Publicidade

O paranaense Wesley Gutierrez conquistou neste domingo (26) a vitória no GP Curitiba, sexta e antepenúltima etapa da categoria GP 1000, a principal do Moto 1000 GP. Com o resultado no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), o piloto da Motonil Motors-PDV Brasil assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, com cinco pontos de vantagem sobre o francês Matthieu Lussiana, agora vice-líder.

Wesley Gutierrez (47) vence em Curitiba e assume liderança do campeonato

Wesley Gutierrez (47) vence em Curitiba e assume liderança do campeonato

É a primeira vez que um piloto brasileiro ocupa a liderança da principal categoria do Moto 1000 GP na temporada de 2014. O resultado da prova só foi definido na penúltima volta, quando Lussiana, líder desde a largada, sofreu um acidente e abandonou a prova. Companheiro de equipe de Gutierrez, o paulista Danilo Lewis consolidou a dobradinha ao ultrapassar o argentino Marco Solorza pouco antes da linha de chegada. A vantagem de Lewis sobre Solorza foi de seis milésimos de segundo.

Publicidade

O português Miguel Praia, da Center Moto Racing Team, e o paranaense Diego Faustino, do Team Suzuki-PRT, completaram o pódio do GP Curitiba, que não teve comemoração. A cerimônia contida de premiação deu-se em homenagem ao piloto paranaense Daniel Lenzi, que perdeu a vida após acidente sofrido durante os treinos livres de sábado (25).

Durante um minuto o autódromo inteiro se calou em reverência ao piloto Daniel Lenzi vitimado por terrível acidente nos treinos de sábado

Durante um minuto o autódromo inteiro se calou em reverência ao piloto Daniel Lenzi 26), vitimado por terrível acidente nos treinos de sábado

Gutierrez, que alcançou o topo do pódio pela primeira vez em Cascavel, na quarta etapa da temporada, chegou aos 99 pontos. Lussiana soma 94. Lewis ganhou duas posições na tabela de pontos e agora é o terceiro, com 72, quatro à frente de Miguel Praia, o quarto, e com nove de vantagem sobre Luciano Ribodino, bicampeão do Moto 1000 GP, que era terceiro e abandonou o GP Curitiba com problemas nos freios da moto da Aclat Racing.

A CORRIDA

Publicidade

Dada a largada, o pole position Diego Pierluigi caiu para o quarto lugar, enquanto Matthieu Lussiana contornou a primeira curva como líder, à frente de Wesley Gutierrez, que saltou de quinto no grid para segundo na prova. Ainda na primeira volta, Pierluigi superou Diego Faustino para assumir o terceiro lugar na corrida. A vantagem do líder francês sobre o vice-líder brasileiro ao término da primeira volta já era superior a um segundo.

Faustino voltou a ultrapassar Pierluigi na abertura da terceira volta, no S de baixa velocidade ao fim da reta dos boxes. O novo revide do argentino veio duas curvas depois. A disputa permitiu que o paulista Danilo Lewis, quinto, e o argentino Marco Solorza, sexto, e o português Miguel Praia, sétimo, também se aproximassem. Pierluigi perdeu rendimento na abertura da quarta volta, no S de baixa, e caiu para a sétima posição.

Enquanto o primeiro pelotão abria a quinta volta, Alan Douglas parava nos boxes e abandonava a corrida, sem suportar as dores das contusões que sofreu no sábado (25), em uma queda durante os treinos. Ribodino, bicampeão, também abandonava, com problemas nos freios. Douglas Figueiredo, que ocupava a 11ª colocação, saiu da pista, levou alguns instantes para reacionar o motor da moto e caiu para último.

Depois de cinco voltas foi a vez de Pierluigi tomar o caminho dos boxes para abandonar com problemas na injeção de combustível. Nico Ferreira, enquanto isso, enfrentava queda de rendimento e perdia a oitava posição para Renato Andreghetto. A abertura da nona volta foi marcada pelo avanço de Solorza, que ultrapassou Lewis pelo lado externo da pista ao fim da reta dos boxes para assumir a quarta posição.

Publicidade

Na volta seguinte, Solorza repetiu a manobra no mesmo ponto da pista e superou Faustino para ser terceiro colocado. Na 12ª volta, a pressão de Lewis sobre Faustino também surtiu efeito e o paulista conseguiu a ultrapassagem na curva do Pinheirinho, para ser quarto colocado. Na 14ª volta foi a vez de Praia superar o paranaense, que tinha seu desempenho comprometido pelas dores decorrentes de uma queda nos treinos extraoficiais da quarta-feira (22).

Para Matthieu Lusssiana foi um daqueles finais de semana para esquecer

Para Matthieu Lusssiana foi um daqueles finais de semana para esquecer

Líder de ponta a ponta, Lussiana já administrava sua vantagem, que se aproximou dos cinco segundos. Gutierrez imprimia um ritmo forte na tentativa de se aproximar do francês. A duas voltas do fim, a diferença era de pouco mais que dois segundos. Foi quando o francês perdeu o controle da moto no S de alta velocidade, saiu da pista e caiu – sua moto capotou várias vezes e parou atrás da proteção de pneus, parcialmente destruída.

Gutierrez assumiu a liderança da corrida a uma volta e meia do fim e acelerou para sua segunda vitória no ano. A comemoração da Motonil Motors-PDV Brasil tornou-se ainda maior com a ultrapassagem feita por Lewis sobre Solorza nos metros finais da corrida, que valeu-lhe o segundo lugar e a dobradinha da equipe comandada pelos irmãos Nivaldo e Fábio Buzo. O pódio do GP Curitiba contou ainda com Solorza, Praia e Faustino.

Resultado da GP 1000 – 6ª etapa – 26/10:
1º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, 24min34s938
2º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 4s270
3º) Marco Solorza (ARG/Kawasaki), Solorza Competition, a 4s276
4º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, a 6s871
5º) Diego Faustino (PR/Suzuki), Team Suzuki-PRT, a 11s762

Classificação do campeonato após oito etapas – GP 1000:
1º) Wesley Gutierrez, 99 pontos;
2º) Matthieu Lussiana, 94;
3º) Danilo Lewis, 72;
4º) Miguel Praia, 68;
5º) Luciano Ribodino, 63;
6º) Diego Faustino, 55;
7º) Renato Andreghetto, 38;
8º) Nico Ferreira, 32;
9º) Diego Pierluigi, 30;
10º) Daniel Eslick, 26.