A Scrambler 400 XC é o novo lançamento da Triumph Motorcycles no Brasil, ampliando a linha de motocicletas de média cilindrada da marca. O modelo chega ao país no primeiro trimestre de 2026 com foco no uso misto, mantendo o estilo clássico da linha “T Series” e incorporando recursos tecnológicos e de segurança atualizados.

Com preço sugerido de R$ 37.990, a Scrambler 400 XC se torna a motocicleta de 400 cilindradas mais cara entre as opções do mesmo segmento disponíveis no mercado brasileiro. Para efeito de comparação, a Royal Enfield Himalayan 450, na versão topo de linha, tem o preço sugerido de R$ 31.990 já com taxa de frete incluída. Mas é claro que ela tem atributos que prometem fazer jus à diferença de preço.
O modelo é parte da estratégia da Triumph de consolidar sua família de 400cc no país, que já conta com as versões Speed 400 e Scrambler 400 X. O lançamento do novo modelo faz parte das comemorações do primeiro ano da linha 400cc no mercado nacional. Segundo Renato Fabrini, gerente-geral da Triumph Brasil, a nova motocicleta foi desenvolvida para atender à demanda crescente dos consumidores.

Scrambler 400 XC – Especificações
A Scrambler 400 XC mantém a base técnica conhecida da série, equipada com motor monocilíndrico TR-Series de 398 cm³, capaz de entregar 40 cv de potência e 3,8 Kgf.m de torque. A transmissão de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, recurso que facilita o controle em situações de frenagem e reduz o esforço do piloto no uso urbano.
O modelo também traz manutenção programada a cada 16 mil quilômetros e garantia de dois anos sem limite de quilometragem.

No visual, a Scrambler 400 XC mantém o estilo retrô característico da linha, mas com soluções modernas. O painel mescla mostrador analógico e display digital LCD, enquanto o conjunto óptico utiliza iluminação full-LED com luz diurna (DRL). Entre os itens de série estão controle de tração comutável, ABS com modo off-road, carregador USB-C e imobilizador eletrônico.
A ciclística foi aprimorada para o uso misto. As rodas raiadas com aros de alumínio recebem pneus Metzeler Karoo Street sem câmara, e o conjunto de suspensão de longo curso oferece maior conforto em terrenos irregulares. O tradicional escapamento elevado, os protetores de mão e o para-lama alto reforçam o caráter aventureiro do modelo.

Cores e disponibilidade
A Scrambler 400 XC será oferecida em três combinações de cores: Racing Yellow, Storm Grey e Vanilla White. O banco bipartido e o acabamento em preto completam o visual inspirado nas Scramblers clássicas. A Triumph também disponibilizará mais de 20 acessórios originais para personalização, incluindo malas laterais, protetores e para-brisa.
A chegada ao mercado brasileiro está programada para o primeiro trimestre de 2026, com venda em toda a rede de concessionárias Triumph. Além do preço sugerido de R$ 37.990, o modelo poderá ser adquirido com planos de financiamento e pacotes de acessórios – ainda não divulgação.
A Scrambler 400 XC encerra (ao menos até o momento) o ciclo de lançamentos da linha das 400cc da Triumph, e se posiciona como uma das opções mais completas e caras da categoria.
Especificações Técnicas – Triumph Scrambler 400 XC
MOTOR E TRANSMISSÃO
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Tipo |
Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida |
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Cilindrada |
398 cc |
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Diâmetro x Curso |
89,0 mm x 64,0 mm |
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Taxa de Compressão |
12:1 |
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Potência Máxima |
40 cv a 8.000 rpm |
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Torque Máximo |
3,8 Kgfm 6.500 rpm |
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Alimentação |
Injeção eletrônica Bosch com acelerador eletrônico |
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Escape |
Sistema duplo de inox com silenciador duplo em aço inox |
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Embreagem |
Multidisco úmida, assistida e deslizante |
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Transmissão |
6 marchas |
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Transmissão Final |
Corrente com retentor (X-ring) |
CHASSI E SUSPENSÃO
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Quadro |
Estrutura híbrida tubular em aço, com subquadro traseiro aparafusado |
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Balança |
Alumínio fundido, braço duplo |
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Suspensão Dianteira |
Garfo invertido de 43 mm (Big Piston), curso de 150 mm |
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Suspensão Traseira |
Monoshock com reservatório externo, ajuste de pré-carga, curso de 150 mm |
RODAS E FREIOS
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Rodas |
Raiadas laterais, aros de alumínio (sem câmara) |
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Dianteira |
19 x 2.5 polegadas, pneu 100/90-19 |
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Traseira |
17 x 3.5 polegadas, pneu 140/80-17 |
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Freio Dianteiro |
Disco de 320 mm, pinça radial de 4 pistões com ABS |
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Freio Traseiro |
Disco de 230 mm, pinça flutuante de 1 pistão com ABS |
DIMENSÕES E PESO
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Comprimento |
2.117 mm |
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Largura (guidão) |
901 mm |
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Altura (sem espelhos) |
1.169 mm |
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Altura do assento |
835 mm |
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Distância entre eixos |
1.418 mm |
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Rake / Trail |
23,2° / 108 mm |
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Peso em ordem de marcha |
186 kg |
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Capacidade do tanque |
13 litros |
ELETRÔNICA E TECNOLOGIA
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Instrumentação |
Velocímetro analógico com display LCD multifunção |
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Iluminação |
Full-LED com DRL (luz diurna) |
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Modos de Pilotagem |
ABS Off-road e controle de tração comutável |
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Tomada USB-C |
Sim (debaixo do banco) |
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Imobilizador |
Sim (chip na chave de ignição) |
