Publicidade

Parece até história de filme, mas na África, os guardiões da savana (também conhecidos como Rangers) estão usando a tecnologia a favor da preservação das espécies da região. Assim, a partir de parcerias, a entidade responsável por inibir a ação dos criminosos usará a moto elétrica como uma arma de combate aos caçadores ilegais.

Esse é o primeiro lote que a fabricante sueca entrega para a equipe de preservação

Os guardas florestais que irão pilotar as motos elétricas são da entidade de ensino  e preservação Southern African Wildlife College (SAWC). Esses guardiões atuam nas regiões próximas ao Parque Nacional Kruger, maior área protegida de fauna bravia da África do Sul. Esse lugar abriga animais ameaçados pelas caçadas como leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos.

Dessa forma, para a produção das motos elétricas off-road e a instalação de kits de carregamento solar só foi possível através de uma parceria entre a Cake, marca sueca de motocicletas elétricas, e a Goal Zero, uma empresa líder em energia solar.

Publicidade

.

Estratégia para driblar os caçadores

moto elétrica

A moto elétrica é silenciosa e faz com que os guardas cheguem discretamente até os caçadores

Como todos sabem, uma moto a combustão pode ser percebida de longe pelo barulho que ela provoca. Com isso, os guardiões da savana tinham sua chegada alarmada pelo som e os caçadores se dispersavam.

Foi então que surgiu a ideia de colocar motos elétricas na savana e a Cake topou de cara o desafio de projetar uma moto elétrica exclusiva chamada Kalk AP. Silenciosa, a moto chega sorrateira nos locais de caça e os guardas conseguem identificar os criminosos.

Publicidade

Assim, a Kalk AP está sendo vendida por 25 mil dólares

Mfana Xaba, líder da equipe de combate a caça ilegal do SAWC, destacou: “As motos a gasolina que usávamos eram barulhentas, pesadas e caras para continuar funcionando nessas áreas. As motos elétricas Cake são silenciosas, o que torna mais fácil para nós abordarmos os caçadores furtivos sem ser detectados.” 

Veja também

Moto elétrica off-road na savana

O modelo recebeu componentes de motos off-road

Publicidade

O modelo Kalk AP foi desenvolvido para ter um bom desempenho off-road e trazer agilidade para os guardiões da savana. Assim, a marca sueca optou por um quadro leve, sistema de transmissão e suspensão com vedação extra contra poeira para aguentar o terreno da África.

Não para por aí! A suspensão do modelo é modificada para baixa manutenção, utilizando garfo dianteiro com mola e sem ar enquanto na traseira tem amortecedor progressivo. A marca também mexeu no software de transmissão para fornecer torque adicional e velocidades máximas moderadas enquanto minimiza o superaquecimento.

Dessa forma, os guardiões podem levar as estações de carga junto com eles

Além disso, para ter uma boa autonomia, a Goal Zero criou uma estação de carregamento solar móvel. Isso possibilita que os guardas levarem as motos elétricas para áreas afastadas da civilização junto com as estações de carga. Essas estações tornam possível recarregar os veículos em movimento.

A moto elétrica também vem equipada com acessórios. A Cake fez uma parceria com a fabricante de malas DB para equipar a moto com um kit de primeiros socorros para ser levado no modelo para ser usado na savana para tratar animais feridos.

.

Preço, descontos e boa ação 

moto elétrica

Por fim, a Cake lançou uma campanha para entregar um segundo lote para a equipe de preservação

A marca sueca está promovendo uma ação de vendas para colaborar com os guardas florestais. Dessa forma, a ideia é  oferecer aos primeiros 50 clientes que forem comprar a Kalk AP desconto de 7 mil dólares, custando 25 mil dólares.

Além disso, na compra do modelo elétrico outra Kalk AP será doada para o SAWC. Assim, após a ação um novo lote será enviado para os guardiões, junto com a estação de carga movida a energia solar do Goal Zero.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha