Uma moto de rally da KTM acaba de receber a versão ainda mais exclusiva, pensada para fãs de competições de longa distância e colecionadores. Trata-se da KTM 450 Rally Daniel Sanders Edition, uma série limitada que terá apenas cinco unidades produzidas para o mundo todo, com preço de 62.900 Euros (aproximadamente R$ 398 mil na cotação atual, sem impostos e frete).
Moto de rally da KTM custa uma fortuna e já acabou
Para se ter uma ideia, na comparação de preços, a mesma moto KTM 450 Rally Replica, já na edição 2026, tem o preço de 25.900 Euros, o que equivale a R$ 164 mil reais, também sem considerar impostos. A diferença é de 142%, entre os preços. E se mesmo assim, alguém ficou interessado, temos uma notícia tão impressionante quanto o preço: já acabou. Foram apenas 5 exemplares e eles já se esgotaram.
Anunciada oficialmente pela fabricante austríaca, essa versão é baseada na 450 Rally Replica, modelo reconhecido pela alta performance nas maiores provas de rally do planeta, incluindo o Dakar. A moto de rally da KTM, nesta configuração, recebeu uma série de componentes de especificação de fábrica, idênticos aos utilizados pelos pilotos oficiais da equipe.
A exclusividade da Daniel Sanders Edition é tamanha que uma das unidades já fez sua estreia competitiva no prólogo do Enduro de Erzbergrodeo (Áustria), nas mãos do próprio Daniel Sanders, atual vencedor do Rally Dakar 2025. Porém ainda vai haver uma solenidade de entrega. Cada exemplar será entregue diretamente pelo piloto, durante o KTM Europe Adventure Rally 2025, que acontecerá na Romênia entre os dias 25 e 29 de agosto.
Visual e detalhes exclusivos da edição Daniel Sanders
A moto de rally da KTM, nesta edição especial, vem totalmente caracterizada com as cores da Red Bull KTM Factory Racing, além de uma plaqueta numerada (de 001 a 005) fixada no chassi e um adesivo no número frontal assinado por Sanders.
O pacote inclui uma série de itens de alto desempenho e acabamento premium, como escapamento em titânio da Akrapovič com gravação a laser, protetores de corrente em carbono, protetores de mão pintados, discos de freio reforçados e tampa de embreagem Hinson, idêntica à dos modelos de competição. Os tanques de combustível também trazem tampas personalizadas com a assinatura do piloto.
O conjunto de rodas segue o padrão de fábrica, calçado com pneus Michelin Desert Race, específicos para rally. Além disso, cada comprador receberá um segundo jogo de rodas com pneus homologados para uso em estrada, oferecendo mais versatilidade para quem quiser usar a moto fora dos ambientes de competição.
Motorização e chassi de especificação de fábrica
No quesito motorização, a moto de rally da KTM Daniel Sanders Edition utiliza o já conhecido motor monocilíndrico de 449,3 cm³, com comando simples no cabeçote (SOHC) e sistema de injeção eletrônica. Trata-se do mesmo bloco utilizado nas linhas EXC-F e SX-F, porém adaptado para as demandas de provas de resistência. Entrega em torno de 70cv de potência.
O motor passou por atualizações recentes, como embreagem reforçada, caixa de câmbio com componentes mais robustos e sistema de arrefecimento com radiadores duplos, garantindo eficiência térmica em condições extremas.
O grande diferencial estrutural está no chassi. Ao contrário dos modelos off-road convencionais da KTM, que utilizam quadro em berço de aço, esta moto adota uma estrutura do tipo treliça, feita de aço cortado a laser, hidroformado e soldado manualmente. O conjunto é complementado por um braço oscilante em alumínio fundido, associado a um sistema de bieletas que otimiza a leitura do terreno e o desempenho da suspensão.
Exclusividades para quem pode!
Além da moto em si, o comprador recebe um kit bastante completo, incluindo uma carenagem extra personalizada com o nome e número do proprietário, um banco especial da Selle Dalla Valle, pedaleiras em titânio e dois jogos de protetores de tanque com diferentes alturas, oferecendo ajuste ergonômico conforme a preferência do piloto.
O pacote ainda conta com uma camisa oficial de Daniel Sanders, autografada, e a assistência de um mecânico oficial da KTM durante o evento de entrega. A experiência inclui também suporte de caminhão de fábrica e a possibilidade de rodar lado a lado com o campeão do Dakar em trilhas pela Romênia.
Sobre Daniel Sanders
O australiano Daniel Sanders, de 30 anos, é um dos principais nomes do motociclismo off-road. Piloto da KTM Factory Racing, ele conquistou em 2025 sua vitória mais expressiva no Rally Dakar, após dominar a prova desde o prólogo.
Sanders estreou no Dakar em 2021, quando terminou em quarto lugar geral e foi eleito melhor estreante, correndo pela KTM como piloto privado. No ano seguinte, já pela GasGas, venceu três etapas, mas um acidente antes da sétima especial o tirou da disputa.
Em 2023, chegou a liderar o rali após vencer a terceira etapa, mas problemas de saúde comprometeram seu desempenho e ele fechou na sétima colocação. Na edição de 2024, lidou com lesões e encerrou a prova em oitavo lugar.
O título de 2025 veio com uma campanha consistente, somando vitórias no prólogo e nas etapas 1, 2, 4 e 7. Sanders liderou o rali do início ao fim, superando os pilotos da Honda, Tosha Schareina e Adrien van Beveren, com uma vantagem de quase nove e quinze minutos, respectivamente.