Publicidade

Um vídeo de uma moto a hidrogênio virou ‘hit’ e tem chamado a atenção nas redes sociais. Trata-se de um motor convencional modificado para funcionar com água, ou seja, o referido hidrogênio… Mas o que mais impressiona é que tudo isso foi um projeto de escola do jovem estudante argentino Santiago Herrera.

Moto a hidrogênio

Herrera é aluno da Escola Agrícola Martín Miguel de Güemes, localizada em Salta, região norte do país. Toda a história da moto a hidrogênio começou como parte de um projeto científico. A ideia era realizar a construção de um veículo ecológico, que funcionasse com água salgada ou reutilizada da rede de esgoto.

@santyherrera01

#ciencia #salta #escuelaagricola #moto #reciclaje #viral #clubdeciencias #argentina🇦🇷 #mecanica

♬ sonido original – santy herrera

Então, essa aventura começou em uma aula de química, quando o jovem de 18 anos ouviu seu professor falar sobre os benefícios da eletrólise. O tema chamou a atenção do aluno, que começou a investigar esse processo – que consiste em separar elementos de um composto químico usando a água.

Publicidade

Com o passar dos dias, Herrera traçou a ideia do motor – que conteria uma resistência feita com tubos de cortina e uma jarra de vidro hermeticamente fechada como tanque. Esse curioso reservatório é conectado ao carburador de uma motocicleta de 110 cilindradas.

A moto a hidrogênio criada é uma façanha e tanto, considerando que o jovem teve que fazer um motor de combustão interna funcionar com eletrólise. Lembre-se tudo isso transformado de um velho motor a gasolina.

moto a hidrogenio feita na escola

A moto a hidrogênio nasceu em um projeto de ciências, usando aprendizados de química. Ela usa materiais ‘caseiros’, como tubos de cortina e jarra de vidro

Veja também:

Publicidade

Moto a hidrogênio faz sucesso no TikTok

Os vídeos de Herrera apresentando sua criação tem recebido milhares de visualizações em redes como o TikTok. Curiosos têm perguntado sobre a engenhoca e mesmo sobre estimativas de custos e consumo.

@santyherrera01

#ciencia #salta #escuelaagricola #moto #reciclaje #argentina🇦🇷 #viral #mecanica

♬ sonido original – santy herrera

No entanto, o menino diz que sua moto a hidrogênio não está na fase final, pois ele considera ainda adicionar outros elementos para torná-la muito mais funcional. Mesmo assim, o jovem argentino chegou a afirmar que a motocicleta poderia ser fabricada para ser usada na rua.

Claro, para isso a motocicleta teria que passar por uma série de modificações estruturais, principalmente recebendo equipamentos semelhantes aos usados com Gás Natural Comprimido (GNV).

Publicidade

No entanto, a ideia de Herrera parece estar de fato alinhada com o futuro. Isso porque, fabricantes como a Kawasaki e Xiaomi já estudam modelos movidos a hidrogênio! Mandou bem, garoto!


Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]