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Olá Bitenca como vai?
Sou do Paraná e aqui na minha região (noroeste) o frio está “violento”, chegando a 1°C.
Tenho uma GS500 e nesses dias de frio ando sofrendo muito com ela, pois quando vou ligar a moto de manhã, a bateria simplesmente está descarregada. A bateria é relativamente nova e de ótima qualidade por sinal.
Por que acontece da bateria ficar descarregada? O que posso fazer para que a moto funcione? As vezes também parece que a moto está afogada, pois ao tentar dar a partida, a moto simplesmente não pega, fica engasgando e ai a bateria não aguenta de vez!
Valeu, obrigado! Danilo.

Diagrama do sistema de carga de imã permanente de uma moto

Sistema mais comum, de imã permanente

R: Olá Danilo,
Aqui está bem frio também, mas vamos lá!
A bateria é apenas um dos componentes do sistema elétrico da moto. Para que ela esteja sempre com a carga máxima há o gerador para carregá-la e para que essa carga seja adequada há também um retificador/regulador de voltagem que mantém a carga em corrente contínua e num valor seguro, abaixo de 15 volts.
Um bom começo seria verificar a voltagem da bateria com um voltímetro (multiteste selecionado em escala de aprox. 20v corrente contínua). Ligue o voltímetro nos terminais da bateria conforme a sua polaridade e com a moto desligada verifique essa voltagem que deve estar acima de 12v. Se estiver abaixo a bateria não está com a carga toda.
Depois ligue o motor e ligue o voltímetro novamente. A voltagem deve subir para uma faixa entre 14 e 15 volts ao acelerar entre 4000 e 5000 rpm. Assim você verifica que o sistema está carregando normalmente.
Para ver se o regulador está funcionando dê uma rápida acelerada até perto da faixa vermelha, mas não mantenha essa rotação, dê apenas um giro rápido para fazer a leitura do voltímetro e verifique se na hora que o motor subiu de giro a voltagem se manteve no mesmo patamar que quando estava em 5000 rpm. (perto de 15v).
Agora, se algum desses testes não deu certo, algum componente está com defeito, veja:

 

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– Se a voltagem ao acelerar a moto sobe para o valor correto e não ultrapassa os 15v, mesmo perto da faixa vermelha o sistema de carga está funcionando bem.

– Se a voltagem da bateria cai abaixo dos 12v com a moto em repouso (algumas horas parada) e o sistema de carga está bom, e/ou os terminais do regulador se aquecem em demasia é necessária a troca da bateria, ela não retém mais a carga, e se a bateria está com pouca carga a faísca pode ficar fraca ou intermitente, provocando as falhas que você se refere.

– Se a voltagem subir acima dos 15v o retificador/regulador está com problemas e se a voltagem não subir, mesmo com o motor acelerado verifique o gerador.

Acho que assim cobrimos todas as possibilidades,
Abraços e boa sorte,

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Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.