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Isso mesmo que você leu, vamos falar sobre a moto CR7, ou CR700W, como preferir. Esse modelo da Crighton Motorcycles tirou do papel a ideia de fabricar uma motocicleta com motor rotativo… que entrega 200 cv em apenas 690cc!

A mente por trás da marca é a de Brian Crighton, o tricampeão britânico nas 50cc que trouxe sua experiência em corridas para trabalhar no desenvolvimento de motos. Dessa forma, o ex-piloto é um dos entusiastas dos motores rotativos e participou da exibição da moto CR7, garantindo muita fumaça e ronco do motor. 

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  • Confira o vídeo com Brian mostrando o barulho do motor da CR7:

 

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Conheça o motor rotativo 

CR7

Assim é a aparência do motor pequeno e compacto

O que caracteriza esse tipo de motor é a ausência dos pistões, que dão lugar aos rotores. Assim, o rotor realiza movimentos circulares, algo muito comum em propulsores de aeronaves.

O motor da CR7 tem rotor duplo de 690 cc, que consegue entregar potência máxima de 220 cv a 10.500 rpm e o generoso torque de 14,5 kfg.m a 9500 rpm. Além disso, as dimensões do propulsor também são interessantes. Ele mede 34 cm de comprimento e 24 cm de diâmetro, pesando apenas 24 kg, ou 43 kg incluindo a caixa de marcha com seis velocidades.

Assim, o modelo terá apenas 25 unidades comercializadas

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Isso significa que essa moto, que era o sonho idealizado de Brian, é mais potente que um carro de fórmula 1 ou uma moto da MotoGP. A CR7 consegue render 319 cv por litro! Um motor aspirado usado na F1, como o Ferrari F2004, entrega 309 cv por litro e  as motos da MotoGP têm cerca de 300 cv por litro.  Entendeu a comparação entre a CR700W e o CR7 do futebol? Afinal, os dois são uma máquina!

Veja também:

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Componentes e preço

Modelo sendo planejado pelo piloto e o engenheiro

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Toda essa potência carrega uma moto que pesa 129,5 kg a seco. Partindo para os componentes, o modelo recebeu rodas Dymag de fibra de carbono e os freios são Brembo. Assim, uma parte curiosa é que os clientes poderão escolher se irão querer que a moto receba a suspensão Ohlins ou Bitubo.

Dessa forma, todo o projeto foi pensado para aguentar uma potência incrível

Por fim, o modelo custa algo em torno de R$ 646 mil em conversão direta e só haverá 25 unidades fabricadas por Brian, que atualmente está com 73 anos. “De muitas maneiras, o CR700W é o culminar das conquistas da minha carreira. Desenvolvido com meu excelente engenheiro-chefe, Shamoon Qurashi, ele encapsula o melhor da minha sabedoria em engenharia. E eu acredito que o resultado é a última palavra em motocicleta de pista e corrida ”, disse Brian.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha