Publicidade

A Kawasaki quer mostrar aos concorrentes que não está no mercado para brincar. Uma prova disso é seu trabalho no desenvolvimento de um protótipo de moto de 3 rodas. E tem mais, o ‘Concept J’ está aliado a uma tecnologia de superbike.

moto de 3 rodas kawasaki

Kawasaki vem trabalho na sua moto de 3 rodas desde 2013

Na verdade, uma motocicleta de três rodas já não é novidade no universo das motocicletas. A Yamaha, por exemplo, apresentou a Niken em 2019. Anos antes, conhecemos a Piaggio MP3.

moto de 3 rodas yamaha

Niken, a moto de 3 rodas da Yamaha, foi apresentada em 2019 e está à venda em alguns países

Publicidade

No entanto, antes de apresentar o protótipo Concept J da Kawasaki, é importante destacar a diferença entre moto de 3 rodas e um triciclo. 

moto de 3 rodas

Piaggio MP# foi a primeira motocicleta no mundo a ter três rodas

Assim, um triciclo, apesar de ter três rodas, elas não se inclinam de acordo com as curvas da pista, diferentemente de uma moto de 3 rodas que consegue inclinar na estrada, ou seja, não são fixas como o triciclo.

 

Publicidade

Concept J: a moto de 3 rodas da Kawasaki

Desde 2013 a marca trabalha no modelo

Os engenheiros da Kawasaki não tiraram o Concept J da cartola de uma hora para outra. De acordo com a marca, o trabalho de desenvolvimento desse protótipo vem sendo executado desde 2013

Assim, a quase uma década a Kawasaki aprimora o trabalho para oferecer tecnologia de ponta.  Dessa forma, energia elétrica e configuração que permite controlar posição de condução já estão sendo executados no projeto.

moto de 3 rodas

Há oito ano a Kawasaki vem aprimorando o protótipo

Publicidade

Sua principal característica que a distingue de um triciclo são seus dois braços oscilantes dianteiros. Além disso, o modelo ainda conta com dois guidões independentes que se movem de acordo com as rodas dianteiras.

Esses guidões inusitados podem gerar um esforço dobrado para pilotá-la, mas a Kawasaki já está se adiantando sobre o registro dessa tecnologia usada nos dois braços oscilantes.

Veja também:

Tecnologia patenteada

A Kawasaki patentou a tecnologia

O ressurgimento da moto de 3 rodas tem uma explicação. A Kawasaki teve patentes registradas no início deste ano para suspensão dianteira de braço oscilante duplo mais atualizada. Dessa forma, a marca está utilizando a tecnologia já patenteada para o Concept J.

A nova tecnologia ficará no lugar do antigo braço oscilante

Assim, o projeto consta ligações verticais dos dois braços oscilantes dianteiros que atuam de maneira descentralizada junto ​​ao monoshock em uma extremidade e a uma montagem central na outra. Ou seja, essa tecnologia recém patenteada permite que a  moto se incline livremente e as duas rodas se movem simultaneamente.

 

Quando o projeto virá ao mundo?

Por fim, o modelo possui dois guidões independentes

De acordo com a imprensa internacional, a expectativa era que a moto de 3 rodas da Kawasaki fosse revelada no Salão Automóvel de Tóquio de 2021. No entanto, como o evento foi cancelado devido ao avanço da covid-19, acredita-se que o protótipo seja apresentado em outro evento, ainda neste calendário.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha