Na distante Austrália, o sonho de ressuscitar os motores 2 tempos para as motos de rua se tornou realidade. A Salt Motorcycles lançou no mercado a Two Stroke, uma máquina ao estilo café racer com motor de KTM, vindo do mundo off-road.

Café racer com motor 2 tempos KTM off-road 

A Salt Two Stroke tem o visual de uma cafe racer, com uma estética bastante clássica. Como de praxe em uma motocicleta com aspirações retrô, o farol é redondo e o tanque de combustível tem contornos em forma de gota de água. Mas ela é mais do que isso…

O modelo café racer 2 tempos se distingue pelo motor vindo da KTM 300 EXC TPI, o monocilíndrico de 293,2 cc. A unidade teve uma revisão completa da câmara de expansão, sistema de escape. Com isso, agora gera potência máxima de 52 cv a 8.500 rpm e 4.6 kgf.m de torque a 7.000 rpm – junto da caixa de 6 marchas com a nova embreagem automática Rekluse CX.

Na ciclística, a 2 tempos australiana ganhou aros Excel, com aro de 19″ na dianteira e 18″ na traseira, calçando pneus de 110/90 e 130/80, respectivamente. As suspensões WP são totalmente ajustáveis. Mas, ao contrário da KTM off-road, tem curso menor, voltado ao uso urbano e em estradas asfaltadas.

café racer com motor 2 tempos
Café racer com motor 2 tempos de KTM off-road é uma edição limitada!

O conjunto de freio fica por conta da Brembo, com disco dianteiro de 260 mm e traseiro de 220 mm. O assento também é bem mais acessível do que na austríaca ECX, tem 830 mm ao invés dos costumeiros 960 mm. Já a capacidade do tanque foi aumentada dos 9.5 litros para 19 e todo o conjunto tem apenas 111 kg de peso seco.

Veja também:

painel de uma moto café racer
Conjunto de painel e demais itens conta com apenas o essencial

Quanto custa a café racer dos sonhos 

A pequena fabricante australiana lançou a Two Stroke como uma produção em série limitada. Essa é atualmente uma das únicas brechas na legislação para oferecer o velho sabor do motor 2 tempos em uma moto de rua.

café racer 2 tempos terá produção em série
Modelo chega em três opções de cores: Original Salty (azul marinho), Bumblebee (amarelo) e Ode to Holden (azul)

No Reino Unido, a Langen ofereceu a sua Two Stroke em edição de apenas 100 unidades. Com a Salt os números também não devem ser muito diferentes e cada uma das motos custa 39.990 dólares australianos – cerca de R$ 150 mil em conversão direta. Para comparação uma Honda CB 650R novinha, no estilo Neo Sports Cafe, custa ‘apenas’ 12.700 dólares por lá.

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio