinesa FYM FY 250, traz motor de dois cilindros paralelos de 233 cmü, que produz 17cv a 8.500 rpm de potˆncia m xima e tem pre‡o sugerido de R$ 9.800,00. Temos ainda a Amazonas AME C1 250, que fez sua estr‚ia no SalÆo Duas Rodas 2007 e est  equipada com motor monocil¡ndrico de 249,2 cmü e 21,5 cv a 6.700 rpm. Custa cerca de R$ 13.000,00. Al‚m disso, h  a Traxx JH 250E-5, de dois cilindros em linha e 233 cmü. O modelo gera potˆncia m xima de 19,7 CV a 8.000 rpm e torque de 1,8 kgf.m a 6.500. O pre‡o gira em torno de R$ 9.000,00. Detalhe: Honda, Yamaha e Suzuki estÆo fora deste nicho de mercado. At‚ quando?

FICHA TCNICA – SUNDOWN VBLADE 250
Motor SOHC, 4 tempos, refrigerado a ar
Capacidade c£bica 248 cc
Potˆncia m xima 19,7 cv a 8.000 rpm
Torque m ximo 1,57 kgf.m a 7.500 rpm
Cƒmbio 5 velocidades
TransmissÆo final Corrente
Alimenta‡Æo Carburador
Partida El‚trica
Quadro Ber‡o duplo
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pio
SuspensÆo traseira Monoamortecida
Freio dianteiro Disco simples de 270 mm de diƒmetro e acionamento
hidr ulico de duplo pistÆo
Freio traseiro Tambor , com 160 mm
Pneu dianteiro Metzeler 3.00 – 18 – 47 S
Pneu traseiro Metzeler 130 – 90 – 15 MC 66S
Comprimento 2.260 mm
Largura 930 mm
Altura 1.300 mm
Distƒncia entre-eixos 1.570 mm
Distƒncia do solo 155 mm
Altura do assento 750 mm
Peso seco 163
Tanque de combust¡vel 14 litros (3 litros de reserva)
Cores Prata e preta
Pre‡o 13.490,00