Publicidade

Uma moto incrível foi totalmente construída em torno do enorme motor V10 de Dodge Viper, uma poderosa usina de 8,2 litros e mais de 500 cv! O trabalho foi realizado na casa do britânico Allen Millyard, mundialmente conhecido por criar motos com megamotores. Um feito e tanto e que merece ser revisto mais de perto!

Moto com motor de Dodge Viper V10

Apelidado de Millyard Viper V10, o modelo sem dúvidas foi o projeto mais ambicioso do construtor britânico. Toda a ideia surgiu quando ele e o filho Stephen não se impressionaram com uma demonstração da Dodge Tomahawk, no tradicional Goodwood Festival of Speed ​​de 2004.

Dodge Tomahawk - com motor Viper V10

Dodge Tomahawk: será que Millyard poderia fazer ainda melhor?

Estamos falando de nada menos que uma máquina movida pelo motor Viper V10 SRT10. Um protótipo construído pela própria Dodge e com nada menos que 506 cv! Mas segundo Millyard, quando Stephen viu a Tomahawk ele disse: “Você poderia fazer melhor que isso, papai”.

Publicidade
dodge viper v10

O Viper SRT V10 chamou a atenção do mundo pelo seu poder. E que tal colocar seus mais de 500cv para movier uma moto?

E não é que ele tomou isso como um desafio? Quando a dupla chegou em casa, o pai logo já tratou de encontrar um motor de Viper no site de vendas eBay. Deu um lance e logo em seguida já tinha o bendito V10. Mas o trabalho não começou até julho de 2007…

motor de Viper V10 nua moto

Mais tarde o V10 ganhou coletores de escape personalizado

Por volta do Natal, Millyard já tinha então montado boa parte. De acordo com o construtor, quando ligou a moto pela primeira vez a fera quase o jogou ao chão. Teve que retrabalhar a embreagem e muitos outros detalhes, ainda em abril de 2009. No total, levou cerca de um ano para a montagem completa.

Publicidade

Veja também:

Fez para vencer os americanos! 

Millyard não desconversa, o projeto foi feito para vencer os americanos no que eles fazem de melhor. Segundo o britânico, eles tiveram duas tentativas de construir uma moto com motor de Viper – a Tomahawk e uma excêntrica custom versão Boss Hoss. Nas palavras do modesto britânico, sua moto foi melhor do que ambas.

britanico construiu moto com motor do Viper V10

Um maluco, um construtor? Com vocês o britânico Allen Millyard

Publicidade

No entanto, não foi tão fácil assim como parece. Millyard não conseguiu encontrar garfos grandes o suficiente para suportar o peso da moto, então fez o seu próprio conjunto. Os suportes são hidráulicos JCB de 75 mm, as hastes do amortecedor são convertidas de um Vauxhall Carlton (um Omega para nós brasileiros) e as molas são da Hagon.

moto com motor de Viper V10 pode andar nas ruas

Um projeto realmente gigante em dimensões e poder. E uma curiosidade: totalmente legalizado para andar nas ruas do Reino Unido

Dois amortecedores de Yamaha R1 – comprados no eBay – e repintados pela K-Tech fornecem a suspensão traseira. A moto não tem chassi, somente uma estrutura dianteira de aço tubular, parafusada diretamente ao motor. O braço oscilante de um lado fica ligado à caixa de velocidades e uma estrutura traseira de liga leve vai parafusada na parte de trás do V10.

 

Os coletores de escape foram feitos à mão e revestidos de cerâmica. Alias, quase tudo foi feito à mão pelo próprio Millyard, na garagem de casa em Thatcham, na Inglaterra. Além disso, a moto foi totalmente legalizada para as ruas. Com isso, o orgulho britânico pode usufruir a vontade da uma motocicleta de 500 cv e capaz passar facilmente dos 320 km/h!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]