Publicidade

A Honda vai mostrar no Salão de Frankfurt, que acontece agora a partir do dia 17 de setembro, um projeto de monoposto quequipado com o motor da Honda RC213V, que equipa a Honda que disputa a MotoGP. Com uma superestrutura levíssima, o carro todo pesa apenas 405 kg.

A Honda colocou o desafio criativo a um grupo de designers e chamou o trabalho de “Projeto Global de Design”de  partir de um desafio criativo que envolveu 80 designers e um grupo japonês chegou ao resultado que você pode ver nas fotos. Este é um monoposto alimentado pelo motor V4 com 999 cc de capacidade cúbica que equipa a MotoGP Honda RC213V, capaz de gerar mais de 215 cv a 13.000 rpm com um torque de 12 kgfm a mais de 10.500 rpm.

Apelidado de Projeto 2&4, o carro tem o assento do piloto a poucos centímetro acima do asfalto e a sua estrutura fica toda exposta, como numa moto, com o comprimento total de 3.040 mm, largura de 1.820 mm e uma altura de 995 mm. O peso total aumenta a eficiência do motor, colocado numa posição central que abaixo o centro de gravidade do carro e assegura excepcional estabilidade. A transmissão é de seis velocidades com dupla embreagem (DCT), a mesma que equipa a Honda VFR 1200.

O objetivo da Honda com um projeto deste tipo é combinar as características de uma motocicleta num carro e estimular a capacidade criativa de seus designers e engenheiros que atuam no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, em Asaka (R&D) em colaboração com o R&D Honda de automóveis de Wako.Separador_2

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.