Publicidade

Caminhão do bombeiro todo mundo já conhece, mas você já ouviu falar da moto do bombeiro? O designer industrial Syu Wei Chen resolveu criar um desenho de uma motocicleta direcionada para ajudar a combater as chamas – e ainda na remoção de vítimas e outras tarefas.

Chen desenhou e imprimiu seu conceito em um mini protótipo

A ideia surgiu porque o caminhão usado pelos bombeiros pode ser uma barreira no combate às chamas em locais de difícil acesso. Como a motocicleta é um meio de transporte pequeno, ágil e rápido, o designer resolveu explorar as qualidades das duas rodas e aliar ao trabalho dos profissionais que combatem os incêndios.

  • Confira o vídeo do moto de bombeiro em ação:

 

Publicidade

A moto do bombeiro será elétrica

moto do bombeiro

O modelo não foi projetado para receber um motor à combustão

O protótipo foi batizado de Tunnel Keeper porque tem a finalidade sanar o fogo rapidamente em túneis, tendo em vista que um pequeno carro em chamas pode ocasionar um desastre no túnel por ser um local que reúne muitos veículos. Além disso, é um local de difícil acesso aos grandes veículos de combate, como os caminhões das corporações.

Assim, a mototem como objetivo ajudar no combate ao incêndio e socorrer as vítimas

Dessa forma, além de ser uma opção ágil, Chen também a colocou o design como uma moto elétrica que fica carregando no quartel dos bombeiros já ‘a postos’ para ir até a ocorrência. Chegando no local, o modelo tem a opção de conectar uma mangueira de água presente em um hidrante do túnel e levar até o local do incêndio. Bem, isso não é uma realidade do Brasil, mas em alguns países no exterior, como Taiwan, é comum ter um hidrante com mangueira nos túneis.

Publicidade

Chen já ganhou quatro prêmio com seu design

Além disso, a moto do bombeiro tem uma caixa de suprimentos de resgate e uma maca de ambulância na lateral para ajudar no transporte de feridos até a entrada do túnel. 

Veja também:

Funcionalidades para ajudar o bombeiro

moto do bombeiro

O modelo conta com sistema que diminui a fumaça de alta temperatura

Publicidade

O protótipo tem algumas funcionalidades para ajudar o bombeiro na hora do resgate. Assim, o projeto possui um dispositivo de exaustão de fumaça lateral e névoa de água para ajudar a diminuir a fumaça de alta temperatura. Essa funcionalidade reduz a concentração de CO² e aumenta a visibilidade do profissional que combate o incêndio.

A moto pode ser uma alternativa rápida no combate às chamas

Assim, a moto do bombeiro também vem com o Sistema de Espuma de Ar Comprimido (CAFS) na parte traseira, onde pode retirar o bico acoplado a moto e usar raios infravermelhos para apontar no fogo e fazer o serviço juntamente com o hidrante do túnel.

De Taiwan para o mundo

Dessa forma, o designer de Taiwan não pretende parar na Tunnel Keeper

Por fim, como reconhecimento da grande criação, o designer Chen já recebeu quatro prêmios e foi finalista do Red Dot Design, uma importante premiação alemã. Parece que Chen não pretende parar tão cedo com seus designes envolvendo motocicletas. Desse modo, em seu currículo ele acumula desenhos de um scooter elétrico que é um conceito de ambulância para animais de estimação além de um novo tipo de motocicleta off-road.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha