Publicidade

Já imaginou poder aliar ainda mais economia para as motos convencionais? A proposta do veículo híbrido é essa, trazer o tradicional motor a combustão e outro propulsor elétrico. Dessa forma, vamos apresentar motos híbridas da Yamaha e da Honda.

pcx é a primeira moto híbrida do mundo

A Honda apresentou em 2017 a primeira moto híbrida do mundo

Automóveis híbridos já são uma realidade em diversos país, incluindo o Brasil. Porém, as motos ainda caminham muito devagar nesta tecnologia. Por isso, antes de mostrar motos híbridas já existentes no exterior vamos apresentar o que é um híbrido e os principais modelos presentes por aqui.

 

Publicidade

O que é um veículo híbrido?

Para entender o que é um veículo híbrido é importante compreender que sua principal função é proporcionar economia e melhor eficiência energética. Isto é ainda mais interessante se consideramos o preço atual da nossa gasolina.

A Toyota traz o Prius e o Corolla como opções de carros híbridos no Brasil

Dessa forma, um veículo híbrido funciona através de duas fontes de força, ou seja, um motor tradicional à combustão movido a gasolina, diesel ou etanol, e também outro propulsor movido a eletricidade.

Assim, as montadoras misturam as duas energias para ter ganho na economia, sem qualquer ônus ao desempenho. Além disso, outra vantagem é na autonomia.

Publicidade

Veículos elétricos funcionam com propulsor a combustão e motor elétrico

No Brasil, um dos benefícios para um carro híbrido ou elétrico é ficar fora do rodízio estabelecido em São Paulo, juntamente com as motos, táxis, de serviço e aqueles utilizados para o transporte de pessoas com deficiência. 

Veja também:

Moto híbrida da Yamaha

O modelo híbrido da Yamaha tem visual retrô, mas conta com conectividade Bluetooth e iluminação em LED

Publicidade

Na Índia a Yamaha lançou uma moto híbrida, o scooter Fascino 125 Fi. Assim, o modelo recebeu um motor elétrico e um propulsor de 125 cc à combustão. O principal objetivo da marca é promover economia de combustível e menor emissão de gases.

O scooter Fascino 125 Fi da Yamaha 

O scooter híbrido da Yamaha funciona com um motor de partida inteligente chamado de Smart Motor Generator (SMG). Dessa forma, esse sistema elétrico é o responsável por partidas mais silenciosas – algo típico de motos elétricas – e também pelo sistema Start & Stop, que desliga o motor a combustão em paradas mais longas e retorna após acelerar.

moto híbrida

Assim, o scooter tem um motor a combustão e outro movido a energia elétrica

A moto híbrida da Yamaha também sai na frente de scooter com apenas motor a combustão. Após o acionamento do sistema Start & Stop, a moto híbrida conta com a ajudinha da resposta rápida do propulsor elétrico para retornar o funcionamento da moto. 

 

Resposta rápida na aceleração

Assim, o scooter custa R$ 6.000 na Índia

Desse modo, o scooter híbrido da Yamaha tem uma resposta mais rápida em arrancadas. Isso é possível porque a força elétrica possibilita a entrega de energia imediata, diferentemente do motor a combustão.

Por fim, a Yamaha Índia  afirma que o sistema híbrido proporciona cerca de 30% a mais de economia de combustível e que o modelo chega ao mercado indiano pelo equivalente a R$ 6 mil. Por esse preço, a moto híbrida da Yamaha faria sucesso no Brasil. 

 

Moto híbrida da Honda

moto híbrida da honda

Apenas o Japão recebeu a PCX híbrida

A Honda apresentou a versão híbrida de seu sucesso global PCX no Salão de Tóquio de 2017. Dessa forma, o scooter foi lançado no Japão em 2018 com motor de 125 cc e 12 cv a um elétrico de 0,48 cv. Ou, esta foi a primeira moto híbrida do mundo.

moto híbrida

O modelo recebe o mesmo sistema de freios, câmbio CVT e sistema Idling Stop da PCX tradicional

Dessa forma, o modelo começou a ser comercializado no Japão prometendo trazer grande economia, rodando ao menos 55 km com um litro de gasolina. Por lá, ela custa o equivalente a R$ 15 mil.

O consumo do Honda PCX híbrido pode chegar até 55 km/l

O modelo híbrido da Honda continua no catálogo de motos no Japão e se torna uma alternativa econômica e menos poluente. Além disso, o seu funcionamento econômico também se deve ao velho conhecido sistema Idling Stop, que desliga a PCX e a aciona mais rapidamente com o motor elétrico.

Uma curiosidade do sistema híbrido da PCX é que a bateria elétrica que impulsiona o motor elétrico se recarrega por meio da recuperação da energia cinética das frenagens, como acontece com alguns carros híbridos, estendendo seu tempo de utilização.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha