Publicidade

Talvez você não conheça o nome Sonny Barger, mas certamente já ouviu falar no Hells Angels Motorcycle Club Oakland. O grupo foi fundado em 1957, é considerado o maior motoclube do mundo e, também, o mais famoso. Além de ter sedes e mais de 100 países, acabou inspirando muitas produções – incluindo a série Sons of Anarchy.

Sonny foi um de seus fundadores e morreu na última quarta-feira, aos 83 anos. Segundo a revista Time, Barger estava foi vítima de câncer, doença que lhe perseguiu durante décadas. “Se você está lendo esta mensagem, você saberá que eu fui embora. Pedi que esta nota fosse publicada imediatamente após a minha morte. Eu vivi uma vida longa e boa, cheia de aventuras. E tive o privilégio de fazer parte de um clube incrível”, publicou o perfil do fundador em uma de suas redes sociais. 

 

Publicidade

Sonny e o maior motoclube do mundo

O Hells Angels conta com mais de 100 sedes espalhadas pelos continentes. Além de ser um dos maiores, também pode ser considerado um dos mais polêmicos grupos organizados de motociclistas.

Em uma das suas biografias, Sonny Barger afirmou ter sido condenado por diversos crimes, alguns que realmente cometeu e outros que era inocente. Apesar disso, ele foi considerado o presidente mais carismático da história da organização.

Barger também defendia que a má reputação do motoclube como uma organização do crime era injusta, afinal o grupo não podia ser responsável pelas ações de seus membros. Mesmo as autoridades vendo a organização como uma ameaça, o motoclube só cresceu e veio a se tornar tudo que é hoje.

Publicidade

Veja também:

 

Lutas contra o câncer

Ao longo da sua vida, Sonny enfrentou muitas lutas contra o câncer. No início da década de 1980, foi diagnosticado com câncer na garganta, motivo pelo qual o carismático presidente teve que remover suas cordas vocais. Além disso, ele era obrigado a usar um aparelho na garganta para se comunicar.

Em 2010 recebeu outro diagnóstico de câncer. Dessa vez, de próstata. No entanto, segundo seu advogado Fritz Clapp, a causa de sua morte foi um terceiro câncer, de fígado, em estágio já avançado. Em um dos seus pronunciamentos do seu perfil nas redes, dizia assim:

Publicidade

“Por favor, saibam que eu morri em paz após uma breve batalha contra um câncer”, continuou o recado. “Mas saiba também que, no final, eu estive cercado de pessoas que realmente importam: minha esposa, Zorana, assim como meus entes queridos.”

 

Adeus Sonny, fundador do motoclube Hells Angels

Além de ser o fundador do maior motoclube da história, Sonny deixou outros legados. Ele foi autor de livros best-sellers, como por exemplo “The Life and History of Sonny Barger” e “Hell’s Angels Motorcycle Club”. Ainda fez diversas aparições no cinema e na TVentre elas uma participação especial no filme de 1967 de Jack Nicholson “Hells Angels on Wheels” e também, em 2010, na série de TV “Sons of Anarchy”.

Mensagem aos fãs:

Em um de seus últimos pronunciamentos, o fundador do Angels deixou uma mensagem direcionada aos seus seguidores e motociclistas:

– “Mantenha sempre a vossa cabeça erguida, permaneçam fiéis, sejam livres e valorizem sempre a honra.” Sonny Barger.