A Kawasaki quer mostrar aos concorrentes que não está no mercado para brincar. Uma prova disso é seu trabalho no desenvolvimento de um protótipo de moto de 3 rodas. E tem mais, o ‘Concept J’ está aliado a uma tecnologia de superbike.
Na verdade, uma motocicleta de três rodas já não é novidade no universo das motocicletas. A Yamaha, por exemplo, apresentou a Niken em 2019. Anos antes, conhecemos a Piaggio MP3.
No entanto, antes de apresentar o protótipo Concept J da Kawasaki, é importante destacar a diferença entre moto de 3 rodas e um triciclo.
Assim, um triciclo, apesar de ter três rodas, elas não se inclinam de acordo com as curvas da pista, diferentemente de uma moto de 3 rodas que consegue inclinar na estrada, ou seja, não são fixas como o triciclo.
Concept J: a moto de 3 rodas da Kawasaki
Os engenheiros da Kawasaki não tiraram o Concept J da cartola de uma hora para outra. De acordo com a marca, o trabalho de desenvolvimento desse protótipo vem sendo executado desde 2013.
Assim, a quase uma década a Kawasaki aprimora o trabalho para oferecer tecnologia de ponta. Dessa forma, energia elétrica e configuração que permite controlar posição de condução já estão sendo executados no projeto.
Sua principal característica que a distingue de um triciclo são seus dois braços oscilantes dianteiros. Além disso, o modelo ainda conta com dois guidões independentes que se movem de acordo com as rodas dianteiras.
Esses guidões inusitados podem gerar um esforço dobrado para pilotá-la, mas a Kawasaki já está se adiantando sobre o registro dessa tecnologia usada nos dois braços oscilantes.
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Tecnologia patenteada
O ressurgimento da moto de 3 rodas tem uma explicação. A Kawasaki teve patentes registradas no início deste ano para suspensão dianteira de braço oscilante duplo mais atualizada. Dessa forma, a marca está utilizando a tecnologia já patenteada para o Concept J.
Assim, o projeto consta ligações verticais dos dois braços oscilantes dianteiros que atuam de maneira descentralizada junto ao monoshock em uma extremidade e a uma montagem central na outra. Ou seja, essa tecnologia recém patenteada permite que a moto se incline livremente e as duas rodas se movem simultaneamente.
Quando o projeto virá ao mundo?
De acordo com a imprensa internacional, a expectativa era que a moto de 3 rodas da Kawasaki fosse revelada no Salão Automóvel de Tóquio de 2021. No entanto, como o evento foi cancelado devido ao avanço da covid-19, acredita-se que o protótipo seja apresentado em outro evento, ainda neste calendário.