Publicidade

Enquanto algumas marcas chinesas de motos atacam com produtos de alta qualidade, outras ainda se limitam a lançamentos com conceitos e designs “emprestados” de marcas tradicionais. O mais recente exemplo vem da empresa Longjia, que fez um ‘cosplay’ da Honda ADV 150. Até o nome é parecido: XDV 150.

Honda ADV tem mais um ‘cover’ chinês

Verdade seja dita, no mundo das motocicletas existem algumas marcas chinesas que de fato abriram um caminho de inovação. A QJ Motor, por exemplo, atua com a norte-americana Harley-Davidson, que planeja lançar novos modelos de entrada. Além disso, também foi parceria com a MV Agusta na criação de uma big trail.

No entanto, nem todas conseguiram rodar seus caminhos com projetos 100% próprios. E nessa onda de modelos “cover” a Longjia já atacou com um maxi-scooter do tipo aventureiro. Claramente inspirado no Honda ADV 350 nasceu o XDV 250Si (vídeo).

Publicidade

Mas o segmento de scooters é grande demais para apenas uma ‘Made in China’ semelhante a Honda. Por isso, em breve o mercado asiático vai conhecer o Longjia XDV 150. Nada mais que um cosplay de nossa pequena conhecida ADV 150 – que também é vendida no Brasil. De relance parece uma versão ligeiramente modificada, com pneus mais robustos.

Longjia XDV 150

A Longjia está no mercado há algum tempo na China e recentemente expandiu suas operações para outras partes da Ásia. A marca oferece ‘alternativas econômicas’ para modelos convencionais de duas rodas. Motos com visual e especificações semelhantes a outras no papel, mas por uma fração do custo.

scooter que copia o honda adv 150

Longjia XDV 150 será alternativa frente ao modelo da Honda

Avançando aos trancos e barrancos, a fabricante busca unir tecnologia atual a necessidades e designs que estão em grande demanda, para às suas novas motocicletas. Um exemplo é o scooter XDV 150, que chega armado com partida sem chave, carregador USB e até alguns itens ausentes no Honda, como tela TFT e conectividade com smartphone.

Publicidade

O Longjia XDV 150 é movido por um motor monocilíndrico de 150 cc, refrigerado a líquido e com injeção eletrônica, rendendo 14 cv de potência. O pequeno tem garfo telescópico e recebe ABS como padrão nos freios a disco dianteiros e traseiros.

honda adv 150 custa mais de 23 mil reais

Honda ADV 150, uma fonte de inspirações…

Uma vantagem bacana é a opção de desligar o ABS. Coisa vista aqui no país só em modelos big trail premium… Então XDV parece feito para rodar do cascalho do sítio até o asfalto rumo ao escritório, tudo isso sem problemas. Um verdadeiro adventure!

Veja também:

Publicidade

Modelo 150 virá segundo a onda do irmão maior XDV 250Si

Quanto custa ‘o cosplay’ do Honda ADV

A Longjia ainda não anunciou os preços do XDV 150, que deve ser lançado na China neste mês. Mas como de costume, já espera-se que o scooter seja substancialmente mais barato que o Honda ADV 150.

Aqui no Brasil, o japonês tem preço público sugerido de R$ 20.120 e é encontrado nas lojas, segundo a Fipe, por R$ 23.562. É um modelo que faz sucesso por aqui, emplacando mais de 11 mil unidades em 2021 (Fenabrave). E só nos primeiros 5 meses de 2022 foram mais 5,2 mil novos ADVs nas ruas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]