Publicidade

Fase inicial de testes de rodagem já começou

Fase inicial de testes de rodagem já começou

Já saíram da fábrica da Dafra, em Manaus (AM), as primeiras unidades da MV Agusta Brutale e F4. Depois de passarem pelo controle de qualidade e inspeção final, as motocicletas foram avaliadas no dinamômetro do Laboratório de Controle de Emissões de Poluentes e Análises Experimentais e, neste momento, estão seguindo para testes de rodagem em diferentes ambientes, incluindo trechos urbanos e rodoviários.

De acordo com Victor Trisotto, diretor de engenharia da Dafra, esta fase é extremamente importante para garantir que todos os modelos saiam da fábrica em perfeitas condições. “O try-out tem como objetivo demostrar a capacidade de montagem do produto dentro dos critérios de qualidade e com todos os meios finais de produção. Nesta fase, os envolvidos na fabricação já estão treinados e aptos a montar o produto, os meios industriais estão prontos, validados e disponíveis para montagem completa”, explica. “O try-out é fundamental para que a produção em série ocorra com a qualidade prevista e com a cadência desejada. No entanto, vale destacar que os produtos MVAgusta já foram validados em outra  fase  do projeto com testes mais severos. Estamos agora apenas validando o processo de montagem inicial”.

Publicidade

Após os testes de rodagem, as motocicletas retornam para a engenharia da Dafra para serem inspecionadas. “Em função do resultado da rodagem se dará o ‘Acordo para Produzir em Série’. Caso exista algum ajuste a ser feito, haverá a etapa de correção de montagem e nova rodagem. No total estamos falando de 50 dias entre montagem e testes e aprovação para entrada em série dos modelos MV Agusta”, conta Victor.

No total, a equipe Dafra na operação MV Agusta é composta por 12 pessoas, treinadas durante 60 dias na fábrica da cidade de Varese, na Itália. Ao final deste período, brasileiros e italianos montaram juntos as unidades produzidas na planta de Varese. A previsão é que as primeiras unidades MV Agusta cheguem ao mercado em dezembro deste ano.