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A Can-Am é a mais recente marca a apresentar uma moto elétrica – e com um nome curioso, aliás. Uma não, duas, que compartilham componentes mas têm propostas específicas. Se ‘Pulse‘ no Brasil é um sinônimo de carro da Fiat, no lineup da fabricante canadense representa o seu retorno ao universo das duas rodas. Confira!

Primeira moto elétrica da Can-Am

Gerenciada pela BRP (Bombardier Recreational Produts), a Can-Am é uma marca canadense famosa por diferentes produtos, especialmente quadriciclos, UTVs e o Spyder, uma espécie de motocicleta de três rodas. Mas nos anos 1970 e 1980 ela também se destacava produzindo motocicletas.

Embora a Can-Am ainda não tenha divulgado detalhes técnicos sobre suas novas motos elétricas, já afirmou que elas possuem a tecnologia ‘Rotax E-POWER’, capaz de produzir velocidades dignas de uma moto estrada, com potência e torque.

moto elétrica can-am

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A tecnologia necessária para desenvolver esses modelos veio da Alta Motors, uma empresa americana que faliu em 2018 e vendeu toda a sua estrutura de produção para a Can-Am. Assim, a empresa planeja competir com motos já consolidadas no mercado, como a Live Wire One e Zero SRS.

Origin, nova moto elétrica Can-Am

A primeira moto elétrica da Can-Am vem com a missão de trazer a história ‘Track ‘n’ Trail’ da empresa. Assim, a moto Origin, já diz tudo pelo nome: origem. O modelo traz uma estrutura multi-terreno, ou seja, está pronta para rodar tanto no asfalto como longe dele graças às suspensões de longo curso, grandes rodas raiadas e pneus de uso misto.

moto elétrica Can-Am Origin

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Moto elétrica com nome de carro, Pulse

Já a Can-Am Pulse é um modelo baixo e voltado ao uso em cidades e estradas, uma alternativa à Orign. Tem sua ciclística voltada à proposta de uma roadster, próxima do solo, com rodas aro 17″ e pneus para asfalto.

moto elétrica Can-Am Pulse

“Meio século atrás, Can-Am rugiu para a vitória na pista e na trilha e hoje um novo legado começa. Com o Can-Am Origin e Can-Am Pulse, os dois primeiros modelos da nossa família elétrica de 2 rodas, estamos nos preparando para recuperar nossa herança de motocicletas, criando experiências de pilotagem emocionantes para toda uma nova geração”, disse José Boisjoli, presidente e CEO da BRP.

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No entanto, as duas motos elétricas só devem chegar ao mercado em 2024. Portanto, o ano que vem será apenas de produções e desenvolvimento dos modelos, que devem ter suas especificações reveladas em breve.

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História da Can-Am

A fabricante canadense de veículos é gerida pela Bombardier, fundada em 1942. A princípio a empresa se destacou ao fabricar o primeiro veículo para neve da américa do norte. Assim, essa fama fez com que a empresa migrasse para o mundo de off-roads, que ganhou popularidade em meados dos anos 70. Dessa forma, em 1973, fundaram a Can-Am, com o intuito de produzir veículos para o campo.

Bruno Sperancini e Lourival Roldan, campeões dos UTVs no Rally dos Sertões 2015 com um modelo Cam-An– foto: Sanderson Pereira

Dentre os modelos de maior sucesso da Can-Am, está o triciclo Roadster Spider, lançado em 2007. Recentemente, a empresa celebrou os dez anos do lançamento responsável por devolver o nome da marca ao mercado. Por fim, a empresa busca o mesmo efeito Spider com as motos elétricas Origin e Pulse.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.