Publicidade

Uma nova Honda elétrica chegou ao mercado internacional. Em colaboração com a gigante do varejo japonês MUJI, a maior fabricante de motos do mundo lançou uma nova e-bike, a MS01. O modelo é uma versão minimalista de uma simples bicicleta elétrica, mas com visual pouco convencional. Também não é um scooter ou motor, já que tem até pedais – como uma bike.

 

Honda elétrica nasceu de parceira 

Colaborações de marcas não são incomuns no mundo automotivo e da moda. E essa tendência vem se estendendo ultimamente para o terreno das motocicletas. Prova disso é a junção da Honda com a MUJI.

Publicidade

Para quem não conhece, a empresa de varejo japonês é uma marca de estilo de vida. Assim, a MUJI ostenta designs minimalistas em tudo o que faz, de utensílios domésticos, roupas até mesmo a sua pequena casa pré-fabricada, a MUJI Hut.

Com isso, não seria diferente com a moto elétrica desenvolvida em colaboração com a fabricante japonesa de motos. E o diretor criativo da MUJI, Kenya Hara, é que está por trás do design da MS01. Mas, para ser justo, o modelo também se encaixa com a estética atual da Honda.

Muji Hut é uma casinha pré-fabricada disponibilizada no Japão

Veja também:

Publicidade

MS01, a nova Honda elétrica

Hara se inspirou na bicicleta tipo H da MUJI para criar o desenho da MS01. Enquanto isso, a Honda desenvolveu o motor e a maneira como o condutor se relaciona com a e-bike. Como resultado, nasceu um curioso e moderno modelo feito para acomodar apenas uma pessoa.

Modelo tem a proposta de ser útil em pequenos deslocamentos

A MS01 possui um motor elétrico de 400W (0,5 cv) e uma bateria de 48V no seu interior. A bateria é facilmente removível para carregamento. A velocidade máxima é de cerca de 25 km/h – então realmente é apenas para deslocamento local, em curtas distâncias.

Uma única carga pode levar o modelo e o condutor por cerca de 65 km. Parece pouco, mas pode ser bastante útil se você mora perto de onde trabalha, vai à escola ou fazer compras no supermercado. Mas definitivamente, não se trata de uma scooter como conhecemos.

Publicidade

Bikes como a MS01 tem presença frequente em mercado como a China

Vai ficar pela China

A MS01 foi lançada apenas nas cores preto e branco e atualmente está disponível apenas no mercado chinês, ao preço de RMB 4.980 (ou cerca de R$ 4 mil em conversão direta). No entanto, apenas 5 mil unidades serão produzidas nesta primeira fase. Além disso, não está claro se a e-bike vai ser oferecida em outros mercados.

A China tem a particularidade de ter em seu mercado modelos como a MS01. Veículos de duas rodas motorizados, mas com pedais semelhantes a uma bicicleta. Por lá, estas pequenas são utilizadas para fins de mobilidade e recreação.

Algumas versões dessas ‘e-bikes’ chegam importadas ao Brasil e por aqui são consideradas ciclomotores/cicloelétricos. E aí a coisa muda. Por isso, devem atender a uma série de requisitos para poderem trafegar em qualquer área urbana – veja aqui no Motonline.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]