Publicidade

Quem curte uma moto esportiva precisa ficar atento aqui. A Triumph lançou hoje o primeiro teaser do que deve ser seu próximo lançamento, que já tem até nome.

A Speed Triple 1200 RR marca o retorno da marca à produção de motos carenadas para uso nas ruas. Ao que tudo indica, será baseada na Speed ​​Triple 1200 RS, naked lançada em 2021 no mercado exterior.

speed triple 1200 rr

A Triumph apresentou hoje o primeiro material da sua nova moto esportiva, a Speed Triple 1200 RR

A versão com motor exposto é movida por um motor de três cilindros, DOHC e 1.160 cm³. Assim, gera 180 cv a 10.750 rpm e 13 kgf.m de torque, a 9.000 rpm.

Publicidade

Como é a nova moto esportiva da Triumph

Tudo o que sabemos até agora sobre a nova moto esportiva da Triumph foi divulgado num vídeo com menos de 40 segundos – este aqui de baixo. O teaser (vídeo curto, em tom de mistério) mostra alguns detalhes do protótipo que originou a nova moto inglesa. E só.

 

Assim, ainda não há informações oficiais acerca do lançamento. A Triumph ainda não falou sobre potência, peso, desempenho ou eletrônica da 1200 RR. Sequer apresentou uma visão geral, numa imagem que capture toda a motocicleta.

Apesar disso, no vídeo podemos observar alguns detalhes. Sua traseira curta realmente lembra a naked 1200RS, assim como o chassi, com detalhes em fibra de carbono sob o tanque de combustível.

Publicidade
motos esportivas triumph

Última esportiva lançada pela marca foi projetada especialmente à Moto2, categoria intermediária da MotoGP. É a ‘irmã’ da Street Triple RS

Claro, há uma carenagem integral. Seu desenho aparentemente compato deixa boa parte da suspensão dianteira exposta, apontando que a RR será mais uma moto de turismo esportivo do que uma superbike projetada especialmente para as pistas. Já o farol em LED é redondo, com ar retrô. Assim, lembra a MV Agusta Superveloce 800, por exemplo.

Veja também:

.

Publicidade

O que esperar da Speed Triple 1200 RR

Caso ela siga a tendência de herdar itens da irmã naked, a 1200 RR terá um conjunto com bela aptidão esportiva. Além do chassi em alumínio e com componentes em fibra de carbono, terá suspensões eletronicamente ajustáveis da Ohlins e embreagem assistida e deslizante.

nova moto esportiva triumph tem farol redondo

Se seguir o protótipo, nova moto esportiva terá farol redondo ao melhor estilo Mv Agusta Superveloce 800

O motor é o já citado três cilindros de 1.160 cm³. Ele produz 180 cv de potência máxima a 10.750 rpm e 13 kgf.m de torque, a 9.000 rpm. É o propulsor mais potente já equipado numa Speed Triple. Além disso, tem como missão carregar 10 kg a menos que na geração anterior do modelo. Isso porque a 1200 RS pesa 198 kg, já em ordem de marcha.

farol triumph 1200 rr

Farol em LED traz símbolo da Triumph ao centro… ao menos no protótipo da 1200 RR, claro

Na tecnologia, haverá tela TFT de 5 polegadas, freios ABS otimizado para curvas Brembo, acelerador eletrônico, 3 mapas de potência, 4 níveis de controle de tração e 5 modos de pilotagem customizáveis. Ainda, um belo pacote de conectividade. Através do My Triumph Connectivity System deve ser possível controlar o smartphone e também a câmera GoPro.

Preço da nova moto esportiva Triumph

Ansioso para ver a sua nova moto esportiva na garagem? A boa notícia é que a nova Speed Triple 1200 RR terá mais detalhes revelados em breve. A Triumph ainda não afirmou quando falará sobre o modelo novamente, mas como pretende lançá-lo já como versão 2022 isso deve ocorrer já nas próximas semanas.

triumph speed triple 1200 rs 2021

Ainda é cedo para falar em preços, mas a Speed Triple 1200 RR deve custar um pouco mais que a naked 1200 RS. No exterior, a RS custa cerca de 17,5 mil euros, algo na casa dos R$ 108 mil. Resta saber se as novidades virão ao Brasil

Enfim, o preço. Ele ainda não foi divulgado, mas podemos esperar um valor considerável. Isso porque a RR terá como base a Speed Triple 1200 RS, segundo modelo mais caro da marca na atualidade. Custando pouco mais de 17,5 mil euros, a naked só fica atrás da Rocker 3, vendida por cerca de 23 mil euros. Em conversão direta. são aproximadamente R$ 108 mil e R$ 141 mil.

E a vinda da nova Speed Triple 1200 RR ao Brasil? Bom, é possível mas improvável. A Triumph tem focado sua operação no país nas linhas Adventure e Modern Classics, tanto que hoje oferece apenas uma naked (ou Roadster) por aqui, a Street Triple. Nada Street RS, Trident 660 ou Speed Triple. Mas quem sabe ela nos surpreenda, não? Vamos aguardar.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza