GP 1000 – A volta mais rápida no primeiro dia de treinos livres para a quarta etapa do Moto 1000 GP, valendo para a GP 1000, foi estabelecida por Pierre Chofard. O piloto paulista da Pitico Race, mais rápido na primeira das três sessões disputadas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), viu seU tempo de volta, 2min02s253, valer a primeira posição no resultado geral dos treinos, com 0s419 de vantagem sobre Alexandre Barros, o segundo.
Chofard, piloto da Kawasaki ZX 10R número #22, é um dos líderes do campeonato em sua categoria principal, a GP 1000. Está empatado com Alan Douglas, seu companheiro de equipe, que fechou o dia como quinto colocado, a 0s782. “Em princípio a nossa condição é boa, mas não dá para saber como vai ser. Pode acontecer tudo”, disse o líder dos treinos, único a ter frequentado o pódio em todas as etapas já realizadas, mas que ainda busca a primeira vitória.
A programação deste sábado (20) prevê mais três treinos livres, cada um com duração de 25 minutos – as sessões estão marcadas para as 9h40, 11h25 e 13h50. A tomada de tempos classificatória para definição das posições de largada, com início às 16h05, terá duas fases – o Q1, com 20 minutos, para todos os inscritos, e o Q2, com 10 minutos, para os oito melhores. A tomada de tempos terá transmissão ao vivo pelo site moto1000gp.com.br.
* * * * *
GP Light – Líder e vice-líder da categoria GP Light no Moto 1000 GP, os paulistas Renato Andreghetto e Lucas Barros estabeleceram as duas voltas mais rápidas do primeiro dia de treinos preparatórios para a quarta etapa, em Brasília (DF). A ordem, no entanto, foi invertida. Barros, segundo colocado na pontuação, foi o mais rápido desta sexta-feira (19) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, palco da corrida deste domingo (21).
Na última das três sessões desta sexta, Barros percorreu a pista com média de 157,557 km/h. “Eu saí com um pneu traseiro novo, porque o meu já estava bem gasto. É uma característica da pista, desgastar bastante os pneus”, observou o piloto de 16 anos. “O asfalto aqui dá pouca aderência. A pista é de alta velocidade, e a moto BMW desenvolve bem nessas circunstâncias”, falou o piloto da Alex Barros Racing, equipe oficial BMW Motorrad.
Andreghetto, líder do campeonato, foi o mais rápido nos dois primeiros treinos. No cômputo de todas as voltas do dia, ficou em segundo lugar, a 0s263 de Barros. “Acho que estamos bem para esta etapa”, apostou o piloto da Pitico Race, vencedor das três corridas anteriores. “Hoje, além de trabalhar o acerto da Kawasaki, tiramos o dia para conhecer a pista, até conseguimos fazer uma simulação de corrida. Foi um dia proveitoso”, avaliou.
A programação deste sábado (20) prevê mais três treinos livres, cada um com duração de 25 minutos – as sessões estão marcadas para as 9h05, 10h50 e 13h14. A tomada de tempos classificatória para definição das posições de largada, com início às 15h15, terá duas fases – o Q1, com 20 minutos, para todos os inscritos, e o Q2, com 10 minutos, para os oito melhores. A tomada de tempos terá transmissão ao vivo pelo site moto1000gp.com.br.
* * * * *
A corrida da categoria GP 1000, no domingo, terá largada às 14h25, com transmissão ao vivo do Bandsports. O canal abrirá sua transmissão de Brasília às 14h, com exibição dos melhores momentos das corridas da GP 600 e da GP Light.
Na GP Light essa foi a ordem de largada apontada pelos treinos:
1º) Lucas Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW S1000RR, 2min05s097
2º) Renato Andreghetto (SP/Pitico Race), Kawasaki ZX10R, 2min05s360
3º) Henrique Castro Araújo (DF/BSB Motor Racing), Suzuki GSX R1000, 2min06s688
4º) Nick Iatauro (SP/Pitico Racing), Kawasaki ZX 10 R, 2min07s701
5º) Pablo Nunes Moyses (MG/BH Racing), BMW S1000RR, 2min08s876
6º) Joniran Saling (SC/Speed Racing), BMW S1000R, 2min09s938
7º) Romes César Silva (MG/Artfibras Cervejaria Premmium), Kawasaki ZX 10R, 2min10s261
8º) André Luis Paiato (SP/Tripa Team), BMW S1000R, 2min11s023
9º) Rodrigo de Assis Souza (MG/Euroville), BMW S1000RR, 2min11s202
10º) Paulinho Kamba (PE/Corval Racing Team), Kawasaki ZX 10 R, 2min11s707
11º) Everton Felizardo (PR/Grin Jets Superbike), BMW S1000R, 2min11s834
12º) Daniel Gurgel Mendonça (BA/MPM Racing), BMW S1000RR, 2min12s191
13º) Sílvio Dantas Caires (DF/Sílvio Caires Racing Team), Kawasaki ZX 10R, 2min12s209
14º) Alexsandro Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Kawasaki ZX 10R, 2min13s132
15º) Marcelo Garcia Cortes (RJ/SBK Rio), Ducati 1198, 2min13s386
Média do 1º: 157,557 km/h
Já na GP 1000 o grid ficou na seguinte ordem:
1º) Pierre Chofard (SP/Pitico Race), Kawasaki ZX10R, 2min02s253
2º) Alexandre Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW S1000RR, 2min02s672
3º) Luciano Ribodino (SP/Alex Barros Racing), BMW S1000RR, 2min02s823
4º) Danilo Lewis (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki ZX 10R, 2min03s035
5º) Alan Douglas (SP/Pitico Race), Kawasaki ZX 10R, 2min03s235
6º) Murilo Colatrelli (SP/Colatrelli Racing), Kawasaki ZX 10R, 2min03s472
7º) Luís Fittipaldi (DF/Motonil Motors), Kawasaki ZX 10R, 2min06s193
8º) Ricieri Luvizotto (SP/Target Race), Aprilia RSV4, 2min07s978
9º) Sérgio Laurentys (SP/RF Racing), BMW S1000RR, 2min09s968
10º) Carlos Gabriel Poton Medeiros (SP/Cigano Racing), Honda CBR 1000RR, 2min11s238
11º) Alberto Braga (RJ/Center Moto Racing Team), Suzuki GSR R1000, 2min11s704
12º) Sidney Scigliano (SP/Motrix Scigliano Racing), Suzuki GSX R1000, 2min11s911
13º) Maycon Zandavalli (PR/Alex Barros Racing), BMW S1000RR, 2min13s630
14º) Gustavo Rodríguez (PR/Grinjets), BMW S1000RR, 2min14s322
15º) Elson Tenebra Otero (SP/By Tripa Team), Kawasaki ZX 10R, 2min15s126
Média do 1º: 161,223 km/h