A Triumph Scrambler 400 XC chega no início de 2026 com motor de 398cc e tecnologia avançada, por R$ 37.990. O preço não agradou muito.

A Scrambler 400 XC é o novo lançamento da Triumph Motorcycles no Brasil, ampliando a linha de motocicletas de média cilindrada da marca. O modelo chega ao país no primeiro trimestre de 2026 com foco no uso misto, mantendo o estilo clássico da linha “T Series” e incorporando recursos tecnológicos e de segurança atualizados.

Nova Scrambler 400 XC chegando ao mercado nacional em 2026 - Divulgação
Nova Scrambler 400 XC chegando ao mercado nacional em 2026 – Divulgação

Com preço sugerido de R$ 37.990, a Scrambler 400 XC se torna a motocicleta de 400 cilindradas mais cara entre as opções do mesmo segmento disponíveis no mercado brasileiro. Para efeito de comparação, a Royal Enfield Himalayan 450, na versão topo de linha, tem o preço sugerido de R$ 31.990 já com taxa de frete incluída. Mas é claro que ela tem atributos que prometem fazer jus à diferença de preço.

O modelo é parte da estratégia da Triumph de consolidar sua família de 400cc no país, que já conta com as versões Speed 400 e Scrambler 400 X. O lançamento do novo modelo faz parte das comemorações do primeiro ano da linha 400cc no mercado nacional. Segundo Renato Fabrini, gerente-geral da Triumph Brasil, a nova motocicleta foi desenvolvida para atender à demanda crescente dos consumidores.

Scrambler 400 XC - Divulgação
Scrambler 400 XC – Divulgação

Scrambler 400 XC – Especificações

A Scrambler 400 XC mantém a base técnica conhecida da série, equipada com motor monocilíndrico TR-Series de 398 cm³, capaz de entregar 40 cv de potência e 3,8 Kgf.m de torque. A transmissão de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, recurso que facilita o controle em situações de frenagem e reduz o esforço do piloto no uso urbano.

O modelo também traz manutenção programada a cada 16 mil quilômetros e garantia de dois anos sem limite de quilometragem.

Scrambler 400 XC na cor branca - Divulgação
Scrambler 400 XC na cor branca – Divulgação

No visual, a Scrambler 400 XC mantém o estilo retrô característico da linha, mas com soluções modernas. O painel mescla mostrador analógico e display digital LCD, enquanto o conjunto óptico utiliza iluminação full-LED com luz diurna (DRL). Entre os itens de série estão controle de tração comutável, ABS com modo off-road, carregador USB-C e imobilizador eletrônico.

A ciclística foi aprimorada para o uso misto. As rodas raiadas com aros de alumínio recebem pneus Metzeler Karoo Street sem câmara, e o conjunto de suspensão de longo curso oferece maior conforto em terrenos irregulares. O tradicional escapamento elevado, os protetores de mão e o para-lama alto reforçam o caráter aventureiro do modelo.

Scrambler 400 XC - preço sugerido de R$ 37.990 - Divulgação
Scrambler 400 XC – preço sugerido de R$ 37.990 – Divulgação

Cores e disponibilidade

A Scrambler 400 XC será oferecida em três combinações de cores: Racing Yellow, Storm Grey e Vanilla White. O banco bipartido e o acabamento em preto completam o visual inspirado nas Scramblers clássicas. A Triumph também disponibilizará mais de 20 acessórios originais para personalização, incluindo malas laterais, protetores e para-brisa.

A chegada ao mercado brasileiro está programada para o primeiro trimestre de 2026, com venda em toda a rede de concessionárias Triumph. Além do preço sugerido de R$ 37.990, o modelo poderá ser adquirido com planos de financiamento e pacotes de acessórios – ainda não divulgação.

A Scrambler 400 XC encerra (ao menos até o momento) o ciclo de lançamentos da linha das 400cc da Triumph, e se posiciona como uma das opções mais completas e caras da categoria.

Especificações Técnicas – Triumph Scrambler 400 XC

MOTOR E TRANSMISSÃO

Tipo

Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida

Cilindrada

398 cc

Diâmetro x Curso

89,0 mm x 64,0 mm

Taxa de Compressão

12:1

Potência Máxima

40 cv a 8.000 rpm

Torque Máximo

3,8 Kgfm 6.500 rpm

Alimentação

Injeção eletrônica Bosch com acelerador eletrônico

Escape

Sistema duplo de inox com silenciador duplo em aço inox

Embreagem

Multidisco úmida, assistida e deslizante

Transmissão

6 marchas

Transmissão Final

Corrente com retentor (X-ring)

 

CHASSI E SUSPENSÃO

Quadro

Estrutura híbrida tubular em aço, com subquadro traseiro aparafusado

Balança

Alumínio fundido, braço duplo

Suspensão Dianteira

Garfo invertido de 43 mm (Big Piston), curso de 150 mm

Suspensão Traseira

Monoshock com reservatório externo, ajuste de pré-carga, curso de 150 mm

RODAS E FREIOS

Rodas

Raiadas laterais, aros de alumínio (sem câmara)

Dianteira

19 x 2.5 polegadas, pneu 100/90-19

Traseira

17 x 3.5 polegadas, pneu 140/80-17

Freio Dianteiro

Disco de 320 mm, pinça radial de 4 pistões com ABS

Freio Traseiro

Disco de 230 mm, pinça flutuante de 1 pistão com ABS

 

DIMENSÕES E PESO

Comprimento

2.117 mm

Largura (guidão)

901 mm

Altura (sem espelhos)

1.169 mm

Altura do assento

835 mm

Distância entre eixos

1.418 mm

Rake / Trail

23,2° / 108 mm

Peso em ordem de marcha

186 kg

Capacidade do tanque

13 litros

 

ELETRÔNICA E TECNOLOGIA

Instrumentação

Velocímetro analógico com display LCD multifunção

Iluminação

Full-LED com DRL (luz diurna)

Modos de Pilotagem

ABS Off-road e controle de tração comutável

Tomada USB-C

Sim (debaixo do banco)

Imobilizador

Sim (chip na chave de ignição)

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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