Publicidade

Mini-trajeto vi rio ser  montado em Jundia¡/SP para transmitir …s crian‡as valores como respeito e cidadania no trƒnsito

Projeto elaborado pela Funda‡Æo MAPFRE tem como meta transmitir …s crian‡as, por meio de uma “cidade itinerante”, valores importantes como o respeito ao pr¢ximo e ao meio ambiente. Com o programa, que simula um mini-trajeto vi rio, crian‡as “aprenderÆo brincando” valores importantes como cidadania e respeito ao pr¢ximo.

Constitu¡do por um cen rio modular de 400 mý e uma carreta de 12 metros, estar  … disposi‡Æo dos moradores da cidade de Jundia¡/SP e RegiÆo, a partir desta segunda-feira, dia 12, o Projeto Na Pista Certa, programa especial que visa ensinar …s crian‡as valores e comportamentos importantes, como o respeito … sinaliza‡Æo e …s normas de trƒnsito

O programa, desenvolvido pela Funda‡Æo MAPFRE (entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a forma‡Æo do cidadÆo), trabalha de forma l£dica e permite que os jovens aprendam, brincando, questäes relacionadas ao tema, como orienta‡äes sobre placas, faixas, mÆos-de-dire‡Æo, seguran‡a do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinaliza‡äes.

Publicidade

Com uma abordagem pedag¢gica in‚dita (as crian‡as utilizam bicicletas e carrinhos para percorrer o Na Pista Certa), al‚m de dar ˆnfase … forma‡Æo, a a‡Æo relaciona a seguran‡a vi ria a temas como meio ambiente e inclusÆo social e insere nos jovens um conceito de constru‡Æo de valores e de conscientiza‡Æo.

O projeto atua de forma integrada ao Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital, outro programa da funda‡Æo que proporciona uma percep‡Æo diferenciada da comunidade onde os participantes estÆo inseridos (com rela‡Æo … circula‡Æo vi ria). No total, com o programa, mais de 12 mil crian‡as tˆm acesso anualmente a atividades pr ticas envolvendo questäes relacionadas ao trƒnsito.

De acordo com a superintendente da Funda‡Æo MAPFRE no Brasil, F tima Lima, com o projeto os conceitos de seguran‡a vi ria serÆo trabalhados de forma diferenciada. “A crian‡a ter  a oportunidade de aprender que ao desobedecer a um sinal de circula‡Æo vi ria pode colocar em risco a vida do pr¢ximo e sua pr¢pria seguran‡a, al‚m de desrespeitar o trabalho e as pessoas que estÆo por tr s daquela sinaliza‡Æo”.

Ainda segundo a executiva, “dentre os principais valores transmitidos pelo projeto estÆo conceitos como ajuda m£tua, integra‡Æo e respeito, temas muito importantes para que se construa uma sociedade cada vez mais justa e humana”.

Publicidade

O Na Pista Certa ficar  instalado para atendimento ao p£blico e … disposi‡Æo das escolas de toda a regiÆo de 12 a 19 de maio (das 08h …s 16h nos dias £teis e das 09h …s 17h no final de semana), no Parque da Cidade, localizado … Rodovia JoÆo Cereser, Km 66 – bairro Pinheirinho/Represa – Jundia¡ – SÆo Paulo.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educa‡Æo do Estado de SÆo Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Sobre a Funda‡Æo MAPFRE – A Funda‡Æo MAPFRE tem por objetivo a forma‡Æo do cidadÆo e o desenvolvimento setorial. Para isso, desenvolve diversas atividades na Espanha, Portugal e Am‚rica Latina, como a concessÆo de bolsas de estudos, aux¡lio … pesquisa, cursos e semin rios. A Institui‡Æo tem como foco a preven‡Æo de acidentes, a arte, cultura, forma‡Æo e difusÆo da cultura de seguros e a gestÆo de risco, sa£de e meio ambiente.