Publicidade

A fabricante TVS Motors está encontrando cada vez mais obstáculos para produzir motos de acordo com regulamentações de emissões. Dessa forma, ‘chutaram o pau da barraca’ e anunciaram um investimento de R$ 677 milhões para produzir novas motos elétricas.

Motos elétricas: creon

O scooter Creon deve aparecer em 2022 para acompanhar o iQube no catálogo das elétricas

A TVS é a terceira maior fabricante de veículos com duas rodas na Índia e quer expandir as suas exportações para além da Ásia. Assim, a montadora pulou o obstáculo das regulamentações de emissões cada vez mais rígidas, como a Euro 5, e vai apostar nos elétricos.

A montadora pretende retirar boa parte das motos que não seguem o padrão Euro 5

Publicidade

E ela também é mais próxima do nosso mercado do que pode parecer. Foi eleita pela BMW como parceira para produzir as pequenas G 310 R e 310 GS alemãs (além de uma 310 indiana) e também oferece alguns de seus produtos no Brasil através de um trabalho conjunto com a Dafra. A Apache RTR 200 é uma delas.

Veja também:

Motos elétricas é a tendência 

Motos elétricas: iQube

O iQube é um scooter com ótimas vendas na Índia

A fabricante pretende realizar o investimento de 130 milhões de dólares – quase R$ 700 mil – em subsídios de curto prazo para eletrificar uma grande parte do catálogo da empresa até 2023.

Publicidade

Dessa forma, a TVS Motors já conta com uma moto elétrica em sua gama oferecida no mercado. O scooter iQube faz sucesso no mercado nacional e mostrou para a marca que o investimento pode gerar grandes frutos.

O modelo tem uma estética que agrada aos olhos do público jovem

De acordo com a imprensa asiática, a empresa pretende produzir seis motos elétricas até 2023. Assim,  o scooter iQube terá mais companhia no catálogo da indiana. A expectativa é que o scooter Creon esteja envolvida no pacote de investimentos.

A montadora busca atender os padrões atuais do Euro 5 e abrir precedentes para parcerias com grandes marcas do mercado e, dessa forma, aumentar a oferta de produtos elétricos dentro e fora da Índia.

Publicidade

 

BMW com moto elétrica?

A marca indiana pode investir em renovar a parceria com a BMW para produzir motos elétricas para a alemã

O projeto ambicioso tem investimentos milionários a curto prazo e pode reforçar a parceria com a BMW fornecendo sua tecnologia para que a empresa alemã aumente seu catálogo com motos elétricas.

Portanto, essa visão de médio para da TVS com a BMW só será confirmada com o tempo. Vamos aguardar a saída das motos antigas de carburadores para dar lugar aos produtos indianos eletrificados.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha