Publicidade

Na distante Austrália, o sonho de ressuscitar os motores 2 tempos para as motos de rua se tornou realidade. A Salt Motorcycles lançou no mercado a Two Stroke, uma máquina ao estilo café racer com motor de KTM, vindo do mundo off-road.

Café racer com motor 2 tempos KTM off-road 

A Salt Two Stroke tem o visual de uma cafe racer, com uma estética bastante clássica. Como de praxe em uma motocicleta com aspirações retrô, o farol é redondo e o tanque de combustível tem contornos em forma de gota de água. Mas ela é mais do que isso…

O modelo café racer 2 tempos se distingue pelo motor vindo da KTM 300 EXC TPI, o monocilíndrico de 293,2 cc. A unidade teve uma revisão completa da câmara de expansão, sistema de escape. Com isso, agora gera potência máxima de 52 cv a 8.500 rpm e 4.6 kgf.m de torque a 7.000 rpm – junto da caixa de 6 marchas com a nova embreagem automática Rekluse CX.

Publicidade

Na ciclística, a 2 tempos australiana ganhou aros Excel, com aro de 19″ na dianteira e 18″ na traseira, calçando pneus de 110/90 e 130/80, respectivamente. As suspensões WP são totalmente ajustáveis. Mas, ao contrário da KTM off-road, tem curso menor, voltado ao uso urbano e em estradas asfaltadas.

café racer com motor 2 tempos

Café racer com motor 2 tempos de KTM off-road é uma edição limitada!

O conjunto de freio fica por conta da Brembo, com disco dianteiro de 260 mm e traseiro de 220 mm. O assento também é bem mais acessível do que na austríaca ECX, tem 830 mm ao invés dos costumeiros 960 mm. Já a capacidade do tanque foi aumentada dos 9.5 litros para 19 e todo o conjunto tem apenas 111 kg de peso seco.

Veja também:

Publicidade
painel de uma moto café racer

Conjunto de painel e demais itens conta com apenas o essencial

Quanto custa a café racer dos sonhos 

A pequena fabricante australiana lançou a Two Stroke como uma produção em série limitada. Essa é atualmente uma das únicas brechas na legislação para oferecer o velho sabor do motor 2 tempos em uma moto de rua.

café racer 2 tempos terá produção em série

Modelo chega em três opções de cores: Original Salty (azul marinho), Bumblebee (amarelo) e Ode to Holden (azul)

No Reino Unido, a Langen ofereceu a sua Two Stroke em edição de apenas 100 unidades. Com a Salt os números também não devem ser muito diferentes e cada uma das motos custa 39.990 dólares australianos – cerca de R$ 150 mil em conversão direta. Para comparação uma Honda CB 650R novinha, no estilo Neo Sports Cafe, custa ‘apenas’ 12.700 dólares por lá.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]